Resenha - Lemuria / Sirius B - Therion
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de agosto de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que faria uma banda como o Therion lançar dois cd’s simultaneamente, com 21 músicas, praticamente um show completo, sabendo que a banda poderia muito bem lançar um cd simples obtendo o mesmo impacto? A resposta é: muito material... e material diversificado o suficiente para ser colocado em dois cd’s, que inicialmente serão lançados juntos, em formato "digipack", e depois passarão a ser vendidos separadamente. Seria mais uma extravagância de Christopher Johnsson e seus asseclas? Ou de fato a banda entrou numa onda criativa tão forte que não havia como evitar o duplo lançamento.

Ouvindo "Lemuria" podemos concluir que o Therion em parte teve uma crise de saudosismo e voltou em parte ao seu passado death, antes de lançar o aclamado "Theli". "Typhon" é pura porradaria, com os elementos clássicos de sempre, mas com as guitarras em evidência total. Os vocais guturais se misturam perfeitamente ao lírico. O mesmo acontece em "Uthark Runa" (com sua levada super cadenciada) e na fantástica "Three Ships of Berik" (dividida em 2 partes: uma mais épica e outra mais agressiva, como se fosse uma batalha medieval... coisa que Joey De Mayo gostaria de ter composto). Há espaço para belas baladas (aonde os vocais líricos dão show) como "Lemuria" e "Feuer Overt re" e músicas mais agressivas como "Abraxas" (quase um heavy oitentista), além da primorosa "The Dreams of Swedenborg", que com sua levada complexa, se torna a melhor do cd. Ainda é o Therion de sempre, mas esse peso adicional com certeza surpreendeu.
Já "Sirius B" é o Therion indo cada vez mais fundo na proposta inicial de retorno as origens, só que com maior e mais constante presença das orquestrações, mas mesmo assim ainda soando extremamente brutal. "Blood of Kings" e "Son of the Sun" (com uma pegada gótica) abrem o cd com peso e agressividade, com vocais rasgados e potentes alternados a vozes femininas suaves e tocantes. "The Khlysti Evangelist" mantém o nível, seguida pela melhor dos dois cd’s, "Dark Venus Persephone", aonde o Therion death e o Therion orquestrado se fundem num só na perfeição total. Outros grandes momentos podem ser encontrados nas duas partes da suíte "Koli Yuga" (peso e orquestração na medida certa") e na quase hard "Melek Taus", além das suaves "Call of Dugon" e "Sirius B" (aonde as orquestrações se sobressaem). Nitidamente um grande cd, trazendo o Therion de sempre, só que mais pesado. Falar que a banda é competente chega a ser redundante diante do que ouvimos nos dois cd’s.
De fato os dois cd’s possuem esta característica em comum: são extremamente pesados, porém "Lemuria" deixa esse peso se sobressair, enquanto que "Sirius B" é mais ligado ao estilo tradicional do Therion. Dois grandes lançamentos, que não competem entre si, fazendo com que o ouvinte fique com uma dúvida cruel: "Qual vou comprar primeiro?".
Site Oficial: http://www.nuclearblast.de
Material Cedido Por:
Nuclear Blast Brasil/Paradoxx Música
Http://www.nuclearblast.de
Http://www.paradoxx.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
A briga de ego que separou a dupla mais importante do punk rock
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones
A característica do Heavy Metal que Humberto Gessinger acha "um saco"
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura

Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Cinco bandas que começaram no death metal e depois viraram outra coisa
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



