Resenha - One Nation Underground - Ill Niño
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de janeiro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que "One Nation Underground" (gostei do nome!) me surpreendeu por aparentemente não ter limites em se tratando de estilos e ritmos afro-cubanos mesclados à sua música, acabando por soar um heavy metal totalmente alternativo, latino e muito bonito.

Vindo de New Jersey (EUA), a formação do Ill Niño é uma verdadeira Torre de Babel. Traz os brasileiros Cristian Machado (voz), Jardel Paisante (guitarra) e Danny Couty (percussão), além do peruano Dave Chavarri (bateria) e, por fim, os norte-americanos Ahrue Luster (guitarra) e Lazaro Pina (baixo). "One Nation Underground" é seu quarto e mais ousado CD, numa clara mostra de bom gosto e ampla visão musical.
Não tão pesado quanto seus antecessores, suas 13 faixas são bastante diversas entre si, cuja percussão tribal é uma característica que flui por todo o disco, além de, por mais estranho que possa parecer, a inusitada presença de salsa. Mesmo contendo influências do que Max Cavalera e seu Soulfly sempre fizeram e algo ainda do famigerado nu metal, Ill Niño ainda consegue ser original ao expressar muita raiva, frustração e esperança com sua música.
Com um início bastante tribal, "This Is War" mostra uma bela combinação entre o cantar e o gritar; esta faixa também traz um solo à la Santana, bem diferente do que um leitor do Whiplash! pode esperar. As agressivas "My Resurrection" (com ótima percussão) e "Turns To Gray" mostram uma grande atuação de Cristian com sua voz raivosa. Há momentos mais melancólicos, como em "La Liberation Of Our Awakening" e "Corazon Of Mine", uma excelente faixa moderna e bastante melódica.
"One Nation Underground" merece boa audição por qualquer headbanger de cabeça mais aberta a experimentos que acabam por soar muito bem aos ouvidos. De minha parte, o Ill Niño conseguiu muito respeito com este híbrido, mostrando novos horizontes ao heavy metal.
Ill Niño - One Nation Underground
(2005 / Roadrunner Records - Sum Records)
01. This Is War
02. My Resurrection
03. What You Deserve
04. Turns To Gray
05. De La Vida
06. La Liberation Of Our Awakening
07. All I Ask For
08. Corazon Of Mine
09. Everything Beautiful
10. In This Moment
11. My Pleasant Toruture
12. Barely Breathing
13. Violent Saint
Homepage: www.illnino.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


