Resenha - P.R.A.Y. - Exhort
Por Ricardo Seelig
Postado em 24 de novembro de 2006
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Escrever sobre este álbum é complicado. Por problemas diversos, "P.R.A.Y.", segundo trabalho do Exhort, só chega agora ao mercado, mais de uma década após a sua gravação, em 1994. O resultado é que detalhes que soavam inovadores na época, como a inclusão de percussão brasileira em algumas faixas, hoje soam como lugar comum.

O grupo, formado por Nando Machado no baixo e vocal, Marcos Kleine na guitarra, Sílvio Vartan na guitarra e vocal e Rick Verreschi na bateria, mostra nas onze faixas do disco um som maduro e bem construído. Isso é inegável, e não se discute. O que pega é que, em alguns momentos, a sonoridade do Exhort soa ultrapassada, deslocada do que se faz no heavy metal atual. Patriotices à parte, este é outro fator que não se pode negar.
Assim, canções como a faixa de abertura, "I´ll Mind Mine", que causariam um impacto muito maior se lançadas há dozes anos atrás, hoje, em um mundo pós "Refuse/Resist", "Nothing To Say" e "Roots Bloody Roots", perdem muito de sua força. O tempo não perdoa, e quem ficou parado, independente do motivo, paga um preço alto.
A banda alcança resultados legais em faixas como "Pray", "Put Me To Sleep", "Segregate Me" e "Day Old Bread", mas nada com força suficiente para conquistar os bangers mais novos, acostumados a um tipo de som muito mais pesado e agressivo. Os fãs das antigas irão se deliciar, mas não são suficientes para levar o nome do Exhort mais longe do que os limites da Grande São Paulo.
"P.R.A.Y." é um álbum que tem o seu valor histórico, mas que perdeu grande parte do seu impacto e da sua força com o passar dos anos. Se este disco tivesse sido lançado na época em que foi gravado, a história poderia ser outra, mas agora, em 2006, não passa de mais do mesmo para a mercado metálico.
Uma pena, mas é isso.
Faixas:
1. I´ll Mind Mine
2. Kill You First
3. Pray
4. Put Me To Sleep
5. Segregate Me
6. When The Shark Sleeps
7. Destiny
8. Solitary Struggle
9. Day Old Bread
10. Drunk Again
11. Hope And Glory
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Led Zeppelin: plágios, homenagens ou mera coincidência?
Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



