Resenha - Hell On Earth Part IV - Manowar
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de dezembro de 2005
Nota: 8
Logo de cara você vai se deparar com um débil-mental enchendo uma camisinha com o nariz (note que ele conseguiu coloca-la na cabeça, até perto dos lábios!). Será que o mundo precisa de mais um DVD do Manowar? Ta certo que desde que a série "Hell On Earth" foi lançada, todos os capítulos da saga dos "Kings of Metal" foram descritos com competência ímpar, um show de filmagens e riqueza de detalhes e pormenores. Mas será que precisamos de mais uma parte documentando a turnê do CD "Warriors of The World United" (quando ele foi lançado mesmo? Alguém se lembra?). Não seria hora dos reis do metal lançarem material novo ao invés de ficarem só na famosa sexo / mulheres / metal / mulheres / mulheres (nada contra, até fico muito satisfeito, mas daqui a pouco a parte cinco do DVD será um filme pornô!).
Vou dividir esta resenha citando os pontos positivos e os negativos. Para agradar os fãs da banda (que cá entre nós foi uma unanimidade: deveria estar no "cast" do Live and Louder, segundo uma rápida pesquisa no local do show) vamos começar pelos positivos:
1. Filmagem nota 10, como sempre, com detalhes e depoimentos de membros da banda, equipe técnica, equipe do "website" oficial, e pessoas que direta ou indiretamente estiveram em contato com a banda. Sem contar que o DVD vem num luxuoso "digipack" de fazer inveja aos mais incautos.
2. O extremo bom-humor e sarcasmo de Joey De Maio, Eric Adams, Scott Columbus e Karl Logan (notem no programa de televisão que aparece logo nos primeiros capítulos: a coisa vai até as solas dos sapatos, literalmente).
3. A execução completa de várias músicas, mesmo que as imagens mostrem diferentes shows: é bem interessante ouvir "Brothers Of Metal", "Kings Of Metal", "Warriors Of The World United" e músicas menos executadas como "Spirit House of the Cherokee", "Master of the Wind" e "House of Death".
4. A aparição da banda no POPKOMM GALA (programa de TV alemão) executando "An American Trilogy", com o apoio de uma orquestra. Um momento realmente emocionante e cativante.
5. Mulheres, Mulheres e Mulheres... sempre presentes em shows do Manowar (a ponto de uma declarar que se conseguir se sentar em frente aos alto-falantes na hora do show terá um orgasmo!).
6. A adoração de alguns fãs (um chega a pintar seu trailer com o logo do Manowar) e a resposta positiva da banda para com esse carinho, mostrando que de fato eles admiram o carinho que os fãs lhes entregam.
7. A quantidade faraônica de extras, que incluem solos de baixo e guitarra (com os performáticos Joey de Maio e Karl Logan – não são virtuosos, mas sabem como fazer um solo funcionar), um vídeo alternativo para "Warriors Of the World United" (melhor que o original) e outro para "I Believe" e um DVD lotado de extras para deleite dos fãs que entre outras "preciosidades" inclui: um documentário dentro do documentário, o famoso "Behind The Scenes" (que traz vários detalhes do dia-a-dia da banda em turnê, incluindo um casamento em pleno show), um diretor de clipes em um momento de confissão de seus pecados, e várias aparições em shows de TV (uma das partes mais interessantes).
8. Legendas para todos os gostos: Inglês, Alemão, Sueco, Português, Polonês, Tcheco, Italiano, Russo, Grego e Turco (esqueci algum?).
Definitivamente há muito material neste DVD, totalizando quase 5 horas de duração, e o mesmo ainda traz de bônus um CD de áudio com (VIVA!) uma música inédita da banda, a excelente "King of Kings", com orquestras, "speed metal" e tudo o que o Manowar sempre primou em nos mostrar. Só que esta música está tão bem feita e executada que só ela deixa tudo o que a banda fez nos últimos 10 anos em CD´s de áudio (leia-se "Louder Than Hell" e "Warriors of the World") no chão. Uma boa prévia do novo CD do Manowar, previsto (a princípio, se não sair mais algum DVD) para 2006.
Agora, como pontos negativos podemos citar:
1. A presença do mesmo material contido nas partes III, II e I, apenas compilado de maneira diferente: as épocas podem ser distintas, mas nada muda na trajetória da banda. São sempre as mesmas cenas, entrecortadas por alguns momentos cômicos, mas que já começam a perder a graça.
2. A edição do DVD, confusa e perdida. Faltam as narrações e os depoimentos que fizeram a parte II ser bem mais interessante de assistir.
3. Não ter quase nada novo... poderia haver uma escolha mais detalhada nas músicas executadas, como foi feito no CD ao vivo "Hell On Stage Live".
4. A falta de um show completo (o show do Monsters of Rock 1998 no Brasil, presente na parte II abrilhantou o pacote na época), o que nos faz pensar se vale a pena assistir o mesmo documentário, apenas com uma ou outra cena diferente.
5. Eu seria um louco se dissesse que estamos diante de material de baixa qualidade, afinal o Manowar vem ao longo dos anos aprimorando as compilações em DVD do material que lança, mas já são quatro DVD´s desde o último álbum de estúdio! Está na hora do quarteto (que não toca no Brasil há 7 anos) apresentar algo novo, mesmo que seja no já tradicional estilo Manowar de fazer música, senão os fãs podem começar a se preocupar, pois Joey De Maio e cia. desistiram do rótulo de "Kings of Metal" e passarão a ser "Kings Of Hollywood". Quem não é fã... veja pelo menos uns 30 minutos antes de comprar OK?
Site Oficial: http://www.manowar.com
Hellion Records – 2005 (Nacional).
Outras resenhas de Hell On Earth Part IV - Manowar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps