Resenha - Vinland Saga - Leaves Eyes
Por Fábio Faria
Postado em 17 de setembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Conceber um álbum conceitual que contenha uma narrativa sobre um fato histórico ou mesmo algo ficcional, pode levar um artista a cair em uma armadilha do ponto de vista criativo. Às vezes, o enredo é interessante, mas a forma como a música foi criada não se enquadra perfeitamente no contexto desejado, ou vice-versa. Definitivamente não é o que acontece neste segundo trabalho do Leaves' Eyes, banda da ex-vocalista do Theatre of Tragedy, Liv Kristine, e de seu marido Alexander Krull - que conta ainda com a presença de todos os integrantes do Atrocity.
Ao contrário do primeiro disco ‘Lovelorn’, em ‘Vinland Saga’, os integrantes do Leaves’ Eyes decidiram investir na criação de um conceito que mistura fatos históricos baseados na cultura dos Vikings - povo do norte da Europa - com a história de um casal cujo marido viaja com seus companheiros para descobrir novas terras e deixa a esposa em casa, em uma espera solitária, tendo como elo entre eles uma grande árvore. Bem, goste ou não deste tipo de trabalho, Liv e cia. conseguiram atingir um resultado muito interessante. Visualmente, o clipe para faixa ‘Elegy’ – primeiro single do álbum – dá uma boa resumida na narrativa do álbum.
Com a parte conceitual satisfatoriamente criada, a parte musical também é bem sucedida, mostrando uma evolução natural do conjunto. Além do trio guitarra baixo e bateria, foram inseridos instrumentos como violoncelo, violino, pratos sinfônicos, programações e partes orquestradas. Tudo muito bem arranjado, dando a impressão de uma trilha sonora para um filme épico.
É dessa forma que o álbum começa com a faixa-título. Logo em seguida, o metal gótico entra em cena com as ótimas ‘Farewell Proud Men’(excelente refrão) e ‘Elegy’ – com bom potencial comercial. Liv Kristine não precisa se esforçar para deixar claro que figura entre as melhores vocalistas do cenário Goth Metal atual. Em ‘Solemn Sea’, o vocal gutural de Alexander Krull casa perfeitamente com a voz angelical de Liv, dobradinha que se repete com êxito nas canções ‘The Thor’ e ‘New Found Land’, que figuram entre os destaques do CD ao lado das lindas baladas ‘Leaves’ Eyes’ e ‘Mourning Tree’. A veia meio New Age de Liv Kristine, com claras influências da cantora Enya, se manifesta na música ‘Amhrán (Song Of The Winds)’.
A versão nacional de ‘Vinland Saga’, lançada pela Hellion Records, conta com vários bônus: a faixa ‘Heal’, uma nova versão para ‘For Amelie’ – do álbum ‘Lovelorn’ -, além do clipe para ‘Elegy’ e de uma entrevista com Liv, na qual ela aparece caminhando por paisagens belíssimas cobertas de neve – que também ilustram o livreto do CD. Segundo a cantora norueguesa, o inverno de sua terra natal é uma grande fonte de inspiração, principalmente as caminhadas pelos bosques, as noites escuras e as manhãs longas. Ela dá mais detalhes sobre como foi desenvolvido o conceito do álbum, fala das gravações e do tempo demorado para que tudo estivesse completo. Para finalizar, um vídeo intitulado ‘Making Of A Saga’ mostra os músicos em diversos momentos no estúdio.
Track List:
1. Vinland Saga
2. Farewell Proud Men
3. Elegy
4. Solemn Sea
5. Leaves’ Eyes
6. The Thorn
7. Misseri (Turn Green Meadows Into Grey)
8. Amhrán (Song Of The Winds)
9. New Found Land
10. Mourning Tree
11. Twilight Sun
12. Ankomst
13. Heal (bonus track)
14. For Amelie (new version - bonus track)
15. Elegy (video)
16. Interview (video)
17. Making Of A Saga (video)
Site Oficial: http://www.leaveseyes.com/
Material Cedido Por:
Hellion Records
Http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Blackie Lawless puxa a orelha de Gene Simmons por comentário desnecessário sobre Ace Frehley
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa de abertura de um disco de Metal, segundo Max Cavalera
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis



CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



