Resenha - Beck-Ola - Jeff Beck
Por Ricardo
Postado em 31 de março de 2004
Que Jeff Beck é reconhecido por seu experimentalismo, ousadia, teimosia, ego inflado, genialidade e por ser um encrenqueiro de primeira, não é novidade pra ninguém. Hoje ele enfrenta a crise da modernidade e lança trabalhos que não condizem com sua qualidade como compositor e sua verdadeira faceta de gênio musical.
Jeff Beck - Mais Novidades
Mas deixando isso de lado, vamos voltar a 1969, quando o Jeff Beck Group estava lançando, com Rod Stewart nos vocais e Ron Wood no baixo, uma de suas mais maravilhosas obras, e um dos muitos marcos deixados na história por Beck e sua trupe. O segundo disco do grupo, Beck-Ola é realmente maravilhoso, assim como o primeiro, Truth. Bons tempos em que Beck arrebentava e fazia todos se deliciarem com suas ousadias na Strato. O lema para se apreciar Jeff era muito simples: espere o inesperado. Sempre temperando seu som com os mais diversos tipos de sons e riffs, Jeff gostava de reinventar tudo, e vivia reescrevendo as regras do blues a sua maneira peculiar e geniosa.
O disco já começa quebrando tudo com a excelente versão do eterno rei Elvis para "All Shook Up". Repare nos vocais agudos e rasgados de Rod Stewart e nos riffs geniosos de Beck que rompiam com as estruturas e dava um novo tratamento ao rock n' roll na época. Simplesmente sensacional, Beck é um gênio, somente comparado com Jimi Hendrix, outro verdadeiro gênio do instrumento. A seguir, a bolacha continua com um riff pesado para a época e mais riffs e solos matadores de Beck na excelente "Spanish Boots", tudo temperado com um instrumental fora de série.
A seguir, a maravilhosa "Girl From Mill Valley", com seu instrumental impecável dá o toque jazzístico no disco, com seu maravilhoso piano. A seguir, os caras quebram tudo novamente com outra cover do rei Elvis, "Jailhouse Rock", onde Beck brilha com seus riffs fantásticos, podendo ser comparados somente com a genialidade de um Hendrix, ambos dois monstros da guitarra na época.
A seguir o genial blues "Plynth (Water Down The Drain)", com um arranjo de tirar o fôlego e uma guitarra matadora e com muito feeling de El Becko. Ah, se Beck tivesse imortalizado seu legado somente por esses trabalhos geniais, até o Beckology, ao invés de querer virar clubber anos depois! É só uma opinião, mas é somente por isso que considero Hendrix maior do que Beck, apesar de ambos serem geniais.
A bolacha segue com mais um blues, "The Hangman's Knee", excelente arranjo da banda, e mais uma vez com uma guitarra genial e viajante.
O disco termina com a porrada "Rice Pudding". Uma curiosidade é que Hendrix chupou os riffs dessa música de Beck. É só compará-la com "In From The Storm" de Hendrix, para ver a chupação de riffs no final da música. Claro que não condeno Hendrix por isso, afinal de contas ele e Beck se equiparam em genialidade, mas é evidente a referência.
Resumindo, um disco genial e histórico, de cabeceira mesmo, do JBG que estava no ápice de sua fama e criatividade. Obrigatório para todos aqueles que querem descobrir os grandes gênios da guitarra de todos os tempos, em particular esse grande gênio que influenciou várias gerações de guitarristas e continua influenciando.
Esperamos sinceramente que Jeff, mesmo já sendo um Sr. nos dias de hoje, possa voltar a fazer grandes criações como essa e deixar esse lance techno e hip-hop horroroso de lado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett

As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


