Resenha - Metamorphosis - Uli Jon Roth
Por Carlos Eduardo Corrales
Postado em 17 de agosto de 2004
Matéria originalmente publicada no site
DELFOS – Diversão e Cultura
http://delfos.zip.net
E a linha que separa o Heavy Metal/Hard Rock e a música clássica fica cada vez mais tênue. Você, como fã de música e talvez até como músico, sem dúvida conhece o clássico As Quatro Estações de Antonio Vivaldi. Considerando que você é um fã de Heavy Metal/Hard Rock (afinal, está lendo essa resenha), já deve ter ouvido as versões Metal para trechos da obra, realizadas pelo At Vance e pela Great Kat. O que você provavelmente não ouviu é esta versão da obra COMPLETA de Vivaldi, onde o principal instrumento é a guitarra.

Como fã de Rock e de Música Clássica, assim que fiquei sabendo desse CD, fiquei doido para conhecê-lo. Uma das coisas que mais gosto musicalmente falando é ouvir versões Rock/Heavy para músicas de grandes compositores clássicos. Ou vai dizer que você não gosta de Metal Heart, do Accept, ou de Difficult To Cure, do Rainbow? Se a resposta for positiva, esse CD é para você.
Acompanhado da famosa Sky Orchestra, o ex-Scorpions Uli Jon Roth transforma sua guitarra no violino solo da belíssima composição de Vivaldi e faz versões ao mesmo tempo fiéis à original e completamente diferentes. A técnica do cara é simplesmente absurda, pois nem sempre a transposição de uma melodia de violino para a guitarra pode funcionar bem e adaptações sempre são necessárias. Contudo, Uli tira o desafio de letra e faz qualquer amante da guitarra ficar embasbacado com a beleza de seus solos.
Os destaques acabam indo para as partes mais famosas da obra original, como a famosíssima introdução para a Primavera, a parte mais pesada do Verão e, é claro, o Inverno, que sempre considerei o movimento mais próximo do Heavy Metal. Por outro lado, nem tudo são flores no CD (afinal, a Primavera é apenas o primeiro movimento) e Uli também optou por colocar algumas narrações que são completamente desnecessárias e quebram o clima geral que predomina no álbum.
Como utilizar apenas As Quatro Estações deixaria o CD um pouco curto, Uli decidiu incluir também a sua própria sinfonia, batizada de Metamorphosis e que ocupa as últimas 11 faixas do álbum. Contudo, ao contrário do que se pode esperar, a sinfonia própria não é tão própria assim, e mistura alguns momentos de As Quatro Estações com fraseados que lembram Blues e Rock. Isso não significa que essa composição é ruim, mas se comparada à grandiosidade e beleza que impera nas 13 primeiras faixas, acaba se tornando um tanto quanto... desnecessária.
Metamorphosis não é um CD de Rock e nem de Música Clássica. É, na verdade, um álbum que caminha no limiar entre os dois estilos. Se seu gosto musical também caminha nesse limiar, não deixe esse CD passar em branco.
(SPV – 2004)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
As músicas mais difíceis e as preferidas do Slipknot por Eloy Casagrande
A impagável reação de Paul Di'Anno ao ouvir o hit "Morango do Nordeste"
Dave Mustaine: 10 coisas que você não sabia sobre ele
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



