Resenha - Free Live - Free
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de dezembro de 2004
Formado em 1968 por Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra) e Paul Rodgers (voz), Free foi mais uma das grandes bandas britânicas surgidas nos anos 60 e a razão de seu sucesso era o blues pesadão que tocavam com muita paixão.
Lançado em 1971, Free Live é o quinto trabalho da banda, sendo o primeiro ao vivo, que vem registrar a atuação do conjunto em sua melhor fase criativa, numa compilação das melhores faixas tocadas em uma apresentação no Croydon Fairfield Hall.
O disco já começa com seu maior hit, "All Right Now", passando por "I´m A Mover", "Be My Friend" (nada me tira da cabeça que esta canção é o embrião da música "Bad Company", do primeiro álbum da banda BAD COMPANY, formada anos depois), as espetaculares "Fire And Water" e "Ride On Pony", que tem grande impacto junto ao público. Mas o ponto alto realmente fica em "Mr Big", com um ótimo solo de guitarra de Kossoff, onde em seguida entra Fraser solando longamente seu contrabaixo junto com a música, até seu final. E o público vai ao delírio! Segue com a mais bluesy, "The Hunter", e o disco termina com a inspirada balada "Get Where I Belong". Esse Free Live alcançou a 4ª posição no Reino Unido, se transformando numa grande lembrança aos fãs da banda.
Após este ao vivo, Free, depois de uma série de problemas, onde membros saem, formam-se projetos paralelos, conseguem lançar ainda dois trabalhos sem muita expressão, novamente a formação se altera, formam-se mais projetos, dos quais o que realmente se destacou foi o Bad Company, que lançou vários discos de grande sucesso comercial, ofuscando até mesmo o brilho do antigo Free.
Observando com atenção sua música, podemos perceber o quanto o AC/DC bebeu na fonte desta banda...
Free "Live" - Island Records – 1971
All Right Now
I'm A Mover
Be My Friend
Fire And Water
Ride On Pony
Mr Big
The Hunter
Get Where I Belong
Discografia:
Tons of Sobs - 1968
Free - 1969
Fire and Water - 1970
Highway - 1970
Free Live -June 1971
Free at Last - May 1972
Heartbreaker - January 1973
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"



Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Maior hit, "All Right Now" acabou com a carreira do Free, admite baterista
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



