Resenha - Metamorphosis - Uli Jon Roth
Por Carlos Eduardo Corrales
Postado em 17 de agosto de 2004
Matéria originalmente publicada no site
DELFOS – Diversão e Cultura
http://delfos.zip.net
E a linha que separa o Heavy Metal/Hard Rock e a música clássica fica cada vez mais tênue. Você, como fã de música e talvez até como músico, sem dúvida conhece o clássico As Quatro Estações de Antonio Vivaldi. Considerando que você é um fã de Heavy Metal/Hard Rock (afinal, está lendo essa resenha), já deve ter ouvido as versões Metal para trechos da obra, realizadas pelo At Vance e pela Great Kat. O que você provavelmente não ouviu é esta versão da obra COMPLETA de Vivaldi, onde o principal instrumento é a guitarra.

Como fã de Rock e de Música Clássica, assim que fiquei sabendo desse CD, fiquei doido para conhecê-lo. Uma das coisas que mais gosto musicalmente falando é ouvir versões Rock/Heavy para músicas de grandes compositores clássicos. Ou vai dizer que você não gosta de Metal Heart, do Accept, ou de Difficult To Cure, do Rainbow? Se a resposta for positiva, esse CD é para você.
Acompanhado da famosa Sky Orchestra, o ex-Scorpions Uli Jon Roth transforma sua guitarra no violino solo da belíssima composição de Vivaldi e faz versões ao mesmo tempo fiéis à original e completamente diferentes. A técnica do cara é simplesmente absurda, pois nem sempre a transposição de uma melodia de violino para a guitarra pode funcionar bem e adaptações sempre são necessárias. Contudo, Uli tira o desafio de letra e faz qualquer amante da guitarra ficar embasbacado com a beleza de seus solos.
Os destaques acabam indo para as partes mais famosas da obra original, como a famosíssima introdução para a Primavera, a parte mais pesada do Verão e, é claro, o Inverno, que sempre considerei o movimento mais próximo do Heavy Metal. Por outro lado, nem tudo são flores no CD (afinal, a Primavera é apenas o primeiro movimento) e Uli também optou por colocar algumas narrações que são completamente desnecessárias e quebram o clima geral que predomina no álbum.
Como utilizar apenas As Quatro Estações deixaria o CD um pouco curto, Uli decidiu incluir também a sua própria sinfonia, batizada de Metamorphosis e que ocupa as últimas 11 faixas do álbum. Contudo, ao contrário do que se pode esperar, a sinfonia própria não é tão própria assim, e mistura alguns momentos de As Quatro Estações com fraseados que lembram Blues e Rock. Isso não significa que essa composição é ruim, mas se comparada à grandiosidade e beleza que impera nas 13 primeiras faixas, acaba se tornando um tanto quanto... desnecessária.
Metamorphosis não é um CD de Rock e nem de Música Clássica. É, na verdade, um álbum que caminha no limiar entre os dois estilos. Se seu gosto musical também caminha nesse limiar, não deixe esse CD passar em branco.
(SPV – 2004)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Kirk Hammett, do Metallica, explica porque adotou o visual com cabelo curto nos 90
Slash relembra o pior show do Guns N' Roses: "Desabei no bar e comecei a chorar"
A banda de rock "criminosamente subestimada", segundo o crítico Regis Tadeu


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



