Resenha - Lemuria / Sirius B - Therion
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de agosto de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que faria uma banda como o Therion lançar dois cd’s simultaneamente, com 21 músicas, praticamente um show completo, sabendo que a banda poderia muito bem lançar um cd simples obtendo o mesmo impacto? A resposta é: muito material... e material diversificado o suficiente para ser colocado em dois cd’s, que inicialmente serão lançados juntos, em formato "digipack", e depois passarão a ser vendidos separadamente. Seria mais uma extravagância de Christopher Johnsson e seus asseclas? Ou de fato a banda entrou numa onda criativa tão forte que não havia como evitar o duplo lançamento.

Ouvindo "Lemuria" podemos concluir que o Therion em parte teve uma crise de saudosismo e voltou em parte ao seu passado death, antes de lançar o aclamado "Theli". "Typhon" é pura porradaria, com os elementos clássicos de sempre, mas com as guitarras em evidência total. Os vocais guturais se misturam perfeitamente ao lírico. O mesmo acontece em "Uthark Runa" (com sua levada super cadenciada) e na fantástica "Three Ships of Berik" (dividida em 2 partes: uma mais épica e outra mais agressiva, como se fosse uma batalha medieval... coisa que Joey De Mayo gostaria de ter composto). Há espaço para belas baladas (aonde os vocais líricos dão show) como "Lemuria" e "Feuer Overt re" e músicas mais agressivas como "Abraxas" (quase um heavy oitentista), além da primorosa "The Dreams of Swedenborg", que com sua levada complexa, se torna a melhor do cd. Ainda é o Therion de sempre, mas esse peso adicional com certeza surpreendeu.
Já "Sirius B" é o Therion indo cada vez mais fundo na proposta inicial de retorno as origens, só que com maior e mais constante presença das orquestrações, mas mesmo assim ainda soando extremamente brutal. "Blood of Kings" e "Son of the Sun" (com uma pegada gótica) abrem o cd com peso e agressividade, com vocais rasgados e potentes alternados a vozes femininas suaves e tocantes. "The Khlysti Evangelist" mantém o nível, seguida pela melhor dos dois cd’s, "Dark Venus Persephone", aonde o Therion death e o Therion orquestrado se fundem num só na perfeição total. Outros grandes momentos podem ser encontrados nas duas partes da suíte "Koli Yuga" (peso e orquestração na medida certa") e na quase hard "Melek Taus", além das suaves "Call of Dugon" e "Sirius B" (aonde as orquestrações se sobressaem). Nitidamente um grande cd, trazendo o Therion de sempre, só que mais pesado. Falar que a banda é competente chega a ser redundante diante do que ouvimos nos dois cd’s.
De fato os dois cd’s possuem esta característica em comum: são extremamente pesados, porém "Lemuria" deixa esse peso se sobressair, enquanto que "Sirius B" é mais ligado ao estilo tradicional do Therion. Dois grandes lançamentos, que não competem entre si, fazendo com que o ouvinte fique com uma dúvida cruel: "Qual vou comprar primeiro?".
Site Oficial: http://www.nuclearblast.de
Material Cedido Por:
Nuclear Blast Brasil/Paradoxx Música
Http://www.nuclearblast.de
Http://www.paradoxx.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
Flea afirma que seu companheiro Anthony Kiedis não se considera um músico
O megahit do rock nacional com 26 milhões no Spotify inspirado em Fleetwood Mac


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



