Resenha - Descent Into Chas - Nightrage
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de debutar de maneira bastante promissora com "Sweet Vengeance" em 2003, o grego Nightrage volta com muita força neste "Descent Into Chaos", apresentando seu violento death metal melódico que remete o ouvinte diretamente aos anos 90, quando este estilo era bem mais cru e estava começando a despontar no cenário.

A formação do Nightrage é de cair o queixo, contando com a voz animal de Tomas Lindberg (ex-At The Gates e ex-The Crown), o líder Marios Iliopoulos (ex-Exhumation) e Gus G (ex-Dream Evil) nas guitarras, contando ainda com os novos integrantes Henric Karlsson no contrabaixo e Fotis Benardo (ex-Septic Flesh) nas baquetas e, complementando, este baterista esbanja criatividade, numa performance excelente que permeia todo o disco.
Em relação ao seu antecessor, "Descent Into Chaos" é ainda mais raivoso e brutal, mesmo apresentando em várias partes guitarras com elementos um pouco mais melódicos, bem na linha do Heavy Metal tradicional. O trabalho de Marios e Gus traz uma coleção de riffs realmente empolgantes, quase thrash, em todas as canções, porém, em termos de agressão, a voz de Tomas é imbatível pela sua aspereza, sendo que em alguns momentos paira no ar a dúvida se não ficou forçado demais.
Das 12 canções, merecem destaque "Phantasma" e "Poems", que mostra o quanto as guitarras estão coesas. A faixa-título é para quebrar pescoços, com Fotis literalmente destruindo sua bateria, excelente faixa! No disco anterior, Tom Englund (Evergrey) participou com sua bela voz, desta vez o convidado aqui é o mais que especial Mikael Stanne (Dark Tranquility), que faz as únicas vozes limpas deste registro em "Frozen", que é a música que mais difere de todo este CD, tendo uma maior dose de metal tradicional. Já a instrumental "Solus" é um exemplo da versatilidade do Nightrage, mostrando a incrível técnica do baterista e ótimas melodias nas guitarras.
Num mercado em que a presença do death melódico está se tornando saturada, com poucas bandas realmente conseguindo inovar, o Darkage vai à contramão, fincando o pé nas raízes do estilo e liberando um trabalho de impacto, agressivo e obscuro, com toneladas de riffs bem encaixados, somados a um sentimento de ira tão grande que são um reflexo da violência do mundo nos dias de hoje. Muito bom mesmo!
NIGHTRAGE - Descent Into Chaos
(2005 – Century Media - importado)
01. Being Nothing
02. Phantasma
03. Poems
04. Descent Into Chaos
05. Frozen
06. Drug
07. Silent Solitude
08. Omen
09. Release
10. Solus (Instrumental)
11. Jubilant Cry
12. Reality vs. Truth
Homepage: www.nightrage.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
A banda mais subestimada de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, do Rush
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



