Resenha - Mind Revolution - Skyfire

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O acordo estabelecido entre a gravadora européia Hammerheart Records e a brasileira Encore Records vem trazendo bons frutos não só para o mercado brasileiro, mas também para todo o mercado sul-americano. E o "bom fruto" mais recente é este "Mind Revolution", segundo disco oficial da banda sueca Skyfire, que aborda em sua música algo de um black metal estilo Children of Bodom, sem esquecer as bases rápidas e fortes do power metal, tão pouco as melodias e o teclado do metal melódico. Para muitos esta breve caracterizada do som da banda já pode indicar um material nada original, o que realmente acontece, mas se olharmos pelo lado da competência em que o Skyfire executa a sua música, já compensa, pelo menos na minha opinião.

Quatro filhos: rockabilly, pop rock, prog rock e hard rockPlanet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarra

Com o line-up: Henrik Wenngren (vocal), Martin Hanner (guitarra e teclado), Andreas Edlund (guitarra e teclado), Jonas Sjogren (baixo) e Joakim Jonsson (guitarra e bateria) o Skyfire gravou este "Mind Revolution", no conhecido Abyss Studios sob a produção de Peter Neuber e Tommy Tagtgren (Hypocrisy). Com toda esta infra-estrutura o disco não poderia ter ficado melhor! O interessante na banda, a presença de três guitarristas, enche todas as músicas do Skyfire de riffs pesadíssimos, algo pouco comum se tratando da vertente extrema-experimental do grupo. Quando a banda investe em partes levemente orquestradas e com bases extremas (incluindo um vocal extremamente 'black' e de muito bom gosto), o grupo fica ainda mais próximo de bandas como Borknagar e Dimmu Borgir, por exemplo.

Com uma música bem melodiosa, porém bem agressiva também - o disco abre com "Nightmares Nevemore". Uma faixa simplesmente perfeita, mostrando muito bem todas as potencialidades dos suecos. Já a segunda, "Haunted by Shadows", caminha para um lado mais atmosférico e igualmente agressiva, esta com uma interessante extradose de melodias no piano. A extrema "Collind in Mind" é a próxima, acho que a mais 'black' de todo o material. Os lances orquestrados que a banda incluiu ficou muito bom, além de diversas quebradas de bateria muito bem pensadas. Nesta faixa principalmente (como em todo o disco, diga-se de passagem) a presença de guitarras melódicas serve de contraponto bem harmonioso para todos os riffs sujos e pesados do black metal. Incluindo boas doses de melodias e, pasmem, riffs muito caídos para influências como Stratovarius e Sonata Arctica está o outro destaque dentro do CD, "Uncloud the Sky". Voltando para mais metal extremo, "Shapes of Insanity" e "Caged" complementam o leque de boas composições do Skyfire. Sinceramente, não acho que alguma música merece destaque em especial, todas estão em um nível bem satisfatório e merecem igual atenção de quem adquirir esta boa obra intitulada "Mind Revolution".

Para um próximo lançamento, apenas acho que a banda poderia começar a investir em mais novos elementos dentro do som, para não começar a cair na mesmice de sempre criar álbuns repetitivos e muito parecidos entre si. Manter o alto nível deste material acho que facilmente o Skyfire consegue, mas fazer algo melhor, certamente será um desafio para eles...

Site oficial: www.skyfireonline.net

Line-up:
Henrik Wenngren (vocal);
Martin Hanner (guitarra/teclado);
Andreas Edlund (guitarra/teclado);
Jonas Sjogren (baixo);
Joakim Jonsson (guitarra/bateria).

Track-list:
01. Nightmares Nevermore
02. Haunted by Shadows
03. Colliding in Mind
04. Dawn Will Break
05. Uncloud the Sky
06. Shapes of Insanity
07. Blinded by Euphoria
08. Caged
09. Mind Revolution

Material cedido por:
Encore Records (São Paulo, Brasil)
http://www.encorerecords.com.br.


Outras resenhas de Mind Revolution - Skyfire

Resenha - Mind Revolution - Skyfire




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Skyfire"


Quatro filhos: rockabilly, pop rock, prog rock e hard rockQuatro filhos
Rockabilly, pop rock, prog rock e hard rock

Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraPlanet Rock
As músicas com os melhores solos de guitarra


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336