Resenha - Glorious Burden - Iced Earth
Por Rafael Carnovale
Postado em 09 de fevereiro de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O "Peso Glorioso" que o Iced Earth carregou neste cd é algo fantástico. A banda, que após o bom "Horrorshow" perdeu seu carismático vocalista Matthew Barlow, que saiu ou foi saído por motivos pessoais, viveu um hiato crônico. O cd novo estava sendo gravado, e não havia vocal. O acaso (coincidências ou não) fez com que o guitarrista, líder e mentor da banda Jon Schaffer recrutasse provisoriamente Tim "Ripper" Owens (na época ainda vocal do Judas Priest) para cantar no álbum. Mas o incrível ainda estaria por vir: Tim acabaria sendo dispensado do Judas Priest, para o retorno de Rob Halford, e alguns dias depois o destino unia Tim Owens e Iced Earth, desta vez em caráter oficial e permanente.

"The Glorious Burden" é antes de tudo uma afirmação do patriotismo de Jon Schaffer. Se é exagerado ou não, não vem ao caso, já que a análise é puramente musical. Influenciado pelos atentados de 11 de setembro, o mesmo resolveu criar uma obra que ressaltasse toda a glória da independência americana. Começando por colocar o hino americano em uma versão bem pesada como "intro" do cd, "The Star Spangled Banner", dando sequência para a extremamente heavy "Declaration Day" (alguém lembra do 4 de julho?), aonde a banda emenda um heavy altamente influenciado por Iron Maiden com os vocais de Tim se encaixando como uma luva. Tim inclusive não altera em nada seu estilo de cantar. A épica "When the Eagle Cries" (que também aparece numa lindíssima versão acústica como bônus) mostra tal característica. Tim usa mais sua voz limpa, mas não deixa de despejar seus potentes agudos.
O cd apresenta um Iced altamente heavy e com menos peso do que o normal, mas ainda apostando na fusão de heavy/trash que sempre caracterizou a banda. "The Reckoning (Don't Tread on Me)", que saiu como título de EP, é uma faixa pesada, movida pelas guitarras fortes de Schaffer e os vocais endemoniados de Owens. Assim como a "Priest-iana" "Greenface" e a pesadíssima "Attila". Algo que chama a atenção é o uso de corais que são extremamente bem colocados em vários momentos, com participação inclusive de Matthew Barlow (ouça a primeira faixa do cd e veja se você não identifica sua voz).
Não há como destacar uma faixa do cd. "Red Baron/Blue Max" (quem curte aviões clássicos de guerra vai identificar essa fácilmente) é cadenciada e cativante, enquanto que "Hollow Man" traz um Iced Earth bem épico, assim como a suave "Valley" e a "maideniana" "Waterloo" (alguém falou de "Piece of Mind"?)
Insatisfeito em parir um puta cd, Mr. Schaffer ainda nos brinda com a suíte "Gettysburg (1863), que dividida em 3 momentos ("The Devil To Pay", "Hold At All Costs" e "High Water Hawk") e 32 minutos, mostra a perfeita fusão do peso e metal do Iced Earth com orquestra. São 32 minutos de pura história, musicada por uma batida marcante e vocais insadescidos. O momento maior do cd, com total merecimento.
O melhor cd da banda? Seria injusto afirmar, devido ao passado com o ex-vocalista Matthew Barlow, mas que o Iced conseguiu dar a volta por cima e promete horrores com Tim Owens no vocal, isso promete. Compre, faça o diabo, mas tenha essa obra-prima em mãos, cd's como esse não surgem a todo momento.
Line - Up:
Jon Schaffer - Guitarras
Tim Owens - Vocais
James MacDonough - Baixo
Richard Christy - Bateria
Lançado em 2004 pela SPV records. O lançamento nacional ocorrerá pela Century Media.
Outras resenhas de Glorious Burden - Iced Earth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


