Resenha - Freedom Call - Angra
Por Tiago Dantas
Postado em 16 de dezembro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1997, depois do bem sucedido Holy Land o Angra lançou o EP Freedom Call enquanto preparava o seu terceiro CD de estúdio. O álbum é bastante diversificado contando com covers de outras bandas, versões orquestradas, músicas da primeira demo e outras coisas mais.
Angra - Mais Novidades
O CD abre com a animalesca faixa Freedom Call que não é exatamente uma faixa inédita, pois já havia aparecido em um bootleg não-oficial da banda chamado Eyes of Christ que contém músicas do Holy Land, Freedom Call e Hunters and Prey (sim o próprio!) na voz de André Matos. Com um riff bem pesado e solos realmente virtuosos o CD começa com o pé direito.
Depois aparece Queen Of The Night da primeira demo da banda chamada Reaching Horizons e que não entrou no Angels Cry. Aqui aparece remixada, um pouco diferente da primeira versão.
Em seguida aparece a faixa Reaching Horizons da demo de mesmo nome. Uma das músicas acústicas mais belas do Angra, que inexplicavelmente não entrou no Angels Cry. Como sinal de respeito aos fãs o Angra preferiu trazê-la intacta do original pois se tentassem melhorá-la acabariam estragando-a.
No quarto lugar vem a faixa Stand Away retirada do Angels Cry que aqui aparece em uma versão orquestrada. O Angra consegui retirar todo o peso metal da música e deixá-la apenas com os instrumentos clássicos.
A quinta faixa é na minha opinião uma das maiores surpresas do disco. Nada mais nada menos que Painkiller do Judas Priest que o Angra havia gravado para o álbum A Tribute to Judas Priest - Legends of Metal, no qual o Angra tocou ao lado de bandas como Stratovarius e Blind Guardian. Nesse CD aparece em versão remixada.
A sexta faixa e talvez uma das de menos expressão do álbum é Deep Blue, que veio do Holy Land, e aqui aparece em versão editada. Sem nenhum comentário extra a ser feito essa não é das melhores do Angra.
A maior surpresa do CD são sem dúvida as faixas Angels Cry e Never Understand. Elas foram retiradas do lendário show acústico do Angra na Argentina, a FNAC. Nessas versões, que em alguns momentos chegam a superar as originais, o Angra converteu as músicas para o violão de forma brilhante. Novos arranjos e até mesmo partes de músicas de outros autores foram usadas, como o caso de Never Understand que vem precedida por Asa Branca. Além de tudo isso, as versões trazem uma platéia completamente empolgada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera

Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


