Resenha - Ao Vivo Em Niterói - Tarkus
Por Rodrigo Werneck
Postado em 21 de novembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após sofrer uma quase total reformulação, a banda paulistana de rock progressivo Tarkus volta à cena com mais um CD, dessa vez um ao vivo gravado em 2005 durante o festival "Rock Symphony For The Record", ocorrido no Teatro Municipal de Niterói (RJ).

Para quem não conhece a história do Tarkus, tudo começou quando membros do grupo de hard rock Lei Seca decidiram dar uma guinada para os lados do progressivo. O tecladista Mickey Nicolas, o guitarrista Valdir Zamboni e o baterista César Frezzato se juntaram ao baixista Luiz Teixeira, ao guitarrista Beto Guimarães e ao flautista Leandro Guimarães, e lançaram o excelente CD "A Gaze Between The Past And The Future". Esse CD, notada e assumidamente inspirado pelas grandes bandas dos anos 70, apresentava vocais em inglês de Zamboni, e foi recentemente relançado pela gravadora Rock Symphony com uma faixa bônus.
Com a saída da maior parte dos membros (que viriam a formar a Family Free Rock Co.), Mickey Nicolas e Luiz Teixeira se juntaram a novos integrantes: o tecladista Allex Bessa, sua esposa Maristella Bessa (vocais), o guitarrista Aru Jr. e o baterista Fernando Faustino. Com um estilo mais calcado no Yes (talvez por obra de Allex Bessa, conhecido por seu trabalho na banda Yessongs, cover de Yes), e os vocais em português de Maristella, lembrando muito os de Jane Duboc no Bacamarte, o renovado Tarkus retorna com esse novo disco que, apesar de ter sido gravado ao vivo, apresenta somente músicas inéditas onde todos os integrantes contribuem com composições próprias, e têm portanto espaço para se destacar. Um verdadeiro trabalho em conjunto.
A abertura com a pomposa "O Portal" já nos mostra todo o potencial de uma banda com uma insólita formação incluindo dois tecladistas, onde Mickey assume um papel mais no "background", contribuindo com climas e temas, enquanto Allex assume a ponta com freqüência, solando com seus vários teclados e especialmente brilhando quando pilota o lendário Minimoog. O repertório é bastante coeso e de qualidade, sendo realmente difícil de se apontar destaques flagrantes. Seguem-se 2 temas com vocais, "Mundo Novo" e "Vida Nova", sendo que essa última inclui no seu segmento final inspirada seção instrumental, com um dueto empolgante do teclado de Bessa e da guitarra de Aru Jr. Aru, por sinal, leva um tema no violão no melhor estilo Steve Howe, a bela "Pensamentos".
O disco prossegue com duas faixas cantadas, "A Dança Escolhida" e "O Retorno da Lenda", entremeadas por mais um tema instrumental, "A Conquista", onde o potencial dos 2 tecladistas é explorado com muito bom gosto. "O Hino" é nada mais, nada menos, que uma homenagem ao que já era claro: a veneração de Allex Bessa ao tecladista Rick Wakeman. Trata-se basicamente de uma adaptação com letras em português de uma música de Rick ("The Hymn"), lançada originalmente no seu disco "1984". Essa versão foi montada por Allex junto ao pessoal do South American Khatru (SAK), o fã-clube brasileiro do Yes.
Um tributo a Santos Dumont se segue, muito adequado neste ano no qual comemoramos os 100 anos do vôo inaugural do 14 Bis. Uma faixa longa de quase 15 minutos de duração, com vários climas, e onde Bessa mais uma vez se destaca com inspiradíssimos solos de Minimoog e piano. Climas de andamento lento e rápido se revezam. O final apoteótico é, possivelmente, o melhor momento do disco. O público, é claro, reage de forma efusiva. O disco se encerra com a faixa "Ensaio dos Ventos", no melhor estilo das bandas brasileiras de rock dos anos 70, lembrando até mesmo Os Mutantes em alguns momentos. A boa performance vocal de Maristella se faz mais uma presente, e de forma até mais consistente nessa música, onde trafega por diferentes estilos.
Há de destacar ainda o belo trabalho gráfico do CD, juntando ilustrações que mostram engrenagens, possivelmente de um relógio, a fotos do show onde a gravação foi realizada. Houve uma falha, porém, na elaboração dos textos, e ficou faltando a inclusão do nome de Maristella Bessa nos créditos da formação atual. Na realidade, não é citada a formação da banda, mas sim quais instrumentos foram tocados por cada integrante. Como Maristella é a cantora, ficou de fora da relação.
Parabéns ao Tarkus pela renovação com sucesso no seu som, pois embora seja na prática uma outra banda, o nível de qualidade de composições e performance permanece intacto. É importante frisar que este mesmo registro será lançado em breve em DVD pela mesma Rock Symphony, que está preparando um pacote de lançamentos neste segmento para o próximo ano. Vale conferir!
Tracklist:
1. O Portal
2. Mundo Novo
3. Vida Nova
4. Pensamentos
5. A Dança Escolhida
6. A Conquista
7. O Retorno da Lenda
8. O Hino
9. Dumont
10. Ensaio dos Ventos
Sites relacionados:
http://www.tarkus.mus.br
http://www.rocksymphony.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon
Ciência explica porque guitarristas de Metal fazem caretas durante solos matadores
As bandas de metal que ficaram bem maiores do que o esperado, segundo o Reddit
O clássico da Legião Urbana que foi inspirado na Xuxa

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



