Resenha - Terrorizer... The Last Chapter - Dispatched
Postado em 19 de junho de 2004
De vez em quando, um estilo toma de assalto o mundo da música pesada e logo desaparece. Foi assim com o grunge, com o death metal da Flórida e com uma infinidade de outros estilos. O chamado Gottemburg Sound, ou death metal sueco (entenda-se: melódico) está fazendo escola. Formado em 1991, o Dispatched segue à risca a cartilha escrita por seus compatriotas do Meshuggah (da época do maravilhoso Contradictions Collapse), At the Gates, dentre outros. Desse modo, o Dispatched tem atrás de si uma tradição de bons grupos suecos especializados num tipo muito característico de death metal, o que poderia tornar a tarefa de não soar derivativo quase impossível, entretanto, com uma grande dose de talento e algumas idéias simples, a banda consegue se diferenciar e não cair na mesmice que pode representar o fato de se estar preso a um rótulo.

O grande destaque vai mesmo para o vocalista Fredrik Karlsonn. Além de ter um timbre muito semelhante (para não dizer idêntico) ao do grande Thomas Lindberg do At the Gates. Mas o Dispatched consegue se diferenciar não apenas pelas intervenções bem sacadas de teclados e pelo peso absurdo que seus dois guitarristas conseguem imprimir a cada uma das 9 faixas do CD. Algumas delas chamam bastante a atenção por alguns elementos incomuns em bandas do mesmo estilo. O uso de flautas e instrumentos típicos do folclore sueco é um desses elementos, especialmente em faixas como "Override" (a melhor do disco). Além disso, o fato de a banda soar bem mais "limpa" que maior parte dos grupos do estilo é um detalhe que não pode passar despercebido. É claro que todo o peso e distorção características do New Wave of Swedish Death Metal (apenas mais um rótulo...) estão lá, mas estão colocados de forma diferente.
Embora o Dispatched não possa ser chamado de original ou de "grande coisa" em termos de inventividade, vale a pena pela honestidade e pelo cuidado na produção deste Terrorizer. Aliás, por falar em cuidado, mais uma vez merece aplausos o trabalho da gravadora norte-americana Khaosmaster, responsável pelo lançamento deste CD fora da Europa. A exemplo do que aconteceu com outra banda já resenhada aqui no Whiplash (Immortal Rites - Art of Devolution), a qualidade gráfica deste digipack é impressionante, assim como o cuidado no material de divulgação.
Line-up:
Daniel Lundberg - Guitarra, teclados, backing vocal
Fredrik Karlsson - Vocal, teclados
Emil Larsson - Guitarra
Mattias Hellman - Baixo
Dennis Nilsson - Bateria
Tracklist
01. Terrorizer
02. Rebellion
03. Wicked Dreams
04. Waste some Steel
05. Override
06. Mechanical
07. I am Thy Lord
08. Beneath the World of Chaos
09. Under the Ice
Contato:
[email protected]
Material cedido por:
Khaosmaster productions
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
A banda que Steve Harris aprendeu a gostar, mas quando conheceu achou que era "uma cópia"
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"
O guitarrista que para Prince era insuperável; "nunca mais haverá outro como ele"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



