Resenha - Birdland - Yardbirds

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Confesso que me parece uma situação um tanto quanto surreal estar eu, em pleno novo milênio, resenhando um disco do YARDBIRDS, e ainda por cima um trabalho inédito e recente, afinal seu último álbum foi o "Little Games", de 1967/68, portanto lá se vão looongas três décadas e meia (isto se não considerarmos o projeto "Box Of Frogs", que contava com boa parte dos antigos integrantes do grupo, e que registrou dois bons álbuns nos anos oitenta).

Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl RoseBeavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?

Para quem não sabe, nada menos que três guitarristas que entraram para a história passaram pela banda: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, sendo que este último, ao se ver só em 1968, após os demais integrantes decidirem abandonar o barco, rebatizou o grupo provisoriamente de THE NEW YARDBIRDS, tendo chamado três músicos para ocupar as vagas: Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones. Pouco tempo depois, um certo Zeppelin de Chumbo tomaria de assalto o Rock...

Dos outros membros originais, sobraram apenas o baterista Jim McCarty e o guitarrista-base Chris Dreja, já que o baixista Paul Samwell-Smith está afastado da música e o vocalista Keith Relf faleceu tragicamente em 1976, estando McCarty e Dreja contando com o reforço de Gypie Mayo (ex-integrante da banda do DR. FEELGOOD) na guitarra, John Idan no vocal e baixo e Alan Glen na harmônica.

Para manter a tradição de contar com grandes guitarristas em suas fileiras, a banda optou por convocar alguns luminares do instrumento: Brian May (QUEEN), Steve Vai, Joe Satriani, Slash (GUNS N'ROSES), Jeff 'Skunk' Baxter (STEELY DAN, DOOBIE BROTHERS), Steve Lukather (TOTO) além do velho conhecido JEFF BECK, que participam deste disco, juntamente com o vocalista John Reznick (GOO GOO DOLLS).

Pois bem, aliado ao fato do CD trazer oito regravações e apenas sete composições novas, receava que o resultado final pudesse soar como uma caricatura do que representou a banda...

Não é que quebrei a cara? Claro que não há como comparar este novo trabalho com os do passado, mas se analisado como uma espécie de "tributo", diria que resultou em algo bem feito, com muita honra e dignidade, à altura do que o grupo merece.

Talvez o segredo da coisa seja o fato dos convidados especiais, apesar de imprimirem aqui e ali algum pequeno "toque pessoal", não causarem nenhuma interferência na sonoridade do álbum, que soa efetivamente como se o "velho" YARDBIRDS viajasse em uma máquina do tempo e registrasse algo nos dias atuais, bem produzido mas trazendo a química do passado.

Até mesmo as novas composições poderiam perfeitamente se encaixar nos discos antigos, principalmente "Crying Out For Love", "Please Don't Tell Me 'Bout The News" e "An Original Man (A Song For Keith)", esta última uma homenagem ao saudoso Keith Relf.

Mas, nada melhor para resumir o espírito do álbum que recorrer às palavras de Chris Dreja:

"Nosso desejo era criar novas composições e fazer algumas releituras com uma produção moderna, porém preservando a essência do som. Este trabalho foi feito com muito amor, e somos gratos a todos que nos ajudaram, nossos convidados, e principalmente Steve Vai" (este CD foi lançado originalmente pela gravadora do guitarrista, a Favored Nations).

Por último, minha humilde opinião: se você, prezado leitor, gosta do "velho" YARDBIRDS, vale à pena comprar este CD. Faça isto, a banda merece!

Faixas:
I'm Not Talking
Crying Out For Love
The Nazz Are Blue (c/Jeff 'Skunk' Baxter)
For Your Love (c/John Rzeznik)
Please Don't Tell Me 'Bout The News
Train Kept A Rollin' (c/Joe Satriani)
My Saboteur
Shapes Of Things (c/Steve Vai)
My Blind Life (c/Jeff Beck)
Over Under Sideways Down (c/Slash)
Mr You're A Better Man Than I (c/Brian May)
Mystery Of Being
Dream Without A Dream
Happenings Ten Years Time Ago (c/Steve Lukather)
An Original Man
Total time: 56:59

Formação:
Jim McCarty (drums, percussion, backing vocals)
Chris Dreja (energy, rhythm guitar, percussion)
Gypie Mayo (lead and rhythm guitars)
John Idan (lead vocals, bass, rhythm guitars, back vocals)
Alan Glen (harmonica)

also Martin Ditchum & Simon McCarty on percussion

Site oficial: www.theyardbirds.com.

Material cedido por:
Hellion Records - www.hellion.com.br.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Yardbirds"


Surdez e zumbidos: 10 músicos que lutam contra problemas auditivosSurdez e zumbidos
10 músicos que lutam contra problemas auditivos

Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmesCinema
As 10 melhores aparições de bandas em filmes


Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl RoseGuns N' Roses
Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose

Beavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?Beavis e Butthead
Como eles seriam se fossem reais?


Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336