Resenha - Ethereal Dreams - Heaven Falls
Por Rafael Carnovale
Postado em 22 de maio de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os cariocas do Heaven Falls deram seu primeiro passo em 1999, com a proposta de um som heavy influenciado pela cena oitentista e por bandas mais recentes como o Blind Guardian. Mas só em 2000 a formação se estabilizou e começaram a despontar no cenário carioca (que ao contrário do que muitos dizem existe e está bem vivo). Em 2002 lançam seu primeiro cd, "The Ethereal Dreams". A princípio pensei estar diante de mais uma banda de Gothic-Metal, já que toda a arte da capa e o fato de terem uma vocalista já apontam para tal (um estereótipo que acabou sendo gerado com o "boom" de bandas como Nightwish, Theatre of Tragedy e Lacuna Coil). Mas como nunca se julga um cd pela capa, a surpresa foi impressionante.

Os caras curtem heavy tradicional. Após uma abertura com "At the Gates", uma boa intro, segue-se um power oitentista furioso em "Castles of Illusion" e uma quase speed em "Suffering Symphony". Podemos notar que a banda é nitidamente influenciada pelo heavy de Iron Maiden e Helloween, e que a vocalista Sabrina Carrión não se encaixa no tipo de cantora lírica, optando por uma postura mais agressiva no vocal, lembrando muito as divas Doro Pesch e Lita Ford.
O cd todo remete ao power/speed oitentista, como na veloz "Dammned Queen" e na mais cadenciada "Inside My Mind" (uma das melhores por sinal). Mas o grupo também dá umas flertadas de leve com o prog-metal, como podemos ouvir principalmente no bom uso de teclados. Faixas como "Temple of Lies" e "Inner Prision" são verdadeiras porradas heavy, agressivas e bem colocadas. Já o lado mais prog fica quase que direto na faixa final "... And the Heaven Falls" que mistura o lado mais elaborado do prog com elementos de metal épico, se saindo muito bem. O uso de um vocal masculino, que também acontece na faixa "Castles of Illusion" dá um excelente resultado.
A banda é competente. Sabrina é uma boa vocalista, que ainda pode evoluir muito mais, principalmente nos tons mais graves, mas dá conta do recado com maestria e o cd é altamente recomendável para quem deseja ouvir uma boa banda heavy nacional. Boa estréia!
Line Up:
Sabrina Carrión – Vocais
Victor Montalvão – Guitarras
Davis Vasconcelos – Guitarras
Daniel "Fera" White – Baixo
Fábio Rogers – Bateria
Lançado em 2002 pela Hellion Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Geezer Butler revela quem é seu baixista favorito: "Eu o mantenho como o meu herói"
A opinião de Luiz Schiavon, do RPM, sobre o ex-patrão Fausto Silva
Quando Erasmo Carlos desdenhou do "poder demoníaco" de Ozzy Osbourne no Rock in Rio

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



