Endrah: death metal de contornos perturbadores
Resenha - Endrah - Endrah
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de maio de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O paulistano Endrah vem conseguindo boa repercussão logo com seu primeiro álbum autodenominado. A banda, formada pelo guitarrista Covero (Nervochaos), o baixista TJ (Nervochaos) e o baterista Fernando Schaefer (Korzus, Pavilhão 9), depois de uma típica troca de integrantes – inclusive o guitarrista Billy Graziadei, do Biohazard, passou pelo grupo – estabilizou sua formação com a voz do norte-americano Ryan ‘Relentless’.

Apesar de estar sendo divulgado pelos veículos de comunicação especializados que o Endrah executa ‘o extremo do Hardcore com o lado sombrio do Death Metal’ (as palavras são do próprio conjunto), a predominância aqui realmente é o Death Metal. O Hardcore parece vir em segundo plano e está muito bem amalgamado, tendo como resultado uma brutalidade digna de trincar os ossos, como não poderia deixar de ser.
Produzido por Ciero (Krisiun), o grande lance aqui é como tudo soa contemporâneo, com aquele clima caótico típico dos grandes centros urbanos. Com muita técnica, outra forte característica nos arranjos do Endrah são as freqüentes mudanças de tempo que, aliadas às passagens velozes, adquirem contornos perturbadores em várias ocasiões durante a audição, como nas ótimas "61 Rounds", "Worms Of Envy" ou na mais cadenciada "Stay Spitting".
Mas nem tudo é perfeito. Estas canções elaboradas de forma tão ‘quebrada’ funcionam muito bem individualmente, mas na seqüência do álbum, as mesmas acabam por soar similares entre si. As constantes linhas vocais gritadas de Relentless e os poucos solos de guitarras também contribuem para esta impressão. Ainda assim, permanece o fato de que sua execução sobre os palcos abrirá rodas e mais rodas entre o público.
De qualquer forma, o Endrah liberou um disco que consegue resistir em soar semelhante a qualquer outro conjunto que execute música extrema, e não só do cenário brasileiro. Particularmente, não me lembro ter ouvido algo próximo a estas canções, nem mesmo entre as bandas gringas. É um começo pra lá de promissor, e esta distinção merece uma conferida cuidadosa.
Em tempo: o álbum traz um vídeo para "Turns Blue", executada ao vivo, onde se vê muitas tatuagens, uma platéia fazendo a festa e ‘um pouco’ do estilo de Fernando em seu pequenino kit de bateria.
Endrah – Endrah
(2006 / Dynamo Records – nacional)
01. 61 Rounds
02. Depht Of Corruption
03. Worms Of Envy
04. A Lot Of Blood
05. Stay Spitting
06. Turns Blue
07. Witness Count 0
08. Collapse
09. Eretic Manifesto
10. You’re The Hunted Now
Homepage: www.endrah.net
Outras resenhas de Endrah - Endrah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Regis Tadeu e o desconcertante vício que Angus Young não consegue largar
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



