Resenha - Lichtgestalten EP - Lacrimosa
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 11 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Lacrimosa, indubitavelmente, é um dos maiores ícones do cenário gótico na música. Ouvindo "Lichtgestalten", seu novo EP, percebemos claramente o motivo de tanta adoração. Afora o aspecto estético, importantíssimo e cultivado com esmero, Tilo Wolff, acima de tudo, é um artista que busca expressar suas idéias com a maior liberdade possível.
Lacrimosa - Mais Novidades
A faixa título, retirada do último lançamento de mesmo nome, tem um crescendo admirável, revelando-se gradativamente, até culminar na explosão de feeling tão essencial à música da banda. E o remix que fizeram dela, logo na seqüência, embora com efeitos de gosto duvidoso (nada que se assemelhe a elegância da verve eletrônica de um Depeche Mode, por exemplo), ainda assim consegue agradar.
A partir daí, eleva-se a expressividade de Tilo e Anne Nurmi, sua parceira, ao mesmo tempo em que erros típicos da banda continuam aparecendo. A tensão melancólica e soturna da abertura de "Unerkannt", um show de teclados e programação, é alongada por demais, gerando uma música repetitiva que só explode em seu ato final. "Skintight" pisa no acelerador, adicionando metal ao neoclássico-gothic-rock-darkwave da dupla, consagrando o efetivo e inteligente trabalho de vozes que é feito. "Road To Pain" também é pesada, mas não tão boa quanto as demais.
De bônus, "Siehst Du Mich Im Licht?", do álbum "Stille", com o esperado – e excelente - duo vocal entre Tilo e Alex Krull, do Atrocity, e "Seele In Not", em sua versão demo, música que representa a quintessência da banda, imortalizada em "Clamor", de 1990.
Em suma, um EP muito respeitável e interessante. Três composições inéditas, versões alternativas e um presentinho para os fãs, além de ter praticamente a duração de um álbum cheio, 37 minutos. O cd vem numa bela embalagem digipack, da qual se destaca a arte gráfica, quesito sempre primoroso em se tratando de Lacrimosa. Suscita a curiosidade e faz valer a aquisição. Meu veredicto? Aproveite.
Formação:
Tilo Wolff (Vocal & Piano & Programação)
Anne Nurmi (Vocal & Teclado)
Jay P. (Guitarra & Baixo)
AC (Bateria)
Site Oficial: www.lacrimosa.com
Hellion Records – Nacional – 2006.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A formação bem-sucedida do Dimmu Borgir que era "uma bomba-relógio"
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A atuação de Chester Bennington que rendeu Grammy ao Linkin Park, segundo Mike Shinoda
Bon Jovi: o mistério de Tommy e Gina em "Livin' On A Prayer"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"



Anne Nurmi se recupera e já tem data para voltar ao Lacrimosa
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



