Resenha - SETI - Kovenant
Por Thiago Sarkis
Postado em 25 de julho de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história do The Kovenant é bastante interessante e colabora imensamente na explicação do estilo encontrado e destrinchado em "SETI" ("Search For Extra Terrestrial Intelligence"). A letra K é a marca primeva de toda a ruptura, pois foi a partir da obrigatória mudança de nome – antigamente The Covenant - que o conjunto partiu para a sonoridade futurista, como ousaríamos dizer, mas, a qual, se olharmos a fundo, deixa traços importantes de retro.

Ao ouvir as doze faixas que compõem este disco, o qual é denominado pela gravadora de "cybertrash industrial", podemos nos espantar e ficar atônitos perante tanta estranheza. Contudo, apesar de ser um trabalho sério, bem composto e produzido, não tem toda essa originalidade subentendida pelos rótulos vinculados à banda.
O percurso dos noruegueses não é metódico e por isso tende a um final que soe complexo. Contudo, o que verificamos é uma volta aos anos oitenta, especialmente à música pop e gótica da época, atrelada a guitarras pesadas – até certo ponto -, algumas alusões ao black metal dos álbuns do então Covenant, como "In Time Before The Light" (1995), e finalmente um competente experimentalismo no techno propriamente dito.
É interessante que o tecladista Eric Ljungrenn, programador dos samples e todas as partes eletrônicas, não seja considerado como membro oficial do grupo. Sem ele, a estrutura cederia facilmente e músicas com excelente exploração dos sintetizadores, como "Planet Of The Apes", "Keepers Of The Garden" e "Industrial Twilight", provavelmente soariam execráveis.
Se eles realmente procuram por aquilo que o título do álbum deixa nas entrelinhas, avisem-nos que a inteligência extraterrestre não foi encontrada e o que eles fizeram, com autoridade por sinal, foi um caminho curioso de volta ao passado, levantamento de pontos da fase anterior da banda, e experimento da junção de ambos em elementos modernistas.
É fácil localizar isso. "Star By Star", por exemplo, contém partes que certamente sofreram a influência de Depeche Mode ou New Order – mais da primeira citada pelo lado gótico – e também passagens características deste logradouro seguido pela banda desde "Animatronic" (1999), e agora com mais potência em "SETI" (2003).
Site Oficial – http://www.gentechranch.tk
Formação:
Lex Icon (Vocais - Baixo)
Psy Coma (Guitarra)
Angel (Guitarra)
Von Blomberg (Bateria)
Lançado pela Nuclear Blast no exterior - 2003
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
O tipo de música que Eddie Van Halen odiava tocar apesar de fazê-lo muito bem
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
Iron Maiden: veja Bruce abandonando o palco em 1999
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Regis Tadeu e o desconcertante vício que Angus Young não consegue largar

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



