Resenha - Descent Into Chas - Nightrage
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 18 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de debutar de maneira bastante promissora com "Sweet Vengeance" em 2003, o grego Nightrage volta com muita força neste "Descent Into Chaos", apresentando seu violento death metal melódico que remete o ouvinte diretamente aos anos 90, quando este estilo era bem mais cru e estava começando a despontar no cenário.

A formação do Nightrage é de cair o queixo, contando com a voz animal de Tomas Lindberg (ex-At The Gates e ex-The Crown), o líder Marios Iliopoulos (ex-Exhumation) e Gus G (ex-Dream Evil) nas guitarras, contando ainda com os novos integrantes Henric Karlsson no contrabaixo e Fotis Benardo (ex-Septic Flesh) nas baquetas e, complementando, este baterista esbanja criatividade, numa performance excelente que permeia todo o disco.
Em relação ao seu antecessor, "Descent Into Chaos" é ainda mais raivoso e brutal, mesmo apresentando em várias partes guitarras com elementos um pouco mais melódicos, bem na linha do Heavy Metal tradicional. O trabalho de Marios e Gus traz uma coleção de riffs realmente empolgantes, quase thrash, em todas as canções, porém, em termos de agressão, a voz de Tomas é imbatível pela sua aspereza, sendo que em alguns momentos paira no ar a dúvida se não ficou forçado demais.
Das 12 canções, merecem destaque "Phantasma" e "Poems", que mostra o quanto as guitarras estão coesas. A faixa-título é para quebrar pescoços, com Fotis literalmente destruindo sua bateria, excelente faixa! No disco anterior, Tom Englund (Evergrey) participou com sua bela voz, desta vez o convidado aqui é o mais que especial Mikael Stanne (Dark Tranquility), que faz as únicas vozes limpas deste registro em "Frozen", que é a música que mais difere de todo este CD, tendo uma maior dose de metal tradicional. Já a instrumental "Solus" é um exemplo da versatilidade do Nightrage, mostrando a incrível técnica do baterista e ótimas melodias nas guitarras.
Num mercado em que a presença do death melódico está se tornando saturada, com poucas bandas realmente conseguindo inovar, o Darkage vai à contramão, fincando o pé nas raízes do estilo e liberando um trabalho de impacto, agressivo e obscuro, com toneladas de riffs bem encaixados, somados a um sentimento de ira tão grande que são um reflexo da violência do mundo nos dias de hoje. Muito bom mesmo!
NIGHTRAGE - Descent Into Chaos
(2005 – Century Media - importado)
01. Being Nothing
02. Phantasma
03. Poems
04. Descent Into Chaos
05. Frozen
06. Drug
07. Silent Solitude
08. Omen
09. Release
10. Solus (Instrumental)
11. Jubilant Cry
12. Reality vs. Truth
Homepage: www.nightrage.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O álbum de rock que deslumbrou Elton John; "Nunca tinha escutado sons tão mágicos"
Andreas Kisser apresenta cinco álbuns essenciais para conhecer o Heavy Metal
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



