Resenha - Up - Peter Gabriel
Por Thiago Sarkis
Postado em 04 de junho de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1914 Sigmund Freud escreveu "O Moisés de Michelangelo" (artigo anônimo, o qual ele só assumiria a autoria em 1924), onde ele diz que praticamente não conseguia obter prazer com a música, pois não estava capacitado a explicar o efeito que esta arte provocava nele. Contudo, trinta e dois anos antes, numa carta a Marta (sua noiva na época), Freud se referiu a Beethoven como um grande maestro, daqueles que sabem arrancar do coração humano os seus segredos. Por quê estou falando sobre isso? Simplesmente porque me indago sobre o que o criador da psicanálise diria sobre Peter Gabriel. Não estou a comparar Beethoven e o ex-Genesis. É apenas um questionamento sobre a capacidade de expressar sentimentos e emoções.
Peter Gabriel - Mais Novidades

"Up" é um dos trabalhos mais preciosos da carreira solo de Gabriel. Atual, denso, e tocante, mexendo com o ouvinte em todas as maneiras imagináveis e inimagináveis.
Há o obscuro e assustador indo direto em sua direção com músicas como "Darkness" e "My Head Sounds Like That". Entre estas faixas, podemos encontrar também alguns momentos do pop oitentista, exemplos disso em "Burn You Up, Burn You Down", "The Barry Williams Show" e uma bela passagem de "I Grieve".
Aí surgem canções como "More Than This", "Signal To Noise" e "The Drop", todas tocadas com excelência pelos músicos envolvidos, num imenso e intenso som, propiciado pela ótima produção. Peter interpreta cada uma dessas composições no seu melhor e é possível percebermos cada tom e vibração de sua voz.
Não estou apto a explicar os efeitos da escultura e da pintura em mim como Freud fazia com si próprio, mas geralmente tenho a capacidade de compreender como a música me afeta. Porém, diante dessas onze faixas, das quais destaco "Darkness", My Head Sounds Like That", "I Grieve" e "The Drop", concordo plenamente com o legendário austríaco. É complicado compreender os efeitos e captar todas as nuances da música de Peter Gabriel. São partes tão pessoais, íntimas, explicitadas numa forma tão intensa e profunda, que eu não deveria ter escrito este artigo e você não deveria tê-lo lido.
Site Oficial – http://www.petergabriel.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda

Quando Peter Gabriel descobriu que seus dias no Genesis estavam contados
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos


