Resenha - Valley Of The Shadow - Sabbatariam

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade


A idéia de lançar um "split cd" me parece ótima para bandas iniciantes. Ganha-se em custo, divulgação, promoção, intercâmbio e experiência. Neste caso, temos duas bandas do metal extremo cristão lutando para ganhar reconhecimento. Uma é o inacreditavelmente fiel ás raízes Demoniciduth (matador de demônios), oriundos da Suíça. A começar pela capa do álbum ao qual colocaram o tradicional aviso aos pais quanto á letras ofensivas, só que parafraseando num modo cristão, está escrito: "Satanist Advisory: Christian Lyrics". Postura assumidamente cristã como os mestres do passado. Lutando para erguer o metal suíço. Não adiantaria nada estes pontos favoráveis se o Demoniciduth não fizesse jus á responsabilidade que ostentam. Já começam com uma ótima produção em vista dos recursos que tiveram, e praticando (acreditem) o black metal raiz (leia-se cru, empolgante e com ótimos riffs). A tonalidade alcançada pelos vocais é excelente (assim como a inter relação entre os dois) e a brutalidade sonora da banda é realçada pela ótima timbragem e microfonação da bateria, ajudada, é claro, pela boa pegada do polvo Hazaël. Alternando letras em inglês e francês (que se explica pelo fato dos rapazes morarem na parte de colonização francesa da Suíça), o Demoniciduth agradará em cheio aos amantes do som pesado sem frescuras e embromações desnecessárias. As músicas são todas guiadas por riffs, simplórios mas eficientes e as distorções usadas pelo guitarrista proporcionam a plena identificação do que está sendo mostrado, ao contrário do irritante efeito "colméia de abelha" que muitas bandas black usam. A harmonia do conjunto contribui fundamentalmente para que as músicas soem concisas e empolgantes. As 7 faixas do álbum são uma excelente amostra do que de melhor está sendo feito no underground extremo europeu, destacando-se o manifesto anti-aborto da letra de "Thou Shalt Not Kill" e a maravilhosa "New Life" - digna de muitas audições - só me restando dar os parabéns para a perseverança do Demoniciduth.

Metallica: Casal toca "Master" no casamento e ganha encontro com a bandaDeath Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Já o Sabbatariam (de Minas Gerais) vem numa linha mais abrangente, fazendo jus ao seu auto-intitulado "death progressivo". Isso se deve especialmente aos vocais de Daniel Corpse que apresentam ótimas variações entre o gutural clássico e o vocal black mais rasgado (ou screams se preferirem) e ao instrumental que constantemente alterna entre partes mais velozes, cavalgadas e momentos mais densos e soturnos. Só que são atrapalhados por uma produção confusa e desconexa (um belo escorregão na mixagem...), comprometendo a execução das idéias apresentadas pelos mineiros. Mas como tudo que é bom consegue se sobressair apesar das dificuldades, basta ouvir o primor de pauladas como "Bear The Temptation" e "Putrid Corpse" para sacar que os garotos estão num ótimo caminho, e aprendendo com bons frutos como se fazer death metal de verdade á custa de muita luta e amor. "To The End" é pra fechar o álbum deixando a certeza de que muita coisa boa virá, mescla doom/death bem azeitada e a bela e curta participação da vocalista Paula Areli. O Brasil ainda é bebê no metal cristão, mas se ainda sim somos uma das três maiores potências mundiais do "estilo", dá para ter uma bela noção de onde podemos chegar. E com certeza o Sabbatariam vem se juntar para pavimentar esse caminho com material de primeira qualidade.

Nota (Demoniciduth/Dogs Of Antichrist): 8
Nota (Sabbatariam/The Valley Of The Shadow): 7

Demoniciduth:
Taanak (Baixo/Vocais "Scream")
Lemekh (Guitarra)
Hazaël: (Bateria/Vocais "Growl")

Sabbatariam:
Daniel Corpse (Vocais)
Isaque Soares (Baixo)
Marcos Werneck (Guitarra e backing vocals)
Fábio A. A. (Bateria e backing vocals)

Site: www.sabbatariam.tk




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sabbatariam"


Metallica: Casal toca Master no casamento e ganha encontro com a bandaMetallica
Casal toca "Master" no casamento e ganha encontro com a banda

Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOLDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336