Resenha - Semblance Of Normality - Skyclad
Por Sílvio Costa
Postado em 10 de setembro de 2004
A melhor definição para o novo disco do Skyclad está no próprio título do álbum. Depois da apreensão gerada pela partida do vocalista Martin Walkier, a banda lança material inédito, agora com os vocais de Kevin Ridley. O substituto do vocalista e letrista dos mais inspirados do heavy metal é velho conhecido dos fãs da banda, tendo sido ele o responsável pela produção de todos os álbuns já lançados pelo Clad, sempre participando ativamente deles, até ser efetivado como guitarrista do grupo a partir de 1999. Outras mudanças são até mais perceptíveis diante das provocadas pela mudança no line-up. A arte do álbum desta vez não ficou a cargo de Duncan Storr. O trabalho da artista irlandesa Marie Wright surpreende pela simplicidade. A sonoridade mais heavy foi valorizada pela produção (aqui não há surpresas. O responsável foi, novamente, Kevin Ridley) e, de modo geral, pode-se dizer com segurança que o Skyclad acertou em cheio em A Semblance of Normality.

Autênticas obras-primas em termos de peso, como é o caso de "A Survival Campaign" e "Ten Little Kingdoms", são fruto do excelente trabalho de Steve Ramsey e Kevin Ridley nas guitarras, que soam de modo jamais ouvido nos trabalhos anteriores do Skyclad. "Another drinking song", por outro lado, contrabalança as coisas, lembrando muito as canções acústicas de Oui Avant-Garde à Chance (1996).
O Skyclad não ficou imune aos atentados de 11 de setembro, mas, diferentemente do que fez a maioria das bandas, eles não apelaram para sentimentalismos ou para o maniqueísmo barato. "A Good Day to Bury Bad News", apesar de ser uma das músicas mais soturnas do disco, tem uma letra que mantém o humor. "NTRWB (Not the Roman Wall Blues)" chega a lembrar a fase boa do Metallica e a presença de um Hammond discretíssimo nesta mesma faixa dá um toque de classe que só o Skyclad parece conseguir sem soar pedante.
A presença da London Royal Philarmonic Orchestra em cinco das treze faixas significou um passo adiante em termos de acréscimo de influências e modernização do som da banda. Percebe-se de imediato que o Skyclad utilizou as orquestrações de modo inovador, escapando da armadilha de simplesmente acrescentar passagens orquestradas a sua música. A RPO acrescentou ainda mais peso nas faixas em que participa e deixou espaço ainda maior para os malabarismos de Georgina Biddle (Violino) e para a pegada heavy/bluesy de Steve Ramsey.
A Semblance of Normality é um bálsamo contra a apatia criativa que tem dominado o cenário nos últimos tempos. É bom ver o Skyclad de volta a ativa. De modo geral, A Semblance of Normality é ainda melhor que Folkémon (2000), principalmente por resgatar a essência metálica da banda, coisa que, aliás, vinha sendo feito desde antes da saída de Martin Walkier. Os fãs podem ficar sossegados e desfrutar um dos melhores discos destes malucos de Newcastle e forte concorrente a um dos melhores do ano. Mas para aqueles que, apesar de tudo, ainda sentirem falta dos vocais ensandecidos de Martin Walkier, em breve ele deve estar lançando material de sua nova banda, The Clan Destined.
Banda:
Kevin Ridley – Vocais, Guitarra
Steve Ramsey – Guitarra
Graeme English – Baixo
Georgina Biddle – Violino e Teclados
Aaron Walton – Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Como foram os shows do Faith No More com Courtney Love nos vocais, segundo o baixista Bill Gould
A banda de metal da nova geração que fez Gastão Moreira se lembrar do Backstreet Boys
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
A opinião de Humberto Gessinger sobre o Mamonas Assassinas
O profundo significado de "Nothing Else Matters", maior balada da história do metal
Como Ozzy reagiu à sua demissão do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



