Resenha - Majestic - Gamma Ray
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde 2002 uma nova ordem impera na sonoridade do Gamma Ray. Se antes Kai Hansen & cia executavam um power/speed metal melódico, com a guitarra esperta de Kai, e os vocais de Ralph Scheepers (depois assumidos por Kai), agora a banda cria arranjos mais viscerais, remetendo ao metal oitentista sem medo de ser rotulada ou criticada. Um retorno às raízes que geraram inclusive o Helloween, banda anterior de Kai.
Três anos se passaram e "Majestic" é lançado em meio a problemas dentro da banda e fora dela (o estúdio onde estavam gravando chegou a ser "despejado" com tudo dentro, inclusive a banda). O resultado final dá continuidade ao som mais cru de "No World Order", mas sem renegar as raízes do talentoso quarteto germânico, que recentemente fez três shows no Brasil, com boa recepção
De saída uma paulada "speed" com várias mudanças de andamento e um clima a lá "Black Sabbath" chamada "My Temple", seguida por outra que nos remete ao Gamma Ray da era "Land of the Free", mas mesmo nesta faixa podemos notar que alguns arranjos foram enxugados, para soarem mais pesados. "Strange World" traz um delicioso flerte com o "hard-rock" e um começo aonde o baixo sempre presente de Dirk Schlachter se destaca. Kai abusa das vozes dobradas e dos efeitos, cobrindo com estilo suas limitações vocais.
Para matar a saudade do Gamma Ray "speed", nada como "Hell is thy Name" (com solos fantásticos duelados – aliás o trabalho de Henjo Richter e Kai merece destaque honroso). As duas músicas seguintes são as surpresas do CD: "Blood Religion" traz um clima a lá Iron Maiden, com uma levada épica, e "Condemned to Hell" parece saída de um CD do Pantera. Os "riffs" homenageiam claramente o estilo de Dimebag Darrell, enquanto que a levada cadenciada é típica do CD "The Great Southern Trendkill". As demais faixas se misturam em pedradas "speed" como "Spiritual Dictator", momentos mais "hard" como "How Long" (como a banda se deu bem com o estilo) e puras inspirações "sabbathicas" como "Majesty"., além do épico "Revelation", que encerra o CD em grande estilo.
O Gamma Ray soube neste CD combinar um pouco de tudo o que já fez e ainda assimilar novos elementos em sua musicalidade. De longe o melhor CD da banda, e dado o leque de possibilidades que o mesmo propõe, acredito que o próximo será ainda mais matador. Quem conferiu os shows da banda por aqui atesta que os caras são bons.
Site Oficial: http://www.gamma-ray.com
Material Cedido Por:
Century Media Brasil
http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man



Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


