Resenha - Descent Into Chas - Nightrage
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de debutar de maneira bastante promissora com "Sweet Vengeance" em 2003, o grego Nightrage volta com muita força neste "Descent Into Chaos", apresentando seu violento death metal melódico que remete o ouvinte diretamente aos anos 90, quando este estilo era bem mais cru e estava começando a despontar no cenário.

A formação do Nightrage é de cair o queixo, contando com a voz animal de Tomas Lindberg (ex-At The Gates e ex-The Crown), o líder Marios Iliopoulos (ex-Exhumation) e Gus G (ex-Dream Evil) nas guitarras, contando ainda com os novos integrantes Henric Karlsson no contrabaixo e Fotis Benardo (ex-Septic Flesh) nas baquetas e, complementando, este baterista esbanja criatividade, numa performance excelente que permeia todo o disco.
Em relação ao seu antecessor, "Descent Into Chaos" é ainda mais raivoso e brutal, mesmo apresentando em várias partes guitarras com elementos um pouco mais melódicos, bem na linha do Heavy Metal tradicional. O trabalho de Marios e Gus traz uma coleção de riffs realmente empolgantes, quase thrash, em todas as canções, porém, em termos de agressão, a voz de Tomas é imbatível pela sua aspereza, sendo que em alguns momentos paira no ar a dúvida se não ficou forçado demais.
Das 12 canções, merecem destaque "Phantasma" e "Poems", que mostra o quanto as guitarras estão coesas. A faixa-título é para quebrar pescoços, com Fotis literalmente destruindo sua bateria, excelente faixa! No disco anterior, Tom Englund (Evergrey) participou com sua bela voz, desta vez o convidado aqui é o mais que especial Mikael Stanne (Dark Tranquility), que faz as únicas vozes limpas deste registro em "Frozen", que é a música que mais difere de todo este CD, tendo uma maior dose de metal tradicional. Já a instrumental "Solus" é um exemplo da versatilidade do Nightrage, mostrando a incrível técnica do baterista e ótimas melodias nas guitarras.
Num mercado em que a presença do death melódico está se tornando saturada, com poucas bandas realmente conseguindo inovar, o Darkage vai à contramão, fincando o pé nas raízes do estilo e liberando um trabalho de impacto, agressivo e obscuro, com toneladas de riffs bem encaixados, somados a um sentimento de ira tão grande que são um reflexo da violência do mundo nos dias de hoje. Muito bom mesmo!
NIGHTRAGE - Descent Into Chaos
(2005 – Century Media - importado)
01. Being Nothing
02. Phantasma
03. Poems
04. Descent Into Chaos
05. Frozen
06. Drug
07. Silent Solitude
08. Omen
09. Release
10. Solus (Instrumental)
11. Jubilant Cry
12. Reality vs. Truth
Homepage: www.nightrage.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte



Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



