Resenha - Those Once Loyal - Bolt Thrower

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar Correções  

9


"Those Once Loyal" é o 8º álbum de estúdio dos ingleses do Bolt Thrower. E, logo na introdução de "At The First Light", percebemos o peso da tradição da escola britânica no heavy metal. Ecos da NWOBHM permeiam – felizmente – todo o disco, exaltando o trabalho dos guitarristas Barry Thomson e Gavin Ward. Embasbaque-se com "Last Stand Of Humanity", por exemplo. Os riffs são fluídos, dinâmicos, ao contrário da habitual sisudez do death metal. E eles sabem encontrar o ponto perfeito das melodias, além de equilibrar a criatividade e inovação com os maneirismos que fizeram a fama do estilo. A cadência da bateria de Martin Kearns e a classe do baixo de Jo Bench contribuem, e muito, para o resultado alcançando.

Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Tradução: The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd

Assim sendo, o Bolt Thrower alinha-se do lado mais orgânico, convidativo e desafiador da música extrema. Não é seco, hostil, duro e também não prima pela velocidade, mas, ao contrário, nos oferece um banquete suculento e de alta inteligência, como comprovam "The Killchain", "Those Once Loyal", "Anti-Tank (Dead Armour)" – talvez a melhor - e "When Cannons Fade".

O ótimo instrumental encontra o corolário perfeito na voz do experiente Karl Willets, o mesmo frontman que gravou os quatro primeiros álbuns da banda, voltando ao grupo depois de uma rápida passagem em 1998. E é esta formação, técnica e azeitada, que conseguiu produzir um dos mais consistentes trabalhos de sua história. Resta saber se chega ao Brasil em versão nacional.

Formação:
Karl Willetts (Vocal)
Barry Thomson (Guitarra)
Gavin Ward (Guitarra)
Jo Bench (Baixo)
Martin Kearns (Bateria)

Site Oficial: www.boltthrower.com

Metal Blade – Importado – 2006.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Tradução: The Dark Side Of The Moon, do Pink FloydTradução
The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin