Resenha - Sic Bellum Incipit (EP) - Zaburon
Por Clóvis Eduardo
Postado em 01 de janeiro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um som altamente truncado, cheio de notas e repleto de bons riffs. Da Itália vem a banda Zaburon, formada em 1999 e que deixa o gênero fluir entre o heavy metal tradicional, thrash e a rispidez brutal do Brutal Death Metal. Vocais guturais e o esquecimento de andamentos destacam-se neste EP de sete músicas.

O material beira entre a morosidade e o agito. Mesmo com duas guitarras comandadas pelo líder da banda, Luca Zanardi, o disco é altamente cru e simples sonoramente. Musicalmente o quarteto consegue quebrar tempos, mudar andamentos com velocidade e bom gosto.
Já a primeira música, "The Beginning" (que é antecedida por uma "Intro" que mais lembra os conterrâneos do Rhapsody), é uma quebraceira total. E a segunda, "Zaburon", soa extremamente trabalhada, mostrando que Tony Lanza nos vocais, Antonello D`Aguanno no bairro, Christian Togni na bateria e Luca nas guitarras fizeram um CD calcado em gênios do gênero como, por exemplo, o Death.
Assim como o andamento das faixas é estranho, a duração não fica atrás. A segunda faixa tem sete minutos, e a terceira 13! E isso sem falar que não existem paradas, partes mais melosas ou crucificantes para quem quer ouvir pauleira a toda hora. A sexta música, "Sickly Theatre" também manda bem nos seus oito minutos de duração.
A história musical da banda é curta. Lançaram uma demo em 2001 (que continha duas músicas próprias mais um cover de War Ensable do Slayer) e agora estão com "Sic Bellum Incipit" lutando para permanecer no mundo do metal. Nas guitarras, Luca destrói mesmo, com riffs cortantes, solos inimagináveis e muita rapidez. Outro lado bom do negócio é a bateria que lembra grandes nomes como Wayne Hartsell ou Bill Andrews.
A banda pretende em 2006 estar lançando o seu debut. A linha musical deve permanecer a mesma. Estamos falando de Death Metal com técnica e brutalidade em uma banda só. A mixagem deve dar uma melhorada, e no resto, é balançar o pescoço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O hit de Neil Young que ele toca apenas para fazer os fãs felizes: "Eles pagam muito"
A música do Pink Floyd que Roger Waters não conseguia e David Gilmour não queria cantar
A curiosa opinião de Robert Trujillo, do Metallica, sobre o Grupo Molejo
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



