Endrah: death metal de contornos perturbadores
Resenha - Endrah - Endrah
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de maio de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O paulistano Endrah vem conseguindo boa repercussão logo com seu primeiro álbum autodenominado. A banda, formada pelo guitarrista Covero (Nervochaos), o baixista TJ (Nervochaos) e o baterista Fernando Schaefer (Korzus, Pavilhão 9), depois de uma típica troca de integrantes – inclusive o guitarrista Billy Graziadei, do Biohazard, passou pelo grupo – estabilizou sua formação com a voz do norte-americano Ryan ‘Relentless’.

Apesar de estar sendo divulgado pelos veículos de comunicação especializados que o Endrah executa ‘o extremo do Hardcore com o lado sombrio do Death Metal’ (as palavras são do próprio conjunto), a predominância aqui realmente é o Death Metal. O Hardcore parece vir em segundo plano e está muito bem amalgamado, tendo como resultado uma brutalidade digna de trincar os ossos, como não poderia deixar de ser.
Produzido por Ciero (Krisiun), o grande lance aqui é como tudo soa contemporâneo, com aquele clima caótico típico dos grandes centros urbanos. Com muita técnica, outra forte característica nos arranjos do Endrah são as freqüentes mudanças de tempo que, aliadas às passagens velozes, adquirem contornos perturbadores em várias ocasiões durante a audição, como nas ótimas "61 Rounds", "Worms Of Envy" ou na mais cadenciada "Stay Spitting".
Mas nem tudo é perfeito. Estas canções elaboradas de forma tão ‘quebrada’ funcionam muito bem individualmente, mas na seqüência do álbum, as mesmas acabam por soar similares entre si. As constantes linhas vocais gritadas de Relentless e os poucos solos de guitarras também contribuem para esta impressão. Ainda assim, permanece o fato de que sua execução sobre os palcos abrirá rodas e mais rodas entre o público.
De qualquer forma, o Endrah liberou um disco que consegue resistir em soar semelhante a qualquer outro conjunto que execute música extrema, e não só do cenário brasileiro. Particularmente, não me lembro ter ouvido algo próximo a estas canções, nem mesmo entre as bandas gringas. É um começo pra lá de promissor, e esta distinção merece uma conferida cuidadosa.
Em tempo: o álbum traz um vídeo para "Turns Blue", executada ao vivo, onde se vê muitas tatuagens, uma platéia fazendo a festa e ‘um pouco’ do estilo de Fernando em seu pequenino kit de bateria.
Endrah – Endrah
(2006 / Dynamo Records – nacional)
01. 61 Rounds
02. Depht Of Corruption
03. Worms Of Envy
04. A Lot Of Blood
05. Stay Spitting
06. Turns Blue
07. Witness Count 0
08. Collapse
09. Eretic Manifesto
10. You’re The Hunted Now
Homepage: www.endrah.net
Outras resenhas de Endrah - Endrah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
O clássico do metalcore que fez garotas começarem a ir a shows do Killswitch Engage
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Slash: Ele se desculpou em carta à namorada por sua obsessão pela guitarra
Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas
A música do Iron Maiden que o Metallica cogitou regravar em "Garage Inc."

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



