Resenha - Sic Bellum Incipit (EP) - Zaburon
Por Clóvis Eduardo
Postado em 01 de janeiro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um som altamente truncado, cheio de notas e repleto de bons riffs. Da Itália vem a banda Zaburon, formada em 1999 e que deixa o gênero fluir entre o heavy metal tradicional, thrash e a rispidez brutal do Brutal Death Metal. Vocais guturais e o esquecimento de andamentos destacam-se neste EP de sete músicas.

O material beira entre a morosidade e o agito. Mesmo com duas guitarras comandadas pelo líder da banda, Luca Zanardi, o disco é altamente cru e simples sonoramente. Musicalmente o quarteto consegue quebrar tempos, mudar andamentos com velocidade e bom gosto.
Já a primeira música, "The Beginning" (que é antecedida por uma "Intro" que mais lembra os conterrâneos do Rhapsody), é uma quebraceira total. E a segunda, "Zaburon", soa extremamente trabalhada, mostrando que Tony Lanza nos vocais, Antonello D`Aguanno no bairro, Christian Togni na bateria e Luca nas guitarras fizeram um CD calcado em gênios do gênero como, por exemplo, o Death.
Assim como o andamento das faixas é estranho, a duração não fica atrás. A segunda faixa tem sete minutos, e a terceira 13! E isso sem falar que não existem paradas, partes mais melosas ou crucificantes para quem quer ouvir pauleira a toda hora. A sexta música, "Sickly Theatre" também manda bem nos seus oito minutos de duração.
A história musical da banda é curta. Lançaram uma demo em 2001 (que continha duas músicas próprias mais um cover de War Ensable do Slayer) e agora estão com "Sic Bellum Incipit" lutando para permanecer no mundo do metal. Nas guitarras, Luca destrói mesmo, com riffs cortantes, solos inimagináveis e muita rapidez. Outro lado bom do negócio é a bateria que lembra grandes nomes como Wayne Hartsell ou Bill Andrews.
A banda pretende em 2006 estar lançando o seu debut. A linha musical deve permanecer a mesma. Estamos falando de Death Metal com técnica e brutalidade em uma banda só. A mixagem deve dar uma melhorada, e no resto, é balançar o pescoço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
David Gilmour explica que vendeu o catálogo do Pink Floyd, "mas não os direitos de publicação"
O maior vexame no palco que Humberto Gessinger passou com Engenheiros do Hawaii
Público pequeno, guitarra desafinada e "cano" do baixista marcaram primeiro show do Sepultura

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



