Resenha - Dreaming Awake - Harmony
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 08 de fevereiro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Du gamla, Du fria, Du fjällhöga nord
Du tysta, Du glädjerika sköna!
Jag hälsar Dig, vänaste land uppå jord,
Din sol, Din himmel, Dina ängder gröna"
Já passou da hora de nós, headbangers, aprendermos a cantar o hino da Suécia, o país é o mais prolífico em novas (e excelentes) bandas de metal da atualidade, somados com seus grandes e históricos representantes (Malmsteen e Cia), numa verdadeira "New Wave Of Swedish Heavy Metal", e o Harmony cai para a vertente mais melódica do movimento.

Teclados lisérgicos, com um grande senso prog, refrões de fácil assimilação, guitarras virtuosas e harmonicamente belíssimas, vocalista dono de uma agradabilíssima voz, usada com perfeição, transmitindo grande dose de sentimento. Em vez de primar pela velocidade incansável, como é costume, o Harmony centra sua atenção na construção dos arranjos, na beleza de suas criações e no que a música vai transmitir ao ouvinte. Temos como ótimo exemplo "The Fall".
No campo mais sentimental e melodicamente perfeitas, com demonstrações de muito talento por parte dos músicos temos "Dreaming Awake" (com um grande refrão – outra forte característica da banda), "Without You" e "Maze Of The Past" (candidata a melhor do álbum, show do tecladista).
No lado mais porrada destaco "The Fall Of Man" e "She", faixas mais rápidas e furiosas, típicas da vertente mais melódica do metal, mas bem balanceadas.
Se o Harmony não procura revolucionar o metal, pelo menos faz competentíssimas combinações de estilos, tem instrumentistas dignos aliado há um bom vocalista e faz sua música soar natural e nem um pouco enjoativa. Recomendadíssimo aos fãs do estilo e pra quem gosta de metal em geral. Uma banda com um futuro promissor pela frente, outra grande revelação da já eternizada Suécia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha
O melhor álbum do Metallica de todos os tempos, segundo o rival Bruce Dickinson

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



