Resenha - Orgasmatron (2-Disc Deluxe Expanded Edition) - Motorhead
Por Rodrigo Werneck
Postado em 11 de junho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com a saída do guitarrista Brian Robertson, que com eles gravou apenas um disco (o excelente "Another Perfect Day"), o Motörhead se viu novamente confrontado com a situação de ter que escolher um novo capitão para as seis cordas. Lemmy e Philthy Animal Taylor ficaram na dúvida entre dois candidatos: Mike "Wurzel" Burston e Phil Campbell. Em vez de optar por um, escolheram os dois. O resultado foi o disco "Orgasmatron", agora relançado em versão expandida.
Curiosamente, no início da história do Motörhead, quando Larry Wallis era ainda o guitarrista, Lemmy quis que Fast Eddie Clarke entrasse para compor uma dupla de "axemen". Wallis, entretanto, saiu, e o grupo permaneceu na sua formação de trio. Isso, portanto, até 1984, quando Wurzel e Campbell se juntaram a Lemmy (baixo, vocal) e Taylor (bateria).
Por causa disso, e pelo fato da banda ter deixado o selo Bronze Records após tantos anos de parceria, o disco novo acabou saindo somente em 1986. Nessa época, Taylor havia deixado a banda temporariamente, sendo substituído por Pete Gill, ex-Saxon.
O produtor convocado foi Bill Laswell, que tinha um background eclético de trabalho com artistas em sua maioria de outros estilos. Esse fato, somado a uma mudança de estilo que já se delineava no disco anterior, mostrou novos ares e novos caminhos a serem percorridos pelo grupo.
Mas isso não significa de forma alguma que a banda tenha tornado seu som muito mais acessível. Pedradas estão ainda presentes, e pelo menos 4 clássicos, até hoje freqüentes em shows: "Deaf Forever", "Built For Speed", "Doctor Rock" e a faixa-título, muito famosa aqui no Brasil. Essas duas últimas, por sinal, já foram regravadas respectivamente pelo Dr. Sin e pelo Sepultura.
As demais faixas são fortes também, sendo um disco bastante coeso. O fato de dois guitarristas estarem na banda aumentou as possibilidades de arranjos, pois quando um está solando, o outro está fazendo a base, e por vezes os dois duelam. O baterista Pete Gill mostrou que não sentiu o peso de substituir Taylor, mantendo uma pegada firme e bem no estilão de seu antecessor, inserindo viradas rápidas sempre que apropriado.
O segundo CD deste pacote, como sempre, inclui o material bônus. Além das indefectíveis faixas que constavam de singles, está um show da banda no festival "The Kerrang! Wooargh Weekender", ainda em 1984, organizado pela revista Kerrang!. Neste show é nítido que a formação nova, embora ainda se entrosando, já demonstrava todo o seu potencial, apresentando clássicos do grupo e músicas recém-compostas.
Mais uma vez a produção gráfica é toda bastante caprichada, com a tradicional "slipcase" externa e encarte extenso, incluindo texto do jornalista Malcolm Dome, e várias fotos.
CD 1 (original album)
1. Deaf Forever
2. Nothing Up My Sleeve
3. Ain’t My Crime
4. Claw
5. Mean Machine
6. Built For Speed
7. Ridin’ With The Driver
8. Doctor Rock
9. Orgasmatron
CD 2 (bonus tracks)
1. On The Road (live 12" single b-side)
2. Steal Your Face (live 12" single b-side)
3. Claw (alternative version)
The Kerrang! Wooargh Weekender
Live From Caister, Great Yarmouth, 13th October 1984:
4. Stay Clean
5. Heart Of Stone
6. Nothing Up My Sleeve
7. Metropolis
8. Killed By Death
9. Ace Of Spades
10. Steal Your Face
11. (We Are) The Road Crew
12. Motörhead
13. Bomber
14. Overkill
Website da banda: http://www.imotorhead.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"
A melhor música de rock de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
A vergonha que Bono sofre ao ver vídeos do U2 perante 1,5 bilhão de pessoas no Live Aid


Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
A melhor música do Motörhead, segundo Kirk Hammett (Metallica)
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Designer relembra a história por trás da capa de "Bomber" - clássico do Motörhead
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



