Resenha - Terrorizer... The Last Chapter - Dispatched
Postado em 19 de junho de 2004
De vez em quando, um estilo toma de assalto o mundo da música pesada e logo desaparece. Foi assim com o grunge, com o death metal da Flórida e com uma infinidade de outros estilos. O chamado Gottemburg Sound, ou death metal sueco (entenda-se: melódico) está fazendo escola. Formado em 1991, o Dispatched segue à risca a cartilha escrita por seus compatriotas do Meshuggah (da época do maravilhoso Contradictions Collapse), At the Gates, dentre outros. Desse modo, o Dispatched tem atrás de si uma tradição de bons grupos suecos especializados num tipo muito característico de death metal, o que poderia tornar a tarefa de não soar derivativo quase impossível, entretanto, com uma grande dose de talento e algumas idéias simples, a banda consegue se diferenciar e não cair na mesmice que pode representar o fato de se estar preso a um rótulo.

O grande destaque vai mesmo para o vocalista Fredrik Karlsonn. Além de ter um timbre muito semelhante (para não dizer idêntico) ao do grande Thomas Lindberg do At the Gates. Mas o Dispatched consegue se diferenciar não apenas pelas intervenções bem sacadas de teclados e pelo peso absurdo que seus dois guitarristas conseguem imprimir a cada uma das 9 faixas do CD. Algumas delas chamam bastante a atenção por alguns elementos incomuns em bandas do mesmo estilo. O uso de flautas e instrumentos típicos do folclore sueco é um desses elementos, especialmente em faixas como "Override" (a melhor do disco). Além disso, o fato de a banda soar bem mais "limpa" que maior parte dos grupos do estilo é um detalhe que não pode passar despercebido. É claro que todo o peso e distorção características do New Wave of Swedish Death Metal (apenas mais um rótulo...) estão lá, mas estão colocados de forma diferente.
Embora o Dispatched não possa ser chamado de original ou de "grande coisa" em termos de inventividade, vale a pena pela honestidade e pelo cuidado na produção deste Terrorizer. Aliás, por falar em cuidado, mais uma vez merece aplausos o trabalho da gravadora norte-americana Khaosmaster, responsável pelo lançamento deste CD fora da Europa. A exemplo do que aconteceu com outra banda já resenhada aqui no Whiplash (Immortal Rites - Art of Devolution), a qualidade gráfica deste digipack é impressionante, assim como o cuidado no material de divulgação.
Line-up:
Daniel Lundberg - Guitarra, teclados, backing vocal
Fredrik Karlsson - Vocal, teclados
Emil Larsson - Guitarra
Mattias Hellman - Baixo
Dennis Nilsson - Bateria
Tracklist
01. Terrorizer
02. Rebellion
03. Wicked Dreams
04. Waste some Steel
05. Override
06. Mechanical
07. I am Thy Lord
08. Beneath the World of Chaos
09. Under the Ice
Contato:
[email protected]
Material cedido por:
Khaosmaster productions
[email protected]
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth
O guitarrista que o lendário Keith Richards afirmou não conseguir copiar
O clássico do Iron Maiden que foi escrito em menos de meia hora


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto



