Resenha - Vinland Saga - Leaves Eyes
Por Fábio Faria
Postado em 17 de setembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Conceber um álbum conceitual que contenha uma narrativa sobre um fato histórico ou mesmo algo ficcional, pode levar um artista a cair em uma armadilha do ponto de vista criativo. Às vezes, o enredo é interessante, mas a forma como a música foi criada não se enquadra perfeitamente no contexto desejado, ou vice-versa. Definitivamente não é o que acontece neste segundo trabalho do Leaves' Eyes, banda da ex-vocalista do Theatre of Tragedy, Liv Kristine, e de seu marido Alexander Krull - que conta ainda com a presença de todos os integrantes do Atrocity.
Ao contrário do primeiro disco ‘Lovelorn’, em ‘Vinland Saga’, os integrantes do Leaves’ Eyes decidiram investir na criação de um conceito que mistura fatos históricos baseados na cultura dos Vikings - povo do norte da Europa - com a história de um casal cujo marido viaja com seus companheiros para descobrir novas terras e deixa a esposa em casa, em uma espera solitária, tendo como elo entre eles uma grande árvore. Bem, goste ou não deste tipo de trabalho, Liv e cia. conseguiram atingir um resultado muito interessante. Visualmente, o clipe para faixa ‘Elegy’ – primeiro single do álbum – dá uma boa resumida na narrativa do álbum.
Com a parte conceitual satisfatoriamente criada, a parte musical também é bem sucedida, mostrando uma evolução natural do conjunto. Além do trio guitarra baixo e bateria, foram inseridos instrumentos como violoncelo, violino, pratos sinfônicos, programações e partes orquestradas. Tudo muito bem arranjado, dando a impressão de uma trilha sonora para um filme épico.
É dessa forma que o álbum começa com a faixa-título. Logo em seguida, o metal gótico entra em cena com as ótimas ‘Farewell Proud Men’(excelente refrão) e ‘Elegy’ – com bom potencial comercial. Liv Kristine não precisa se esforçar para deixar claro que figura entre as melhores vocalistas do cenário Goth Metal atual. Em ‘Solemn Sea’, o vocal gutural de Alexander Krull casa perfeitamente com a voz angelical de Liv, dobradinha que se repete com êxito nas canções ‘The Thor’ e ‘New Found Land’, que figuram entre os destaques do CD ao lado das lindas baladas ‘Leaves’ Eyes’ e ‘Mourning Tree’. A veia meio New Age de Liv Kristine, com claras influências da cantora Enya, se manifesta na música ‘Amhrán (Song Of The Winds)’.
A versão nacional de ‘Vinland Saga’, lançada pela Hellion Records, conta com vários bônus: a faixa ‘Heal’, uma nova versão para ‘For Amelie’ – do álbum ‘Lovelorn’ -, além do clipe para ‘Elegy’ e de uma entrevista com Liv, na qual ela aparece caminhando por paisagens belíssimas cobertas de neve – que também ilustram o livreto do CD. Segundo a cantora norueguesa, o inverno de sua terra natal é uma grande fonte de inspiração, principalmente as caminhadas pelos bosques, as noites escuras e as manhãs longas. Ela dá mais detalhes sobre como foi desenvolvido o conceito do álbum, fala das gravações e do tempo demorado para que tudo estivesse completo. Para finalizar, um vídeo intitulado ‘Making Of A Saga’ mostra os músicos em diversos momentos no estúdio.
Track List:
1. Vinland Saga
2. Farewell Proud Men
3. Elegy
4. Solemn Sea
5. Leaves’ Eyes
6. The Thorn
7. Misseri (Turn Green Meadows Into Grey)
8. Amhrán (Song Of The Winds)
9. New Found Land
10. Mourning Tree
11. Twilight Sun
12. Ankomst
13. Heal (bonus track)
14. For Amelie (new version - bonus track)
15. Elegy (video)
16. Interview (video)
17. Making Of A Saga (video)
Site Oficial: http://www.leaveseyes.com/
Material Cedido Por:
Hellion Records
Http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
O álbum preferido de Raul Seixas, "um filho bastardo muito querido"
Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal
Os 10 melhores discos do rock dos anos 60, segundo o RYM


Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



