Resenha - Majestic - Gamma Ray
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de outubro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que, mesmo sendo fã do Gamma Ray, seus dois últimos álbuns de estúdio me deixaram meio decepcionado. Longe de serem discos ruins, mas no geral possuíam canções um tanto quanto previsíveis. Agora, quatro anos sem colocar nenhum álbum com inéditas no mercado, estes alemães voltam com tudo ao liberar "Majestic", seu oitavo registro de estúdio.
Com uma formação estável há anos, este trabalho é provavelmente ainda melhor que o clássico "Land Of The Free" (1995). E, de maneira consciente ou não, o Gamma Ray destilou neste seu novo disco muito do que já executou em termos de composições em sua carreira, com um resultado que impressiona logo nos primeiros acordes de seu power metal cheio de ótimas melodias e muita classe.
Tradicional, oitentista, algo dos anos 70 (é mole?!) aqui e acolá, muito feeling e um peso dos infernos em canções bem variadas, isso é "Majestic". Idéias velhas repetidas outra vez? Em parte sim, porém é perceptível uma grande dose de renovação e energia. Como cantor, Kai está praticamente perfeito em sua proposta e, em minha opinião, aqui está o melhor desempenho vocal de sua carreira. Aliás, as vozes de fundo também estão muito bem trabalhadas e em termos de guitarras e seção rítmica só posso tecer elogios.
Destaques? Vai da faixa um a dez. Mas há alguns detalhes relevantes nas músicas deste álbum. Por exemplo, a "homenagem" que o Gamma fez a um dos maiores clássicos do Black Sabbath em trechos de "My Temple" é um deles. As excursões que a banda fez pelo Brasil com certeza serviram para Dan se influenciar na percussão afro-brasileira e inseri-las na matadora "Condemned To Hell". Este CD também traz arranjos quase hard, com aquele jeitão setentista, nas faixas "Strange World" e "How Long", que ficaram espetaculares. De resto, são aquelas canções com o melhor que se pode esperar do Gamma Ray.
Para quem inovou o power metal há alguns anos e depois passou por um natural período não tão produtivo em termos de grandes álbuns, o Gamma Ray volta a figurar no topo deste estilo com "Majestic", já entre os melhores lançamentos de 2005 e com grandes chances de ser considerado nos próximos anos como mais um clássico de sua discografia.
Formação:
Kai Hansen - voz e guitarra
Henjo Richter - guitarra
Dirk Schlachter - baixo
Dan Zimmermann - bateria
GAMMA RAY – Majestic
(2005 – Century Media Records)
01. My Temple
02. Fight
03. Strange World
04. Hell Is Thy Home
05. Blood Religion
06. Condemned To Hell
07. Spiritual Dictator
08. Majesty
09. How Long
10. Revelation
Homepage: www.gamma-ray.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
Show que Doyle faria em São Paulo é cancelado; confira comunicado
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
"Beyond the Dream", do Sepultura, é elogiada em resenha do Blabbermouth
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Sem prévio aviso, Korn lança nova música "Reward the Scars"
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais


"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


