Resenha - Slaves Will Serve - Insane Devotion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Realmente, não dá para se conformar com o fato de que alguns álbuns permaneçam na obscuridade... Não é nem sequer questão do famoso apoio às bandas nacionais, e sim de boas composições que acabam ficando no limbo, desconhecidas muitas vezes até mesmo ao mais ferrenho e underground dos headbangers.

Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com

Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010

O Insane Devotion é uma banda de Curitiba (Paraná) formada em 1995 pelo excelente tecladista Fernando Nahtaivel. A banda já liberou em 2000 um split-CD chamado "In Inferioribus Terrae" com a banda Scorner e obteve uma repercussão muito boa entre mídia especializada e amantes do Heavy Metal extremo.

Agora Nahtaivel vem acompanhado de A. Mauricio Laube (guitarra e voz) e O. Uber (guitarra e baixo) e traz seu debut sob o nome "Slaves Will Serve". Estando tudo pronto desde 2003 e esperando por um selo que nunca veio, o Insane Devotion resolveu colocar todo seu trabalho - canções e um projeto gráfico de primeira - à disposição para download em seu site. Este registro traz sete faixas que são um belíssimo exemplo de black sinfônico com pitadas de death metal.

Passagens rápidas e cadenciadas, momentos brutais se contrapondo com camadas de teclados ora sinfônicos, ora com um clima épico e melancólico, tudo encaixado com bom gosto e de maneira que a audição transcorra de forma bastante variada. Vale salientar que toda esta diversificação é bastante cuidadosa, nunca descaracterizando a aura gélida e obscura que é tão importante neste gênero.

A gravação é excelente e a própria bateria, apesar de ser programada, ficou com um som bem próximo do natural e os ouvintes mais desavisados provavelmente nem perceberão a diferença. A faixa de abertura "Child Rape" mostra claramente a proposta do Insane Devotion: toda a agressividade do estilo convivendo lado a lado com os momentos mais melódicos dos grandes teclados de Nathaivel. Ainda sobre teclados, o arranjo majestoso de "Fallen Messenger" ficou magnífico, assim como o trabalho das guitarras em "Fall Of The Light Kigdom", ou a cadência melancólica de "May The Night Descent Flaming Upon You".

É um disco muito, mas muito acima da média e que tem tudo para agradar quem curte música extrema. Quem quiser conferir, acesse www.insanedevotion.com.br. Provavelmente não haverá decepção.

... E fico imaginando quantas bandas possuem discos deste porte e estão por aí, escondidos...

Insane Devotion – Slaves Will Serve
(2005 – independente)

01. Child Rape
02. Fallen Messenger
03. Embrace The Pain
04. Lava Of Blood
05. Fall Of The Light Kingdom
06. May The Night Descent Flaming Upon You
07. Self Destruction And Reborn

Homepage: www.insanedevotion.com.br




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.comMetal Alemão
As 10 melhores bandas segundo o About.com

Restart: Trecho de Enter Sandman do Metallica no VMB 2010Restart
Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin