Resenha - Lichtgestalten EP - Lacrimosa
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 11 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lacrimosa, indubitavelmente, é um dos maiores ícones do cenário gótico na música. Ouvindo "Lichtgestalten", seu novo EP, percebemos claramente o motivo de tanta adoração. Afora o aspecto estético, importantíssimo e cultivado com esmero, Tilo Wolff, acima de tudo, é um artista que busca expressar suas idéias com a maior liberdade possível.
Lacrimosa - Mais Novidades
A faixa título, retirada do último lançamento de mesmo nome, tem um crescendo admirável, revelando-se gradativamente, até culminar na explosão de feeling tão essencial à música da banda. E o remix que fizeram dela, logo na seqüência, embora com efeitos de gosto duvidoso (nada que se assemelhe a elegância da verve eletrônica de um Depeche Mode, por exemplo), ainda assim consegue agradar.
A partir daí, eleva-se a expressividade de Tilo e Anne Nurmi, sua parceira, ao mesmo tempo em que erros típicos da banda continuam aparecendo. A tensão melancólica e soturna da abertura de "Unerkannt", um show de teclados e programação, é alongada por demais, gerando uma música repetitiva que só explode em seu ato final. "Skintight" pisa no acelerador, adicionando metal ao neoclássico-gothic-rock-darkwave da dupla, consagrando o efetivo e inteligente trabalho de vozes que é feito. "Road To Pain" também é pesada, mas não tão boa quanto as demais.
De bônus, "Siehst Du Mich Im Licht?", do álbum "Stille", com o esperado – e excelente - duo vocal entre Tilo e Alex Krull, do Atrocity, e "Seele In Not", em sua versão demo, música que representa a quintessência da banda, imortalizada em "Clamor", de 1990.
Em suma, um EP muito respeitável e interessante. Três composições inéditas, versões alternativas e um presentinho para os fãs, além de ter praticamente a duração de um álbum cheio, 37 minutos. O cd vem numa bela embalagem digipack, da qual se destaca a arte gráfica, quesito sempre primoroso em se tratando de Lacrimosa. Suscita a curiosidade e faz valer a aquisição. Meu veredicto? Aproveite.
Formação:
Tilo Wolff (Vocal & Piano & Programação)
Anne Nurmi (Vocal & Teclado)
Jay P. (Guitarra & Baixo)
AC (Bateria)
Site Oficial: www.lacrimosa.com
Hellion Records – Nacional – 2006.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre o Supertramp
Andreas Kisser: teste para o Metallica foi uma das melhores experiências da vida dele
A opinião de Bento Hinoto dos Mamonas Assassinas sobre Kiko Loureiro e Edu Ardanuy
A música em que Elvis canta sobre desigualdade social

Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



