Resenha - Dreaming Awake - Harmony
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 08 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Du gamla, Du fria, Du fjällhöga nord
Du tysta, Du glädjerika sköna!
Jag hälsar Dig, vänaste land uppå jord,
Din sol, Din himmel, Dina ängder gröna"
Já passou da hora de nós, headbangers, aprendermos a cantar o hino da Suécia, o país é o mais prolífico em novas (e excelentes) bandas de metal da atualidade, somados com seus grandes e históricos representantes (Malmsteen e Cia), numa verdadeira "New Wave Of Swedish Heavy Metal", e o Harmony cai para a vertente mais melódica do movimento.

Teclados lisérgicos, com um grande senso prog, refrões de fácil assimilação, guitarras virtuosas e harmonicamente belíssimas, vocalista dono de uma agradabilíssima voz, usada com perfeição, transmitindo grande dose de sentimento. Em vez de primar pela velocidade incansável, como é costume, o Harmony centra sua atenção na construção dos arranjos, na beleza de suas criações e no que a música vai transmitir ao ouvinte. Temos como ótimo exemplo "The Fall".
No campo mais sentimental e melodicamente perfeitas, com demonstrações de muito talento por parte dos músicos temos "Dreaming Awake" (com um grande refrão – outra forte característica da banda), "Without You" e "Maze Of The Past" (candidata a melhor do álbum, show do tecladista).
No lado mais porrada destaco "The Fall Of Man" e "She", faixas mais rápidas e furiosas, típicas da vertente mais melódica do metal, mas bem balanceadas.
Se o Harmony não procura revolucionar o metal, pelo menos faz competentíssimas combinações de estilos, tem instrumentistas dignos aliado há um bom vocalista e faz sua música soar natural e nem um pouco enjoativa. Recomendadíssimo aos fãs do estilo e pra quem gosta de metal em geral. Uma banda com um futuro promissor pela frente, outra grande revelação da já eternizada Suécia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A frase esotérica deturpada por Raul Seixas que ele fez todo mundo cantar
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



