Resenha - Broken Boy Soldiers - Raconteurs
Por Danton Boattini Jr
Postado em 15 de janeiro de 2007
O rock and roll está repleto de clichês. As revistas de rock também, assim como este texto. É assim desde que Elvis desceu da boléia do caminhão para chacoalhar os quadris na televisão. Não foi diferente com a ascensão meteórica dos Beatles e com as insinuações sensuais dos Rolling Stones. Nem com as quebradeiras de hotéis promovidas por John Bonham e, com menor inspiração, por Axl Rose.

Os Raconteurs parecem ter juntado tudo isso para fazer um disco que não tem nada de novo. Fizeram o principal álbum de 2006, "Broken Boy Soldiers". Todos os ingredientes estão lá: um hit grudento para ganhar o público das rádios ("Steady As She Goes"), uma balada romântica para agradar os amantes ("Together"), riffs explosivos para ouvir balançando a cabeça ("Hands", "Level", e por aí vai) e, claro, um grande aparato de divulgação. Não poderia ser diferente por se tratar da nova banda de uma das principais celebridades do rock deste século. Felizmente, Jack White mostrou ser mais do que o mentor do duo White Stripes. Ao lado de Brendan Benson (vocal e guitarra), Jack Lawrence (baixo) e Patrick Keeler (bateria), White criou maravilhas como a bela e preguiçosa "Call It A Day" – com backings a la "Pet Sounds" – e o blues rasgado de "Blue Veins", além das já citadas.
Considerando que 2006 tenha sido um ano bom para o rock (tivemos a volta de Bob Dylan, do The Who, dos Mutantes, embora controversa, disco novo dos Beatles, a nova incursão de Caetano, e novidades como TV on the Radio e Arctic Monkeys), nada mais justo – embora um exercício inútil – que exaltar quem melhor preservou a "tradição". Não é preciso fazer música sem guitarras ou tocar de cabeça para baixo para inventar o rock do novo milênio. Tampouco se faz necessário usar a tecnologia para deixar o rock com a cara da nossa era. Basta plugar a guitarra, soltar um riff sujo e fazer o que tem que ser feito.
Ah, "Broken Boy Soldiers" ficou apenas na 21ª posição na lista da NME, que é liderada pelo Arctic Monkeys. Só para constar: o 5º colocado é o infame Cansei de Ser Sexy.
Outras resenhas de Broken Boy Soldiers - Raconteurs
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos
"Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl", disse Hawkins em último show
O clipe de clássico do thrash metal com participação relâmpago de Ozzy Osbourne


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



