Resenha - Whispers - Ignis Fatuus
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de maio de 2001
A banda finlandesa Ignis Fatuus mostra em seu quarto trabalho demo um progressivo consistente, com influências de metal melódico e extremo. O instrumental do grupo é a maior base progressiva que podemos identificar nas músicas. Apesar disso, ainda podemos observar algumas passagens de guitarra e teclado que nos remetem ao melódico, como fica claro na primeira faixa, "Like My Deeds".

As influências de conjuntos tradicionais/melódicos ficam mais evidentes com o vocalista Petri Kangas, que manda agudos espetaculares em todas as composições. No entanto, Kangas não se limita a isso, e impressiona com graves firmes e variações espantosas.
O trabalho de guitarras de Jarno Juntunen e Alexi Ranta é bom. Os riffs não são o ponto forte de ambos, mas nos solos, quando contam com o apoio do tecladista Antti Hänninen, eles se sobressaem. Ótima técnica - com destaque para os arpejos - e um senso melódico acima da média.
O baterista Ilka Harjula e o baixista Timo Mustonen também mostram ser profundos conhecedores de seus instrumentos. As levadas de Harjula são precisas e o baixo de Mustonen sempre apresenta linhas marcantes.
Os finlandeses pisaram na bola no uso de vocais mais agressivos, extremos. Definitivamente essa não é a praia do grupo. O que poderia soar original, acabou soando estranho e mal feito. Não deu certo e esse tipo de vocalização tem que ser excluída das composições. Petri Kangas não leva o mínimo jeito pra isso. Sua atuação nesse quesito é péssima.
Com uma produção melhor, mas muito melhor mesmo, e alterações nessas partes falhas, essa banda tem tudo para fazer sucesso e lançar trabalhos fenomenais. Os músicos são extraordinários e merecem um "feed-back" decente.
Site Oficial – http://www.ee.oulu.fi/~iharjula
E-mail – [email protected]
Petri Kangas (Vocais)
Antti Hänninen (Teclados)
Alexi Ranta (Guitarra)
Timo Mustonen (Baixo Fretless)
Ilkka Harjula (Bateria & Vocais Adicionais)
Jarno Juntunen (Guitarra)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Michale Graves não se enxerga mais como parte do punk e já começou mudança na carreira
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
O dia que Blaze Bayley achou que sua voz parecia com a de Ronnie James Dio (e se enganou)
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Metallica - Perguntas e respostas e curiosidades
A sincera opinião de um nativo indígena sobre "Run to the Hills" do Iron Maiden
Dia do Professor: dez discos que são verdadeiras aulas de heavy metal


Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"



