Resenha - Terrorizer... The Last Chapter - Dispatched
Postado em 19 de junho de 2004
De vez em quando, um estilo toma de assalto o mundo da música pesada e logo desaparece. Foi assim com o grunge, com o death metal da Flórida e com uma infinidade de outros estilos. O chamado Gottemburg Sound, ou death metal sueco (entenda-se: melódico) está fazendo escola. Formado em 1991, o Dispatched segue à risca a cartilha escrita por seus compatriotas do Meshuggah (da época do maravilhoso Contradictions Collapse), At the Gates, dentre outros. Desse modo, o Dispatched tem atrás de si uma tradição de bons grupos suecos especializados num tipo muito característico de death metal, o que poderia tornar a tarefa de não soar derivativo quase impossível, entretanto, com uma grande dose de talento e algumas idéias simples, a banda consegue se diferenciar e não cair na mesmice que pode representar o fato de se estar preso a um rótulo.

O grande destaque vai mesmo para o vocalista Fredrik Karlsonn. Além de ter um timbre muito semelhante (para não dizer idêntico) ao do grande Thomas Lindberg do At the Gates. Mas o Dispatched consegue se diferenciar não apenas pelas intervenções bem sacadas de teclados e pelo peso absurdo que seus dois guitarristas conseguem imprimir a cada uma das 9 faixas do CD. Algumas delas chamam bastante a atenção por alguns elementos incomuns em bandas do mesmo estilo. O uso de flautas e instrumentos típicos do folclore sueco é um desses elementos, especialmente em faixas como "Override" (a melhor do disco). Além disso, o fato de a banda soar bem mais "limpa" que maior parte dos grupos do estilo é um detalhe que não pode passar despercebido. É claro que todo o peso e distorção características do New Wave of Swedish Death Metal (apenas mais um rótulo...) estão lá, mas estão colocados de forma diferente.
Embora o Dispatched não possa ser chamado de original ou de "grande coisa" em termos de inventividade, vale a pena pela honestidade e pelo cuidado na produção deste Terrorizer. Aliás, por falar em cuidado, mais uma vez merece aplausos o trabalho da gravadora norte-americana Khaosmaster, responsável pelo lançamento deste CD fora da Europa. A exemplo do que aconteceu com outra banda já resenhada aqui no Whiplash (Immortal Rites - Art of Devolution), a qualidade gráfica deste digipack é impressionante, assim como o cuidado no material de divulgação.
Line-up:
Daniel Lundberg - Guitarra, teclados, backing vocal
Fredrik Karlsson - Vocal, teclados
Emil Larsson - Guitarra
Mattias Hellman - Baixo
Dennis Nilsson - Bateria
Tracklist
01. Terrorizer
02. Rebellion
03. Wicked Dreams
04. Waste some Steel
05. Override
06. Mechanical
07. I am Thy Lord
08. Beneath the World of Chaos
09. Under the Ice
Contato:
[email protected]
Material cedido por:
Khaosmaster productions
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o Diabo
O álbum do Iron Maiden que James Hetfield, do Metallica, usou para aprender a tocar
Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



