Resenha - Semblance Of Normality - Skyclad
Por Sílvio Costa
Postado em 10 de setembro de 2004
A melhor definição para o novo disco do Skyclad está no próprio título do álbum. Depois da apreensão gerada pela partida do vocalista Martin Walkier, a banda lança material inédito, agora com os vocais de Kevin Ridley. O substituto do vocalista e letrista dos mais inspirados do heavy metal é velho conhecido dos fãs da banda, tendo sido ele o responsável pela produção de todos os álbuns já lançados pelo Clad, sempre participando ativamente deles, até ser efetivado como guitarrista do grupo a partir de 1999. Outras mudanças são até mais perceptíveis diante das provocadas pela mudança no line-up. A arte do álbum desta vez não ficou a cargo de Duncan Storr. O trabalho da artista irlandesa Marie Wright surpreende pela simplicidade. A sonoridade mais heavy foi valorizada pela produção (aqui não há surpresas. O responsável foi, novamente, Kevin Ridley) e, de modo geral, pode-se dizer com segurança que o Skyclad acertou em cheio em A Semblance of Normality.

Autênticas obras-primas em termos de peso, como é o caso de "A Survival Campaign" e "Ten Little Kingdoms", são fruto do excelente trabalho de Steve Ramsey e Kevin Ridley nas guitarras, que soam de modo jamais ouvido nos trabalhos anteriores do Skyclad. "Another drinking song", por outro lado, contrabalança as coisas, lembrando muito as canções acústicas de Oui Avant-Garde à Chance (1996).
O Skyclad não ficou imune aos atentados de 11 de setembro, mas, diferentemente do que fez a maioria das bandas, eles não apelaram para sentimentalismos ou para o maniqueísmo barato. "A Good Day to Bury Bad News", apesar de ser uma das músicas mais soturnas do disco, tem uma letra que mantém o humor. "NTRWB (Not the Roman Wall Blues)" chega a lembrar a fase boa do Metallica e a presença de um Hammond discretíssimo nesta mesma faixa dá um toque de classe que só o Skyclad parece conseguir sem soar pedante.
A presença da London Royal Philarmonic Orchestra em cinco das treze faixas significou um passo adiante em termos de acréscimo de influências e modernização do som da banda. Percebe-se de imediato que o Skyclad utilizou as orquestrações de modo inovador, escapando da armadilha de simplesmente acrescentar passagens orquestradas a sua música. A RPO acrescentou ainda mais peso nas faixas em que participa e deixou espaço ainda maior para os malabarismos de Georgina Biddle (Violino) e para a pegada heavy/bluesy de Steve Ramsey.
A Semblance of Normality é um bálsamo contra a apatia criativa que tem dominado o cenário nos últimos tempos. É bom ver o Skyclad de volta a ativa. De modo geral, A Semblance of Normality é ainda melhor que Folkémon (2000), principalmente por resgatar a essência metálica da banda, coisa que, aliás, vinha sendo feito desde antes da saída de Martin Walkier. Os fãs podem ficar sossegados e desfrutar um dos melhores discos destes malucos de Newcastle e forte concorrente a um dos melhores do ano. Mas para aqueles que, apesar de tudo, ainda sentirem falta dos vocais ensandecidos de Martin Walkier, em breve ele deve estar lançando material de sua nova banda, The Clan Destined.
Banda:
Kevin Ridley – Vocais, Guitarra
Steve Ramsey – Guitarra
Graeme English – Baixo
Georgina Biddle – Violino e Teclados
Aaron Walton – Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
Os dois extremos do rock nacional pré-anos 1980 que irritavam Renato Russo
Metallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas dos anos 2000
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



