Resenha - Blueprint Dives - Extol

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

7


Os noruegueses do Extol já gozam de uma boa repercussão na Europa por conta de seu metal pesado, com fortes doses de hardcore, que sempre foi constante em CD’s como "Undeceived" e "Synergy". Porém, para este novo lançamento a banda resolveu dar um toque de modernidade, inserindo efeitos, e vocais diferenciados. Sempre fico com um pé atrás quando bandas lançam CD tidos como experimentais, vide os exemplos do Scorpions com "Eye II Eye", o Def Leppard com "Slang" e o próprio Iron Maiden com "Seventh Son Of A Seventh Son". Nada contra, mas a mudança na sonoridade muitas vezes acarreta uma mudança de estilo que nem sempre soa interessante a quem ouve.

Logo de cara "Glorianna" traz batidas estilo "pancadão" e guitarras sintetizadas, soando bem diferente, mas até que não é totalmente comprometedora."Soul Deprived" mostra que a banda realmente mudou, com riffs estilo Helmet e uma abordagem bem mais modernosa. "Pearl" soa suave, porém flerta descaradamente com o metal alternativo.

publicidade

A coisa piora em faixas mais experimentais como "Another Adam’s Escape" totalmente diferente do que a banda costumava fazer, porém uma boa música), e "Lost In Dismay", mais suave e doce. Em alguns momentos o som brutal da banda parece se diluir em toneladas de teclados, como em "Void" (nada contra, mas soa confusa), e o Extol aponta suas flechas para um novo caminho, como pode ser constatado em "Ridding For A Fall", pesada, moderna, mas ainda com resquícios do metal-hardcore de outrora.

publicidade

No frigir dos ovos não estamos diante de um CD ruim, mas de um momento de transição (odeio esse clichê) para o Extol. Acredito que o próximo CD soará mais concreto dentro do que o grupo está se propondo a fazer atualmente. Este é legal, mas ainda tem o fardo de ser o CD que marca o rompimento com o estilo antigo, e isso é pesado para qualquer música ou CD. Fãs, ouçam com mente aberta!

publicidade

Silent Music – 2006 (NACIONAL)
http://www.silentmusic.com.br
Curitiba (PR)

Site Oficial: http://www.extolweb.com


Outras resenhas de Blueprint Dives - Extol

Resenha - Blueprint Dives - Extol




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Gigwise: as capas mais polêmicas dos anos 2000Gigwise
As capas mais polêmicas dos anos 2000


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin