Resenha - Open Door - Evanescence
Por Anderson Dias
Postado em 20 de outubro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após um hiato de aproximadamente três anos sem lançar um trabalho com músicas inéditas (desconsiderando, claro, o CD/DVD ao vivo "Anywhere But Home" lançado em 2004 e que trazia uma faixa inédita, "Missing") o Evanescence está de volta à cena com este "The Open Door". Após passar por diversos problemas, incluindo o derrame do guitarrista Terry Balsamo e a demissão do empresário da banda, Amy Lee e sua trupe tentam provar aos incrédulos que este pode sim, ser um trabalho superior a "Fallen".
E de fato é mesmo. Enquanto "Fallen" provou ser apenas um CD mediano, com duas ou três composições mais bem elaboradas, "The Open Door", apesar de seguir basicamente a mesma linha de seu antecessor, com algumas leves mudanças, possui muitas músicas de qualidade. Contudo, o que ouvimos logo de cara não agrada. "Sweet Sacrifice" é uma composição fraca, soa meio deslocada exatamente por não ser uma faixa empolgante para abrirem-se os trabalhos. É mais do mesmo, uma música que se estivesse no set-list do CD antecessor não causaria nenhuma estranheza.
Em seguida, "Call Me When You’re Sober", que em minha opinião, poderia ser a faixa de abertura, chega muito empolgante, apesar de também não fugir muito da fórmula já conhecida e consolidada de "Fallen". Aliás, essa acaba sendo a tônica da maior parte do álbum. Entretanto, os vocais de Amy Lee dão o tom, e a bela vocalista demonstra que está cantando muito, apesar do instrumental não inovar, com alguma inserção de teclados aqui e acolá. "Weight Of The World" e "Lithium", dão a nítida impressão de que o Evanescence não se desvinculou de sua velha e já conhecida fórmula. Guitarras com alguma distorção, muitas vezes lembrando as bandas de new metal, alguns teclados e efeitos (o que torna algumas músicas realmente interessantes), o instrumental nada de extraordinário (o que não significa que seja ruim!) seguindo sempre um mesmo padrão para daí explodir em um refrão grudento comandado pela voz de Amy. "Weight Of The World" possui um refrão muito bom, e "Lithium", bem, essa é um caso à parte! Que bela música! Amy atinge talvez, uma de suas melhores interpretações em todo o disco, soltando agudos incríveis, que estão muito bem encaixados.
"Lacrymosa", com todo o seu instrumental grandioso, trazendo algo épico e clássico é uma música surpreendente. E aqui uma curiosidade: Amy jura que essa música é baseada, influenciada e inspirada na obra "Requiem" de Mozart. Já nos primeiros segundos, nota-se a diferença dela para as demais. Com um instrumental bem elaborado e os vocais, como sempre, dando o ritmo, esse tem tudo para ser considerado um clássico da banda.
O trabalho ainda possui outras músicas interessantes como "The Only One", a emocionante "Like You", e o bom trabalho de guitarras em "Snow White Queen" e "All That I'm Living For". A excelente balada ao piano "Good Enough" fecha o disco estrategicamente muito bem. Como é agradável ouvir a voz de Amy. Ela de fato está em um de seus melhores momentos.
Veredicto? Um bom disco, superior a "Fallen", com algumas ousadias, embora sem possuir nada de extraordinário e que empolgue muitas pessoas mais, além daquelas que já apreciam o trabalho da banda. Ao menos, eles estão aprovados no temido e já famoso "teste do segundo disco", não é mesmo?
Set-List:
1 Sweet Sacrifice
2 Call Me When You're Sober
3 Weight of The World
4 Lithium
5 Cloud Nine
6 Snow White Queen
7 Lacrymosa
8 Like You
9 Lose Control
10 The Only One
11 Your Star
12 All That I'm Living For
13 Good Enough
Line-Up:
Amy Lee – Vocais
Terry Balsamo – Guitarras
John LaCompt – Guitarras
Will Boyd – Baixo
Rocky Gray – Bateria
2006 – Sony BMG (NACIONAL)
Site Oficial: www.evanescence.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos



Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


