Resenha - (N)utopia - Graveworm
Por Bruno Sanchez (Delfos)
Postado em 30 de maio de 2006
A primeira vez que ouvi o trabalho dos italianos do Graveworm foi há alguns anos em um daqueles tributos ao Iron Maiden onde as gravadoras adoram escolher as bandas mais extremas possíveis para tocarem clássicos do Metal Tradicional. No disco em questão, os caras mandaram um cover bem legal de "Fear of The Dark" e desde então comecei a me aprofundar mais no estilo da banda e fui atrás dos CDs.

Matéria escrita para o site DELFOS – www.delfos.art.br
O que temos aqui é um Black Metal moderninho à Dimmu Borgir, com grande ênfase nos teclados (que aliás são de responsabilidade da gatíssima Sabine Mair) e em toda a ambientação que as músicas podem proporcionar.
O novo trabalho, (N)utopia, marca a volta do ex-guitarrista e fundador, Harry Klenk, que retorna como baixista e não apresenta muitas novidades em relação aos álbuns anteriores, a não ser pela evolução perceptível do vocalista Stefan Fiori que ora manda uma linha gutural no melhor estilo Cannibal Corpse, ora alterna para a voz rasgada de Alexi Laiho (Children of Bodom) com bastante naturalidade se compararmos aos discos anteriores. A banda também procurou inspirações claras em um som mais pesado (como na ótima "Never Enough") e direto, mas fique tranqüilo que o teclado de Sabine ainda se faz bem presente.
Se você for fã desse Black Metal moderno (que muitos julgam uma heresia contra o original de Venom & Cia), vale a pena conferir o trabalho do Graveworm.
(Rock Brigade Records/Laser Company Records - 2005)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
A heroína do Rock que marcou a vida de Nasi, do Ira!
Flea, do Red Hot Chili Peppers, elege "o maior baixista da história do Rock"
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



