Resenha - SETI - Kovenant
Por Thiago Sarkis
Postado em 25 de julho de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história do The Kovenant é bastante interessante e colabora imensamente na explicação do estilo encontrado e destrinchado em "SETI" ("Search For Extra Terrestrial Intelligence"). A letra K é a marca primeva de toda a ruptura, pois foi a partir da obrigatória mudança de nome – antigamente The Covenant - que o conjunto partiu para a sonoridade futurista, como ousaríamos dizer, mas, a qual, se olharmos a fundo, deixa traços importantes de retro.

Ao ouvir as doze faixas que compõem este disco, o qual é denominado pela gravadora de "cybertrash industrial", podemos nos espantar e ficar atônitos perante tanta estranheza. Contudo, apesar de ser um trabalho sério, bem composto e produzido, não tem toda essa originalidade subentendida pelos rótulos vinculados à banda.
O percurso dos noruegueses não é metódico e por isso tende a um final que soe complexo. Contudo, o que verificamos é uma volta aos anos oitenta, especialmente à música pop e gótica da época, atrelada a guitarras pesadas – até certo ponto -, algumas alusões ao black metal dos álbuns do então Covenant, como "In Time Before The Light" (1995), e finalmente um competente experimentalismo no techno propriamente dito.
É interessante que o tecladista Eric Ljungrenn, programador dos samples e todas as partes eletrônicas, não seja considerado como membro oficial do grupo. Sem ele, a estrutura cederia facilmente e músicas com excelente exploração dos sintetizadores, como "Planet Of The Apes", "Keepers Of The Garden" e "Industrial Twilight", provavelmente soariam execráveis.
Se eles realmente procuram por aquilo que o título do álbum deixa nas entrelinhas, avisem-nos que a inteligência extraterrestre não foi encontrada e o que eles fizeram, com autoridade por sinal, foi um caminho curioso de volta ao passado, levantamento de pontos da fase anterior da banda, e experimento da junção de ambos em elementos modernistas.
É fácil localizar isso. "Star By Star", por exemplo, contém partes que certamente sofreram a influência de Depeche Mode ou New Order – mais da primeira citada pelo lado gótico – e também passagens características deste logradouro seguido pela banda desde "Animatronic" (1999), e agora com mais potência em "SETI" (2003).
Site Oficial – http://www.gentechranch.tk
Formação:
Lex Icon (Vocais - Baixo)
Psy Coma (Guitarra)
Angel (Guitarra)
Von Blomberg (Bateria)
Lançado pela Nuclear Blast no exterior - 2003
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
Bumblefoot diz que seu pior show com o Guns N' Roses foi no RIR
Manowar: eles vivem o que pregam ou é tudo marketing? Marcus Castellani responde


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



