O álbum de Peter Gabriel pelo qual Ozzy Osbourne se apaixonou
Por João Renato Alves
Postado em 23 de janeiro de 2026
Lançado em 1986, "So" foi o quinto álbum solo de Peter Gabriel. Vários grandes nomes da música, nos mais variados estilos, já renderam homenagem à obra. Ozzy Osbourne não poderia ficar de fora. Louis, filho do primeiro casamento do Madman, recordou o fanatismo do pai pelo disco em recente aparição no podcast Trying Not to Die, do irmão Jack.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
"Ele ficou obcecado com a produção de 'So' na época. Nossa, como a gente ouviu aquele álbum... Meu pai era louco por ele. Durante a maior parte da nossa vida, a gente só ouvia Beatles, Beatles e mais Beatles, mas esse foi um dos discos que ele não parava de colocar para tocar."
O próprio Ozzy abordou a situação em sua biografia póstuma, "Last Rites" – "O Último Ritual" em sua versão nacional. "Não tem uma música ruim ali. 'In Your Eyes'. 'Red Rain'. 'Mercy Street'. Soam tão atuais hoje quanto soavam naquela época. Durante um ano inteiro, depois do lançamento, toquei o álbum em todos os lugares que ia... O dia todo no ônibus da turnê. A noite toda em qualquer hotel em que estivéssemos hospedados. Aumentava o volume no meu aparelho de som se estivesse perto de uma piscina. Em todos os outros momentos - exceto quando estava no palco - eu estava cantando uma das músicas do tracklist a plenos pulmões."
Em tom de brincadeira, o saudoso frontman do Black Sabbath revelou que ouviu (e cantou) tanto Peter Gabriel naquela época que seu segurança pessoal precisou tirar uma folga para fazer uma "desintoxicação" das canções. Incrivelmente, foi justamente nesse período que Ozzy conheceu o homem por trás de sua obsessão, num encontro casual em um hotel onde estava hospedado durante uma turnê.
"Estava hospedado neste hotel no centro de Manhattan. Naquela manhã, meu segurança me encontrou na minha suíte, entrou no elevador comigo e eu apertei o botão do térreo... então, o elevador parou no mezanino. As portas se abriram. E um cara entrou. E era o Peter Gabriel, p*rra."
Ozzy não conseguiu se conter e precisou falar sobre sua idolatria ao vocalista original do Genesis. O cantor lhe foi muito simpático e proporcionou até mesmo esclarecer uma dúvida sobre o processo de gravação.
"Não conseguia acreditar na minha sorte e disse: 'Nossa, Peter, preciso te dizer, eu amo muito o seu álbum, é realmente uma obra-prima absoluta, só de te ver aqui pessoalmente já me dá vontade de ouvi-lo mais mil vezes.' Ele foi extremamente gentil. Antes de sair, perguntei quanto tempo havia levado para fazer o disco e a resposta foi: 'Ah, muito tempo... pelo menos três meses'. E eu pensei: 'Caramba, se tentasse fazer esse disco desse jeito, levaria trinta anos'. Então, nos despedimos e ele foi embora."
"So" vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo, chegando ao topo de mais de uma dezena de paradas. Cinco das nove faixas do tracklist foram lançadas como singles. Pela ordem: "Sledgehammer", "In Your Eyes", "Don't Give Up", "Big Time" e "Red Rain".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
Para Billy Corgan (Smashing Pumpkins) o rock foi propositalmente sabotado
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister



Sharon Osbourne contradiz Gene Simmons sobre "o fim do rock"
Ozzy Osbourne será homenageado com uma enorme estátua no Hellfest
Sharon Osbourne reafirma que o Ozzfest volta em 2027
Dave Grohl escreveu uma música para Ozzy Osbourne - que a descartou
Veja homenagem a Ozzy Osbourne no BRIT 2026 com tributo em "No More Tears"
Robbie Williams cantará "No More Tears" com a banda solo de Ozzy Osbourne
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
A única banda Punk que Ozzy Osbourne gostou, apesar de criticar o vocalista
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia


