Resenha - Blueprint Dives - Extol
Por Rafael Carnovale
Postado em 22 de setembro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os noruegueses do Extol já gozam de uma boa repercussão na Europa por conta de seu metal pesado, com fortes doses de hardcore, que sempre foi constante em CD’s como "Undeceived" e "Synergy". Porém, para este novo lançamento a banda resolveu dar um toque de modernidade, inserindo efeitos, e vocais diferenciados. Sempre fico com um pé atrás quando bandas lançam CD tidos como experimentais, vide os exemplos do Scorpions com "Eye II Eye", o Def Leppard com "Slang" e o próprio Iron Maiden com "Seventh Son Of A Seventh Son". Nada contra, mas a mudança na sonoridade muitas vezes acarreta uma mudança de estilo que nem sempre soa interessante a quem ouve.

Logo de cara "Glorianna" traz batidas estilo "pancadão" e guitarras sintetizadas, soando bem diferente, mas até que não é totalmente comprometedora."Soul Deprived" mostra que a banda realmente mudou, com riffs estilo Helmet e uma abordagem bem mais modernosa. "Pearl" soa suave, porém flerta descaradamente com o metal alternativo.
A coisa piora em faixas mais experimentais como "Another Adam’s Escape" totalmente diferente do que a banda costumava fazer, porém uma boa música), e "Lost In Dismay", mais suave e doce. Em alguns momentos o som brutal da banda parece se diluir em toneladas de teclados, como em "Void" (nada contra, mas soa confusa), e o Extol aponta suas flechas para um novo caminho, como pode ser constatado em "Ridding For A Fall", pesada, moderna, mas ainda com resquícios do metal-hardcore de outrora.
No frigir dos ovos não estamos diante de um CD ruim, mas de um momento de transição (odeio esse clichê) para o Extol. Acredito que o próximo CD soará mais concreto dentro do que o grupo está se propondo a fazer atualmente. Este é legal, mas ainda tem o fardo de ser o CD que marca o rompimento com o estilo antigo, e isso é pesado para qualquer música ou CD. Fãs, ouçam com mente aberta!
Silent Music – 2006 (NACIONAL)
http://www.silentmusic.com.br
Curitiba (PR)
Site Oficial: http://www.extolweb.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Gibson TV lança o primeiro episódio da série "Tony Iommi: The Godfather Of Heavy Metal"
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O que motivou Steve Harris a escrever "The Trooper", um dos maiores clássicos do Iron Maiden
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Quem foi o verdadeiro rei do rock, segundo ninguém menos que o próprio Elvis Presley
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars

Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



