Resenha - Glorious Burden - Iced Earth
Por Rafael Carnovale
Postado em 09 de fevereiro de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O "Peso Glorioso" que o Iced Earth carregou neste cd é algo fantástico. A banda, que após o bom "Horrorshow" perdeu seu carismático vocalista Matthew Barlow, que saiu ou foi saído por motivos pessoais, viveu um hiato crônico. O cd novo estava sendo gravado, e não havia vocal. O acaso (coincidências ou não) fez com que o guitarrista, líder e mentor da banda Jon Schaffer recrutasse provisoriamente Tim "Ripper" Owens (na época ainda vocal do Judas Priest) para cantar no álbum. Mas o incrível ainda estaria por vir: Tim acabaria sendo dispensado do Judas Priest, para o retorno de Rob Halford, e alguns dias depois o destino unia Tim Owens e Iced Earth, desta vez em caráter oficial e permanente.

"The Glorious Burden" é antes de tudo uma afirmação do patriotismo de Jon Schaffer. Se é exagerado ou não, não vem ao caso, já que a análise é puramente musical. Influenciado pelos atentados de 11 de setembro, o mesmo resolveu criar uma obra que ressaltasse toda a glória da independência americana. Começando por colocar o hino americano em uma versão bem pesada como "intro" do cd, "The Star Spangled Banner", dando sequência para a extremamente heavy "Declaration Day" (alguém lembra do 4 de julho?), aonde a banda emenda um heavy altamente influenciado por Iron Maiden com os vocais de Tim se encaixando como uma luva. Tim inclusive não altera em nada seu estilo de cantar. A épica "When the Eagle Cries" (que também aparece numa lindíssima versão acústica como bônus) mostra tal característica. Tim usa mais sua voz limpa, mas não deixa de despejar seus potentes agudos.
O cd apresenta um Iced altamente heavy e com menos peso do que o normal, mas ainda apostando na fusão de heavy/trash que sempre caracterizou a banda. "The Reckoning (Don't Tread on Me)", que saiu como título de EP, é uma faixa pesada, movida pelas guitarras fortes de Schaffer e os vocais endemoniados de Owens. Assim como a "Priest-iana" "Greenface" e a pesadíssima "Attila". Algo que chama a atenção é o uso de corais que são extremamente bem colocados em vários momentos, com participação inclusive de Matthew Barlow (ouça a primeira faixa do cd e veja se você não identifica sua voz).
Não há como destacar uma faixa do cd. "Red Baron/Blue Max" (quem curte aviões clássicos de guerra vai identificar essa fácilmente) é cadenciada e cativante, enquanto que "Hollow Man" traz um Iced Earth bem épico, assim como a suave "Valley" e a "maideniana" "Waterloo" (alguém falou de "Piece of Mind"?)
Insatisfeito em parir um puta cd, Mr. Schaffer ainda nos brinda com a suíte "Gettysburg (1863), que dividida em 3 momentos ("The Devil To Pay", "Hold At All Costs" e "High Water Hawk") e 32 minutos, mostra a perfeita fusão do peso e metal do Iced Earth com orquestra. São 32 minutos de pura história, musicada por uma batida marcante e vocais insadescidos. O momento maior do cd, com total merecimento.
O melhor cd da banda? Seria injusto afirmar, devido ao passado com o ex-vocalista Matthew Barlow, mas que o Iced conseguiu dar a volta por cima e promete horrores com Tim Owens no vocal, isso promete. Compre, faça o diabo, mas tenha essa obra-prima em mãos, cd's como esse não surgem a todo momento.
Line - Up:
Jon Schaffer - Guitarras
Tim Owens - Vocais
James MacDonough - Baixo
Richard Christy - Bateria
Lançado em 2004 pela SPV records. O lançamento nacional ocorrerá pela Century Media.
Outras resenhas de Glorious Burden - Iced Earth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Sepultura marca último show na Europa e confirma Crypta entre as atrações de abertura
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


