Resenha - Whispers - Ignis Fatuus
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de maio de 2001
A banda finlandesa Ignis Fatuus mostra em seu quarto trabalho demo um progressivo consistente, com influências de metal melódico e extremo. O instrumental do grupo é a maior base progressiva que podemos identificar nas músicas. Apesar disso, ainda podemos observar algumas passagens de guitarra e teclado que nos remetem ao melódico, como fica claro na primeira faixa, "Like My Deeds".

As influências de conjuntos tradicionais/melódicos ficam mais evidentes com o vocalista Petri Kangas, que manda agudos espetaculares em todas as composições. No entanto, Kangas não se limita a isso, e impressiona com graves firmes e variações espantosas.
O trabalho de guitarras de Jarno Juntunen e Alexi Ranta é bom. Os riffs não são o ponto forte de ambos, mas nos solos, quando contam com o apoio do tecladista Antti Hänninen, eles se sobressaem. Ótima técnica - com destaque para os arpejos - e um senso melódico acima da média.
O baterista Ilka Harjula e o baixista Timo Mustonen também mostram ser profundos conhecedores de seus instrumentos. As levadas de Harjula são precisas e o baixo de Mustonen sempre apresenta linhas marcantes.
Os finlandeses pisaram na bola no uso de vocais mais agressivos, extremos. Definitivamente essa não é a praia do grupo. O que poderia soar original, acabou soando estranho e mal feito. Não deu certo e esse tipo de vocalização tem que ser excluída das composições. Petri Kangas não leva o mínimo jeito pra isso. Sua atuação nesse quesito é péssima.
Com uma produção melhor, mas muito melhor mesmo, e alterações nessas partes falhas, essa banda tem tudo para fazer sucesso e lançar trabalhos fenomenais. Os músicos são extraordinários e merecem um "feed-back" decente.
Site Oficial – http://www.ee.oulu.fi/~iharjula
E-mail – [email protected]
Petri Kangas (Vocais)
Antti Hänninen (Teclados)
Alexi Ranta (Guitarra)
Timo Mustonen (Baixo Fretless)
Ilkka Harjula (Bateria & Vocais Adicionais)
Jarno Juntunen (Guitarra)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
O hit de Frejat que homens demoraram a sacar o sentido: "As mulheres foram mais rápidas"
A decisão artística de Frejat que Humberto Gessinger não concorda e considera pragmática
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



