Resenha - Broken Boy Soldiers - Raconteurs
Por Danton Boattini Jr
Postado em 15 de janeiro de 2007
O rock and roll está repleto de clichês. As revistas de rock também, assim como este texto. É assim desde que Elvis desceu da boléia do caminhão para chacoalhar os quadris na televisão. Não foi diferente com a ascensão meteórica dos Beatles e com as insinuações sensuais dos Rolling Stones. Nem com as quebradeiras de hotéis promovidas por John Bonham e, com menor inspiração, por Axl Rose.

Os Raconteurs parecem ter juntado tudo isso para fazer um disco que não tem nada de novo. Fizeram o principal álbum de 2006, "Broken Boy Soldiers". Todos os ingredientes estão lá: um hit grudento para ganhar o público das rádios ("Steady As She Goes"), uma balada romântica para agradar os amantes ("Together"), riffs explosivos para ouvir balançando a cabeça ("Hands", "Level", e por aí vai) e, claro, um grande aparato de divulgação. Não poderia ser diferente por se tratar da nova banda de uma das principais celebridades do rock deste século. Felizmente, Jack White mostrou ser mais do que o mentor do duo White Stripes. Ao lado de Brendan Benson (vocal e guitarra), Jack Lawrence (baixo) e Patrick Keeler (bateria), White criou maravilhas como a bela e preguiçosa "Call It A Day" – com backings a la "Pet Sounds" – e o blues rasgado de "Blue Veins", além das já citadas.
Considerando que 2006 tenha sido um ano bom para o rock (tivemos a volta de Bob Dylan, do The Who, dos Mutantes, embora controversa, disco novo dos Beatles, a nova incursão de Caetano, e novidades como TV on the Radio e Arctic Monkeys), nada mais justo – embora um exercício inútil – que exaltar quem melhor preservou a "tradição". Não é preciso fazer música sem guitarras ou tocar de cabeça para baixo para inventar o rock do novo milênio. Tampouco se faz necessário usar a tecnologia para deixar o rock com a cara da nossa era. Basta plugar a guitarra, soltar um riff sujo e fazer o que tem que ser feito.
Ah, "Broken Boy Soldiers" ficou apenas na 21ª posição na lista da NME, que é liderada pelo Arctic Monkeys. Só para constar: o 5º colocado é o infame Cansei de Ser Sexy.
Outras resenhas de Broken Boy Soldiers - Raconteurs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Site americano aponta banda que é a maior piada do metal de todos os tempos
Raul Seixas: cadáver do cantor não havia se decomposto até 2012, segundo biógrafo
Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



