Resenha - Dreaming Awake - Harmony
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 08 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Du gamla, Du fria, Du fjällhöga nord
Du tysta, Du glädjerika sköna!
Jag hälsar Dig, vänaste land uppå jord,
Din sol, Din himmel, Dina ängder gröna"
Já passou da hora de nós, headbangers, aprendermos a cantar o hino da Suécia, o país é o mais prolífico em novas (e excelentes) bandas de metal da atualidade, somados com seus grandes e históricos representantes (Malmsteen e Cia), numa verdadeira "New Wave Of Swedish Heavy Metal", e o Harmony cai para a vertente mais melódica do movimento.

Teclados lisérgicos, com um grande senso prog, refrões de fácil assimilação, guitarras virtuosas e harmonicamente belíssimas, vocalista dono de uma agradabilíssima voz, usada com perfeição, transmitindo grande dose de sentimento. Em vez de primar pela velocidade incansável, como é costume, o Harmony centra sua atenção na construção dos arranjos, na beleza de suas criações e no que a música vai transmitir ao ouvinte. Temos como ótimo exemplo "The Fall".
No campo mais sentimental e melodicamente perfeitas, com demonstrações de muito talento por parte dos músicos temos "Dreaming Awake" (com um grande refrão – outra forte característica da banda), "Without You" e "Maze Of The Past" (candidata a melhor do álbum, show do tecladista).
No lado mais porrada destaco "The Fall Of Man" e "She", faixas mais rápidas e furiosas, típicas da vertente mais melódica do metal, mas bem balanceadas.
Se o Harmony não procura revolucionar o metal, pelo menos faz competentíssimas combinações de estilos, tem instrumentistas dignos aliado há um bom vocalista e faz sua música soar natural e nem um pouco enjoativa. Recomendadíssimo aos fãs do estilo e pra quem gosta de metal em geral. Uma banda com um futuro promissor pela frente, outra grande revelação da já eternizada Suécia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Edu Falaschi lança "Intuição", single em português com participação de Rafael Bittencourt
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Site americano inclui quatro álbuns de bandas brasileiras entre os maiores da história do thrash
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



