Resenha - Blueprint Dives - Extol
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 22 de fevereiro de 2005
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cartilha do declínio (ou, como manchar uma reputação estabelecida):
- Construa uma carreira forte, lute palmo a palmo por espaço e respeito.
- Crie uma identidade própria, desenvolva um novo estilo de som.
- Lance um álbum inovador, quebre parâmetros estabelecidos.
- Treine muito, lapide sua técnica e alcance um nível invejável.
- Fique conhecido pela criatividade e pela busca de soluções diferentes para fugir da mesmice.
- Lance um álbum ainda melhor, arranque elogios dos críticos mais exigentes.
- Assine com uma major.
- Eleve a técnica ao extremo.
- Como conseqüência, seu novo trabalho só é compreendido por quem tem um senso musical apuradíssimo.
- Mantenha sua honestidade intacta.
- Comece a olhar com carinho para o Tio Sam.
- Passe a ver graça e qualidade em modas já batidas e comprovadamente repugnantes.
- Altere a formação; perca dois dos principais integrantes e compositores.
- Mude completamente sua linha musical: vocais guturais agora são limpos, guitarras antes polivalentes passam a apresentar afinação excessivamente baixa, reduza drasticamente o nível técnico, simplifique suas músicas, enfim, faça tudo estritamente ao contrário do que o seu público estava acostumado.
- Se receber críticas negativas e ver seus antigos fãs virando a cara para você, bata na velha tecla de que estão buscando evolução musical e quem diz o contrário é porque tem a cabeça fechada.
- Acredite realmente que a sua involução é uma evolução.
Esta pode ser considerada uma breve história de tudo que concerne ao Extol nos últimos 10 anos. "The Blueprint Dives" é uma vergonha para uma banda que produziu clássicos como "Burial" e "Undeceived". Peter Espevoll é uma outra pessoa, seus vocais não fazem nem sombra ao que apresentava antigamente (e o excesso de efeitos incomoda bastante), a excelente fluência que víamos entre vocais guturais, screams e limpos agora se apresenta completamente errônea e mal explorada. Mudanças bruscas no andamento das composições estão presente aos montes, coisa muito comum em bandas de metal alternativo. A variação se foi, a criatividade também, incursões clássicas passaram longe, aquela brutalidade rebuscada de outrora está guardada sabe-se lá em que lugar. Mas como seria impossível para eles fazer algo completamente descartável, podemos elogiar alguns riffs realmente animais, a atuação impecável do monstro (e sacrificado) David Husvik na bateria e certos níveis atmosféricos bem realmente bem explorados, mas é só. Definitivamente adotaram uma postura deliberadamente moderna (basta ver a capa do álbum, abandonando as artes obscuras e perturbadoras de antes).

Lamentável que seja assim, o que era uma banda única, agora é apenas mais uma dentre tantas outras que apostam nestes elementos verificados aqui, embora com muito mais competência. E isto meus amigos, não é Extol! Eles são muito mais do que "The Blueprint Dives" insinua, e para piorar a situação, o novo álbum é o que está tendo a melhor divulgação da história da banda...sinal dos tempos. Eles têm toda a condição para fazer um álbum milhões de vezes melhor do que esse, resta saber que rumos irão querer dar ao roteiro criado acima.
Formação:
Peter Espevoll (Vocais)
Tor Glidje (Guitarra)
Ole Halvard Sveen (Guitarra)
John Robert Mjâland (Baixo)
David Husvik (Bateria)
Site Oficial: www.undeceived.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027
A atriz e cantora de rock brasileira que peitou gravadora e não se vendeu
Em 1974, Raul Seixas explicava detalhes dos significados por trás da letra de "Gita"
David Gilmour sobre o Live 8: "Nós éramos o Pink Floyd; Roger Waters era nosso convidado"



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



