Resenha - Denial of Death - Brain Surgeons NYC

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Alguém aí se lembra do baterista Albert Bouchard? Ou do guitarrista Ross The Boss? Bom, estes músicos foram responsáveis por muitos clássicos das legendárias bandas Blue Öyster Cult e Manowar, e estão atuando juntos neste novo disco do Brain Surgeons NYC.

Separados no nascimento: Geddy Lee e Marquito do RatinhoHeavy Metal: celebridades que curtem ou já curtiram

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bouchard e sua esposa Deborah Frost (voz e guitarra), mais David Hirschberg (baixo e voz) deram forma ao Brain Surgeons NYC há alguns anos e foram liberando vários registros pelo seu próprio selo Cellsum Records, discos que permaneceram limitados ao underground mesmo. Em 2001, com a morte de um de seus guitarristas e a aposentadoria do outro, Bouchard convida Ross The Boss para assumir o posto; e o quarteto está liberando agora "Denial Of Death", seu sétimo trabalho.

Não espere encontrar a sonoridade setentista e meio lisérgica do Blue Öyster Cult, ou o Manowar guerreiro dos anos 80 neste disco. São 12 faixas diversificadas que, mesmo com uma mistura apropriada, não deixa de ser uma colcha de retalhos, principalmente por trazer três vocalistas. E esta mistura de sonoridades e estilos - Hard Rock que oscila entre os anos 70 e 80 e algumas doses homéricas de Heavy Metal - passa a ser o grande ponto alto do disco.

O grande destaque fica pela simplicidade e energia de "Lonestar", o típico hard rock norte americano pegajoso e repleto de guitarras. Mas também "Rockt Science" com seus riffs cheios de peso, "Dark Secrets" e "Jimmy Boots Fetish", com ótimas melodias e refrãos bem elaborados, são alguns dos bons momentos cantados por Deborah, cuja voz não tem longo alcance - parece ser mais um "cara" da banda - mas cumpre seu papel muito bem. Temos ainda "Strange Like Me", semi-balada que se caracteriza por um violão despejando arranjos de música espanhola mesclados a rock'n'roll com um ótimo resultado.

Na realidade, enquanto Deborah Frost está cantando, tudo flui de maneira agradável, porém quando os marmanjos resolvem assumir o microfone (no encarte não há informações de quem são os vocalistas das tais faixas), aí a coisa perde um pouco o pique, sendo que "1864" é um rock'n'roll alucinante e "Verböten", com influências de blues e um solo matador, são algumas das ressalvas.

Ainda assim, "Denial Of Death" é um disco totalmente recomendável, mas que provavelmente atingirá um público limitado pelo fato de suas músicas fugirem muito da tendência do mercado atual, não há preocupação com a repercussão comercial de suas canções. E arrisco a dizer que o Brain Surgeons NYC continuará ainda atuando somente no underground, tocando em pequenos clubes e sendo conhecidos no boca-a-boca. Mas e daí? Isso acontece com a grande maioria das boas bandas...

Brain Surgeons NYC: Denial of Death
(2006 / Cellsum Records - importado)

01. Rocket Science
02. Dark Secrets
03. Strange Like Me
04. Constantine's Sword
05. Jimmy Boots Fetish
06. Plague Of Lies
07. 1864
08. Tomb Of The Unknown Monster
09. Swansög
10. Verböten
11. Lonestar
12. Change The World Henry

Homepage: www.cellsum.com/tBSpresskit.html




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Brain Surgeons NYC"


Separados no nascimento: Geddy Lee e Marquito do RatinhoSeparados no nascimento
Geddy Lee e Marquito do Ratinho

Heavy Metal: celebridades que curtem ou já curtiramHeavy Metal
Celebridades que curtem ou já curtiram


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336