Resenha - Magnum II (Expanded Edition) - Magnum
Por Rodrigo Werneck
Postado em 15 de abril de 2006
Nota: 9
Após seu brilhante disco de estréia, o Magnum manteve o pique com um segundo disco arrebatador, que na realidade definiria melhor o estilo que a banda viria a seguir nos anos subseqüentes, e que a tornaria muito conhecida nos meios do rock de arena, o chamado AOR ("adult oriented rock" ou "album oriented rock", dependendo da fonte). Esta nova edição em CD inclui faixas bônus relevantes e encarte com bastante material informativo.
Contando com a mesma formação do primeiro disco, "Kingdom of Madness" (1978), que contava com Bob Catley nos vocais, o guitarrista e principal compositor Tony Clarkin, o tecladista/flautista Richard Bailey, o baterista Kex Gorin e o baixista Colin "Wally" Lowe, o disco "Magnum II" foi lançado no ano seguinte (1979). Excelentes composições e arranjos (os pontos fortes da banda, junto ao vocal de Catley) mais uma vez, e o comando da produção ficando a cargo dessa vez de Leo Lyons, baixista da lendária banda Tem Years After. Os grandiloqüentes arranjos de teclados de Richard Bailey estão em primeiro plano aqui, e a produção se parece mais com a de grupos norte-americanos da mesma época, do que com o cenário inglês, mais especificamente Birmingham, de onde o Magnum é oriundo. Um toque de comercialismo para tentar romper as barreiras mercadológicas dos EUA, provavelmente.
Mesmo assim a qualidade é inquestionável e grandes músicas, grande parte das quais tocadas ao vivo até hoje, se sucedem: a abertura com a épica "Great Adventure", os hinos AOR "Changes", "Foolish Heart" e "All Of My Life", o hard/progressivo de "So Cold The Night", enfim, é realmente difícil destacar músicas pois o álbum é muito coeso e criativo. Excelentes harmonias vocais, influência latente de outros grupos ingleses como Uriah Heep e Queen, são nesse disco mais do que nunca exploradas.
Dentre as bonus tracks selecionadas para complementar o CD estão lados B de singles, assim como versões distintas para algumas faixas do disco original, incluindo uma ao vivo, mostrando portanto toda a força do conjunto nesse metier. O encarte inclui mais uma vez várias fotos e uma entrevista com o guitarrista Tony Clarkin, que nos dá uma boa visão perspectiva sobre como ocorreram as gravações na época, e sobre as expectativas que a banda tinha com o disco.
Tracklist:
CD 1 (original album)
1. Great Adventure
2. Changes
3. The Battle
4. If I Could Live Forever
5. Reborn
6. So Cold The Night
7. Foolish Heart
8. Stayin’ Live
9. Firebird
10. All Of My Life
Bonus Tracks:
11. Lonesome Star (7" single b-side)
12. Changes (remix version)
13. Everybody Needs (7" single b-side)
14. Changes (live 7" single b-side)
15. Foolish Heart (acoustic version)
Site: www.sanctuaryrecords.co.uk/magnum_expanded/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps