Resenha - Elegy - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gustavo Dias
Enviar Correções  


Banda finlandesa conhecida no underground pela sua fusão entre um death metal sórdido e um doom muito atmosférico, o Amorphis nos presenteia com um disco fascinante, que ampliou todos os horizontes musicais do grupo. "Elegy", lançado em 1996, serve como uma fase de transição entre o aclamado "Tales From The A Thousand Lakes" (1994) e a posterior fase do conjunto, sacramentada com o lançamento de "Tuonela" (1999). O que neste álbum vemos são criações de descomedido bom gosto, com passagens musicais bem cadenciadas, toques místicos orientais e folclóricos finlandeses, além de letras enigmáticas, baseadas diretamente nos poemas, contos e canções do Kantele, livro que, em conjunto de outro (o Kalevala), sintetiza criações dos últimos milênios da arcaica cultura finlandesa.

Amorphis: banda fará shows comemorativos de 30 anos via streaming

Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexual

A musicalidade da banda parece ser algo latente em seus integrantes. Destaca-se a perfeita harmonia com que os diferentes direcionamentos musicais são agregados, sempre soando verossímeis e até belos em dados momentos. Interessante também o contraste proposital entre os vocais limpos e até certo ponto agressivos de Pasi Koskinen (que entrou no grupo neste disco) e os urros de Tomi Koivusaari (embora seus vocais ficaram um pouco baixos na mixagem deste disco - o único gol contra deste álbum).

Ouça as faixas "Better Unborn", "Against Widows", "Weeper On The Shore", "Relief" e a excepcional versão acústica de "My Kantele", fechando o disco com chave de ouro.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Amorphis: banda fará shows comemorativos de 30 anos via streaming

Amorphis: turnê com Nervosa e Entombed A.D. cancelada


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Arte Gráfica: Designer brasileiro cria versões para clássicosArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos


Sexo e Rock and Roll: músicas com conotação sexualSexo e Rock and Roll
Músicas com conotação sexual

Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decenteBateria
Imagine se ele tocasse um equipamento mais decente


Sobre Gustavo Dias

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

adWhipDin adWhipDin