Resenha - Orgasmatron (2-Disc Deluxe Expanded Edition) - Motorhead
Por Rodrigo Werneck
Postado em 11 de junho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com a saída do guitarrista Brian Robertson, que com eles gravou apenas um disco (o excelente "Another Perfect Day"), o Motörhead se viu novamente confrontado com a situação de ter que escolher um novo capitão para as seis cordas. Lemmy e Philthy Animal Taylor ficaram na dúvida entre dois candidatos: Mike "Wurzel" Burston e Phil Campbell. Em vez de optar por um, escolheram os dois. O resultado foi o disco "Orgasmatron", agora relançado em versão expandida.
Motorhead - Mais Novidades
Curiosamente, no início da história do Motörhead, quando Larry Wallis era ainda o guitarrista, Lemmy quis que Fast Eddie Clarke entrasse para compor uma dupla de "axemen". Wallis, entretanto, saiu, e o grupo permaneceu na sua formação de trio. Isso, portanto, até 1984, quando Wurzel e Campbell se juntaram a Lemmy (baixo, vocal) e Taylor (bateria).
Por causa disso, e pelo fato da banda ter deixado o selo Bronze Records após tantos anos de parceria, o disco novo acabou saindo somente em 1986. Nessa época, Taylor havia deixado a banda temporariamente, sendo substituído por Pete Gill, ex-Saxon.
O produtor convocado foi Bill Laswell, que tinha um background eclético de trabalho com artistas em sua maioria de outros estilos. Esse fato, somado a uma mudança de estilo que já se delineava no disco anterior, mostrou novos ares e novos caminhos a serem percorridos pelo grupo.
Mas isso não significa de forma alguma que a banda tenha tornado seu som muito mais acessível. Pedradas estão ainda presentes, e pelo menos 4 clássicos, até hoje freqüentes em shows: "Deaf Forever", "Built For Speed", "Doctor Rock" e a faixa-título, muito famosa aqui no Brasil. Essas duas últimas, por sinal, já foram regravadas respectivamente pelo Dr. Sin e pelo Sepultura.
As demais faixas são fortes também, sendo um disco bastante coeso. O fato de dois guitarristas estarem na banda aumentou as possibilidades de arranjos, pois quando um está solando, o outro está fazendo a base, e por vezes os dois duelam. O baterista Pete Gill mostrou que não sentiu o peso de substituir Taylor, mantendo uma pegada firme e bem no estilão de seu antecessor, inserindo viradas rápidas sempre que apropriado.
O segundo CD deste pacote, como sempre, inclui o material bônus. Além das indefectíveis faixas que constavam de singles, está um show da banda no festival "The Kerrang! Wooargh Weekender", ainda em 1984, organizado pela revista Kerrang!. Neste show é nítido que a formação nova, embora ainda se entrosando, já demonstrava todo o seu potencial, apresentando clássicos do grupo e músicas recém-compostas.
Mais uma vez a produção gráfica é toda bastante caprichada, com a tradicional "slipcase" externa e encarte extenso, incluindo texto do jornalista Malcolm Dome, e várias fotos.
CD 1 (original album)
1. Deaf Forever
2. Nothing Up My Sleeve
3. Ain’t My Crime
4. Claw
5. Mean Machine
6. Built For Speed
7. Ridin’ With The Driver
8. Doctor Rock
9. Orgasmatron
CD 2 (bonus tracks)
1. On The Road (live 12" single b-side)
2. Steal Your Face (live 12" single b-side)
3. Claw (alternative version)
The Kerrang! Wooargh Weekender
Live From Caister, Great Yarmouth, 13th October 1984:
4. Stay Clean
5. Heart Of Stone
6. Nothing Up My Sleeve
7. Metropolis
8. Killed By Death
9. Ace Of Spades
10. Steal Your Face
11. (We Are) The Road Crew
12. Motörhead
13. Bomber
14. Overkill
Website da banda: http://www.imotorhead.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
"Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning" ganha versões físicas em dezembro
Kiss anuncia documentário oficial sobre a turnê "End of the Road"
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath
A paixão de dois músicos pelas mesmas mulheres que gerou um clássico nacional
Angus Young confessa considerar Eric Clapton superestimado: "Nunca entendi o alvoroço"
Youtuber mostra como soa, de fato, o famoso solo de Slash no vídeo de "November Rain"

O que realmente aconteceu no dia que Scott Ian do Anthrax tomou porre com Lemmy
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"



