Resenha - Hail To The Thief - Radiohead
Por Rodrigo Simas
Postado em 27 de maio de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que falar do Radiohead??? Adorado por muitos, odiado por alguns, não entendido pela maioria... talvez... o ponto em questão é que a banda está a muitos anos luz de seu tempo, sendo talvez a coisa mais inovadora e original que a música "mainstream" mundial tem a oferecer. Thom Yorke é louco? Simmmmm... um louco genial...como a maioria dos gênios que já passaram por esse mundo.
"Hail To The Thief" não decepcionará os fãs que acompanharam a banda até o último lançamento de estúdio, "Amnesiac". Mais rock do que os dois últimos CDs, este álbum traz tudo de melhor que foi feito desde o clássico irretocável "Ok Computer", sabendo balancear as partes eletrônicas. A primeira faixa, a excelente "2 + 2 = 5" já prova isso, com passagens que nos remetem a pérolas como "Paranoid Android" e "Airbag". As melodias vocais estão no mínimo tensas, com harmonias e arranjos de deixar qualquer um de queixo caído.
"Hail To The Thief" segue com "Sit Down. Stand Up", que após uma longa introdução, entra em uma batida típica da fase eletrônica da banda. "Sail To The Moon" é uma bonita composição, sempre com um clima melancólico, mas que vai emocionar muitos ouvintes com sua linda melodia cantada pela voz marcante de Yorke. "BackDrifts" é um grande destaque e fico pensando como irá soar ao vivo, me lembrando um pouco "Idioteque" do disco "Kid A". "Go To Sleep" mantém o nível e é a primeira que traz o violão para primeiro plano.
O disco segue com "Where I End And You Begin", "We Suck Young Blood" (que música neurótica…), a eletrônica "The Gloaming", a "música de trabalho" (esse termo é horrível) "There There", a "fúnebre" (acho que foi o adjetivo mais próximo que eu consegui encontrar) "I Will" , "A Punch-Up at a Wedding", a interessantíssima e pesada "Myxamatosis", "Scatterbrain" e a maravilhosa "A Wolf At The Door", que encerra este "Hail To The Thief" de forma brilhante.
O "Radiohead" continua seu caminho, mantendo sua criatividade ainda no topo, não deixando que modas passageiras influenciem sua música e sempre surpreendendo a todos, mesmo os que já esperam algo de diferente vindo deles.
Maravilhoso. Obrigatório.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
Segundo Gene Simmons, Axl Rose, do Guns N' Roses, merecia uma surra
A música do Guns N' Roses da qual Axl Rose se arrepende; "Fui ingênuo"
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney



As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



