Resenha - Free Live - Free

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Formado em 1968 por Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra) e Paul Rodgers (voz), Free foi mais uma das grandes bandas britânicas surgidas nos anos 60 e a razão de seu sucesso era o blues pesadão que tocavam com muita paixão.
5000 acessosRoger Moreira: chamando Pitty de "imbecil" via rede social5000 acessosEm 21/08/1989: Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte

Lançado em 1971, Free Live é o quinto trabalho da banda, sendo o primeiro ao vivo, que vem registrar a atuação do conjunto em sua melhor fase criativa, numa compilação das melhores faixas tocadas em uma apresentação no Croydon Fairfield Hall.

O disco já começa com seu maior hit, “All Right Now”, passando por “I´m A Mover”, “Be My Friend” (nada me tira da cabeça que esta canção é o embrião da música “Bad Company”, do primeiro álbum da banda BAD COMPANY, formada anos depois), as espetaculares “Fire And Water” e “Ride On Pony”, que tem grande impacto junto ao público. Mas o ponto alto realmente fica em “Mr Big”, com um ótimo solo de guitarra de Kossoff, onde em seguida entra Fraser solando longamente seu contrabaixo junto com a música, até seu final. E o público vai ao delírio! Segue com a mais bluesy, “The Hunter”, e o disco termina com a inspirada balada “Get Where I Belong”. Esse Free Live alcançou a 4ª posição no Reino Unido, se transformando numa grande lembrança aos fãs da banda.

Após este ao vivo, Free, depois de uma série de problemas, onde membros saem, formam-se projetos paralelos, conseguem lançar ainda dois trabalhos sem muita expressão, novamente a formação se altera, formam-se mais projetos, dos quais o que realmente se destacou foi o Bad Company, que lançou vários discos de grande sucesso comercial, ofuscando até mesmo o brilho do antigo Free.

Observando com atenção sua música, podemos perceber o quanto o AC/DC bebeu na fonte desta banda...

Free "Live" - Island Records – 1971

All Right Now
I'm A Mover
Be My Friend
Fire And Water
Ride On Pony
Mr Big
The Hunter
Get Where I Belong

Discografia:
Tons of Sobs - 1968
Free - 1969
Fire and Water - 1970
Highway - 1970
Free Live -June 1971
Free at Last - May 1972
Heartbreaker - January 1973

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Free"

Total GuitarTotal Guitar
Os 20 melhores riffs de guitarra da história

Hit ParaderHit Parader
Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

Rock Hall Of FameRock Hall Of Fame
25 bandas que ainda precisam ser nomeadas

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Free"

Roger MoreiraRoger Moreira
Chamando Pitty de "imbecil" via rede social

Em 21/08/1989Em 21/08/1989
Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte

Bonnie RottenBonnie Rotten
Estrela pornô fala do amor ao Metal

5000 acessosBeatles: tocando "Stairway To Heaven" no YouTube?5000 acessosRock Progressivo: Você sabe que está ouvindo demais quando...5000 acessosBon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão5000 acessosMax Cavalera: Korn, FNM e Black Sabbath nas gravações do "Roots"5000 acessosBig Brother Brasil: rock é coisa do demônio, diz a ex-miss Vivian2336 acessosDeath Angel: clássico da banda em comercial de fast-food

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online