Resenha - (N)Utopia - Graveworm
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 13 de março de 2005
Nota: 9
Black metal italiano? O que anda acontecendo na terra da melodia? Seja lá o que for, é muito bem vindo.
"(N) Utopia" é um exercício constante de criatividade e rebusco. Indo a fundo no que entendemos por "brutal" mas não se esquecendo do bom gosto e da consciência na hora da melodia, sobreposta ainda por climas atmosféricos ora doom, dark ou death trabalhados de forma magistral.
Outrossim, os vocais guturais são absolutamente convincentes e acima da média, enquanto a produção perfeita, ponto onde as bandas black – generalizadamente - parecem finalmente alcançar uma excelência, sendo que esta ficou à cargo de Andy Classen (Dew-Scented e Disbelief, entre outros) colabora para o resultado altamente satisfatório conseguido pelo Graveworm neste que é o seu sétimo trabalho.
Seja na magnitude assombrosa de "I - The Machine" ou nos riffs geniais e caracteristicamente "armaggedon" da faixa título, tudo aqui soa polido, esmerado e calculado com precisão.
Formação monstruosa composta por Stefano Fiori no vocal, Lukas Flarer e Eric Righi nas guitarras, Harry Klenk no baixo, Mortiz Neuner na bateria e Sabine Mair nos teclados, máquina azeitada e capaz de produzir momentos de total catarse.
O Graveworm só quer provar que sabe fazer música de extrema qualidade e se destacar no cenário black metal, dominados nós sabemos bem por quem. Se existe vida inteligente fora do eixo Noruega/Suécia, ótimo. "(N) Utopia", além de suculento e recompensador, é um trabalho primoroso e que certamente contentará aos fãs da boa música extrema com a dose certa de melodia.
Formação:
Stefano Fiori (Vocal)
Lukas Flarer (Guitarra)
Eric Righi (Guitarra)
Harry Klenk (Baixo)
Mortiz Neuner (Bateria)
Sabine Mair (Teclado)
Site Oficial: www.graveworm.de
Material Cedido Por:
Nuclear Blast Records
Fone: (11) 3291 41 19
Fax: (11) 3291 41 18
Site: www.nuclearblast.de
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps