Resenha - Majestic - Gamma Ray
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde 2002 uma nova ordem impera na sonoridade do Gamma Ray. Se antes Kai Hansen & cia executavam um power/speed metal melódico, com a guitarra esperta de Kai, e os vocais de Ralph Scheepers (depois assumidos por Kai), agora a banda cria arranjos mais viscerais, remetendo ao metal oitentista sem medo de ser rotulada ou criticada. Um retorno às raízes que geraram inclusive o Helloween, banda anterior de Kai.
Três anos se passaram e "Majestic" é lançado em meio a problemas dentro da banda e fora dela (o estúdio onde estavam gravando chegou a ser "despejado" com tudo dentro, inclusive a banda). O resultado final dá continuidade ao som mais cru de "No World Order", mas sem renegar as raízes do talentoso quarteto germânico, que recentemente fez três shows no Brasil, com boa recepção
De saída uma paulada "speed" com várias mudanças de andamento e um clima a lá "Black Sabbath" chamada "My Temple", seguida por outra que nos remete ao Gamma Ray da era "Land of the Free", mas mesmo nesta faixa podemos notar que alguns arranjos foram enxugados, para soarem mais pesados. "Strange World" traz um delicioso flerte com o "hard-rock" e um começo aonde o baixo sempre presente de Dirk Schlachter se destaca. Kai abusa das vozes dobradas e dos efeitos, cobrindo com estilo suas limitações vocais.
Para matar a saudade do Gamma Ray "speed", nada como "Hell is thy Name" (com solos fantásticos duelados – aliás o trabalho de Henjo Richter e Kai merece destaque honroso). As duas músicas seguintes são as surpresas do CD: "Blood Religion" traz um clima a lá Iron Maiden, com uma levada épica, e "Condemned to Hell" parece saída de um CD do Pantera. Os "riffs" homenageiam claramente o estilo de Dimebag Darrell, enquanto que a levada cadenciada é típica do CD "The Great Southern Trendkill". As demais faixas se misturam em pedradas "speed" como "Spiritual Dictator", momentos mais "hard" como "How Long" (como a banda se deu bem com o estilo) e puras inspirações "sabbathicas" como "Majesty"., além do épico "Revelation", que encerra o CD em grande estilo.
O Gamma Ray soube neste CD combinar um pouco de tudo o que já fez e ainda assimilar novos elementos em sua musicalidade. De longe o melhor CD da banda, e dado o leque de possibilidades que o mesmo propõe, acredito que o próximo será ainda mais matador. Quem conferiu os shows da banda por aqui atesta que os caras são bons.
Site Oficial: http://www.gamma-ray.com
Material Cedido Por:
Century Media Brasil
http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
Ronnie James Dio sobre sua cantora preferida: "Ninguém chega perto!"
Quem é a pastora que foi grande responsável pela conversão de Rodolfo do Raimundos


Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



