Resenha - Accidentally On Purpose - Gillan & Glover
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 29 de maio de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Devo confessar que eu tinha medo de "Accidentally On Purpose". Tinha medo porque o fato de Ian Gillan e Roger Glover, dois monstros sagrados do rock n’ roll terem se aventurado em álbuns solos indicava a tentativa de fugir um pouco do estilo de sua banda (o Deep Purple, duh!) e isso tanto poderia ser excelente – se bem trabalhado – quanto um desastre lamentável. Meu receio foi confirmado em parte, como ficará claro a seguir.

A primeira, "Clouds And Rain" é uma balada razoável, pensei: "legal, o resto do álbum deve ser muito superior". Aí vem "Evil Eye", que é uma ótima música, isso se o seu sonho for voltar aos anos 70 para freqüentar o Studio 54. "She Took My Breath Away" parece trilha sonora de desenho da Disney, o que, no caso, não é um elogio, e essa seqüência indigesta culmina com "Dislocated" – que apesar do curto solo de sax, é a mais constrangedora de todas.
Aí as coisas melhoram com a maravilhosa "Via Miami", um típico rockabilly retrô até o osso (a exemplo de "The Purple People Eater" e "Telephone Box", ainda melhor pelos arranjos de metais), continuando nos trilhos com "I Can’t Dance To That", gostosíssimo hard rock suingado na medida certa e que demonstra com precisão a linha que deveria imperar neste trabalho, sendo a melhor das 13. E a boa fase permanece (oh!, que maravilha) no jazz-fusion de "Can´t Believe You Wanna Leave". "Lonely Avenue" é um bom exemplo de r&b bem feito, contendo uma interpretação cativante de Ian.
A parte valorosa do material encerra-se com "I Thoug No", blues purinho, direto da fonte, elevando climas que só uma harmônica bem tocada consegue propiciar.
Quando ameaçamos esboçar um sorriso no rosto, vem "Cayman Island", rivalizando com "Dislocated" no quesito "vergonha", pois é um reggaezinho que, com o perdão da palavra, está completamente deslocado.
É esta colcha de retalhos o grande problema de "Accidentaly On Purpose", as composições não transparecem uma unidade, um fio condutor razoavelmente equilibrado entre elas e aí cai-se em momentos de puro êxtase intercalados por todo tipo de influências da dupla – não necessariamente nefastas mas colocadas erroneamente - que conseguiram reunir.
Não se trata de ter a cabeça aberta e/ou apreciar vários outros estilos musicais que não se encaixam no contexto rock/metal, até porque este que vos fala insere-se nos dois grupos, mas a verdade a ser encarada é que o álbum é muito inferior ao que gostaríamos de admitir. Podemos resumir dizendo que sua polpa (seu núcleo) é realmente saborosa, entretanto, as extremidades beiram ao ridículo.
Divertido e despreocupado, porém, abaixo das expectativas.
Formação:
Ian Gillan (Vocal)
Roger Glover (Baixo)
Randy Brecker (Guitarra)
Andy Newmark (Bateria)
Dr. John (Piano)
Site Oficial: http://www.deep-purple.com
Outras resenhas de Accidentally On Purpose - Gillan & Glover
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Anthrax divulga vídeo de "Everybody's Got a Plan", faixa de seu próximo álbum
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


