Resenha - Metamorphosis - Uli Jon Roth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Eduardo Corrales
Enviar Correções  


Matéria originalmente publicada no site

DELFOS – Diversão e Cultura
http://delfos.zip.net

publicidade

E a linha que separa o Heavy Metal/Hard Rock e a música clássica fica cada vez mais tênue. Você, como fã de música e talvez até como músico, sem dúvida conhece o clássico As Quatro Estações de Antonio Vivaldi. Considerando que você é um fã de Heavy Metal/Hard Rock (afinal, está lendo essa resenha), já deve ter ouvido as versões Metal para trechos da obra, realizadas pelo At Vance e pela Great Kat. O que você provavelmente não ouviu é esta versão da obra COMPLETA de Vivaldi, onde o principal instrumento é a guitarra.

publicidade

Como fã de Rock e de Música Clássica, assim que fiquei sabendo desse CD, fiquei doido para conhecê-lo. Uma das coisas que mais gosto musicalmente falando é ouvir versões Rock/Heavy para músicas de grandes compositores clássicos. Ou vai dizer que você não gosta de Metal Heart, do Accept, ou de Difficult To Cure, do Rainbow? Se a resposta for positiva, esse CD é para você.

publicidade

Acompanhado da famosa Sky Orchestra, o ex-Scorpions Uli Jon Roth transforma sua guitarra no violino solo da belíssima composição de Vivaldi e faz versões ao mesmo tempo fiéis à original e completamente diferentes. A técnica do cara é simplesmente absurda, pois nem sempre a transposição de uma melodia de violino para a guitarra pode funcionar bem e adaptações sempre são necessárias. Contudo, Uli tira o desafio de letra e faz qualquer amante da guitarra ficar embasbacado com a beleza de seus solos.

publicidade

Os destaques acabam indo para as partes mais famosas da obra original, como a famosíssima introdução para a Primavera, a parte mais pesada do Verão e, é claro, o Inverno, que sempre considerei o movimento mais próximo do Heavy Metal. Por outro lado, nem tudo são flores no CD (afinal, a Primavera é apenas o primeiro movimento) e Uli também optou por colocar algumas narrações que são completamente desnecessárias e quebram o clima geral que predomina no álbum.

publicidade

Como utilizar apenas As Quatro Estações deixaria o CD um pouco curto, Uli decidiu incluir também a sua própria sinfonia, batizada de Metamorphosis e que ocupa as últimas 11 faixas do álbum. Contudo, ao contrário do que se pode esperar, a sinfonia própria não é tão própria assim, e mistura alguns momentos de As Quatro Estações com fraseados que lembram Blues e Rock. Isso não significa que essa composição é ruim, mas se comparada à grandiosidade e beleza que impera nas 13 primeiras faixas, acaba se tornando um tanto quanto... desnecessária.

publicidade

Metamorphosis não é um CD de Rock e nem de Música Clássica. É, na verdade, um álbum que caminha no limiar entre os dois estilos. Se seu gosto musical também caminha nesse limiar, não deixe esse CD passar em branco.

(SPV – 2004)

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Night Demon: banda lança In Trance, EP com participação de Uli Jon Roth


Marty Friedman: Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi HendrixMarty Friedman
"Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"

Uli Jon Roth: ele ainda usa a guitarra do primeiro show de 1968Uli Jon Roth
Ele ainda usa a guitarra do primeiro show de 1968


Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy KilmisterMotorhead
10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister

A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones


Sobre Carlos Eduardo Corrales

Carlos Eduardo Corrales é jornalista e fotógrafo há oito anos. É editor-chefe do Delfos - www.delfos.jor.br - o maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo humorístico do mundo. Sua principal característica é não levar nada a sério, até mesmo quando fala sério. A única exceção, claro, são os ensinamentos do Deus Metal. Com esse ele não brinca, pois não quer que o Vento Preto venha tirar satisfação.

Mais matérias de Carlos Eduardo Corrales no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin