Resenha - Maluco Beleza - Raul Seixas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Rigotto
Enviar correções  |  Ver Acessos


Finalmente, até que enfim, após longos e longos anos de espera saiu à caixa com a obra de Raul Seixas remasterizada. São seis CDs que abrangem o período que Dom Raulzito gravou pela Phillips, sem dúvida a fase mais criativa. Foi também a época da parceria com Paulo Coelho, que resultou em grandes clássicos do Rock'n'Roll tupiniquim. Lembre-se que na época Paulo Coelho ainda não havia sido engolido pelo Monstro Sist e tinha vários milhões de dólares a menos (aliás, todos) e não era este grande chato que veio a se tornar.

Raul Seixas: Irmã Dulce ajudou o artista no começo da carreiraIron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no set

Desde que Raul se foi, em 1989, todos seus discos foram lançados em CD, mas estes discos da Phillips ainda era preferível ouvi-los em vinil, pois a qualidade era lamentável. Após mais de uma década de espera, estão remasterizados com qualidade fenomenal. Lembram quando a família de Jimi Hendrix recuperou na justiça o direito de sua obra e relançou os CDs remasterizados diretos da fita master? Dava vontade de pegar os CDs que a gente tinha antes e joga-los na parede. O mesmo acontece com a caixa de Raulzito. E o melhor, foram acrescidos de faixas bônus de lados B de compactos e versões raras, além de um belíssimo livreto com uma mini-biografia e fotos inéditas, um tratamento que não fica devendo nada aos Box-sets importados.

O CD 'Krig-há Bandolo' é o primeiro álbum solo de Raul, lançado em 1973, considerado um dos melhores discos já feitos no Brasil, com faixas como 'Mosca na Sopa', 'Metamorfose Ambulante', 'Al Capone', 'Rockixe' e a confessional 'Ouro de Tolo'. Como bônus tem 'Caroço de Manga', um dos melhores rockões de Raul lançada na trilha da novela 'Beto Rockfeller', só incluída antes em disco de Raul nos raros "Let me Sing My Rock'n'Roll' e 'Caroço de Manga' (trata-se do mesmo disco com capas diferentes), também é considerada a primeira parceria Seixas/Coelho, embora se sabe que Raul a fez sozinho e colocou o nome de Coelho apenas para incentivá-lo; 'Loteria da Babilônia' aparece aqui com sua verdadeira e longa versão ao vivo, diferente da lançada no álbum 'Gita' e pra encerrar uma realmente muito rara até para os fanáticos, a versão de 'Ouro de Tolo' com 'carrão 73' no lugar de 'corcel 73'.

O CD 'Gita', de 1974, é mais uma obra fenomenal de Raulzito. Vendeu 600 mil cópias impulsionado pelo single da faixa título, contém também 'Super-Heróis', um deboche aos astros da grande mídia da época; 'Medo da Chuva'; 'Trem das Sete'; SOS e o hino 'Sociedade Alternativa'; tem como bônus dois excelentes lados B de compactos já incluídos em algumas coletâneas: 'Um Som para Laio' e 'Não Pare na Pista'.

Em 1975 Raul lança 'Novo Aeon'. Considerado sua obra-prima por mim, por Marceleza e pelo próprio Raulzito, o disco foi um fracasso em vendas comparado com o anterior. Pouco mais de 40 mil cópias foram vendidas. O CD trás pérolas como 'Tente Outra Vez'; o explosivo 'Rock do Diabo'; 'Eu Sou Egoísta'; 'Tu És o MDC da Minha Vida'; ' A Verdade Sobre a Nostalgia'; 'Paranóia'; enfim, só tem clássicos. Como bônus uma versão remixada de 'A Maçã' totalmente dispensável. Fique com a original deste mesmo disco.

Ainda em 1975, é lançado o LP '30 Anos de Rock', com covers de canções do Rock'n'Roll anos 50 como 'Rock Around The Clock'; 'Blue Suede Shoes' e 'Tutti-Frutti'. É na realidade um relançamento de um disco que Raul gravou antes da fama e que nem tinha o seu nome na capa.

Em 1976 mais um grande disco: 'Há Dez Mil Anos Atrás', com canções como 'Eu Também Vou Reclamar'; 'Meu Amigo Pedro'; o baião 'Os Números' e o grande sucesso radiofônico da faixa título. O CD trás de bônus 'Love Is Magick', lado B do compacto da faixa título e 'Maluco Beleza', que apesar de uma das melhores canções de Raul, aqui está totalmente deslocada, pois pertence ao LP 'O Dia em que a Terra Parou' lançado em 1977 já por outra gravadora e que marca o início de uma nova fase na carreira de Raulzito. Tão fora de propósito que deve ter sido incluída apenas para justificar o nome da caixa.

Pra encerrar, o último LP lançado por Raul pela Phillips, 'Raul Rock Seixas', outro com covers dos anos 50 de clássicos de Chuck Berry, Little Richard, Elvis e Gene Vincent.

Mas, como nem tudo é perfeito, inexplicavelmente quatro canções que completariam toda esta fase de Raul ficaram de fora: o genial rock- baião 'Let me Sing, Let me Sing' de 1972; 'Eterno Carnaval' também de 1972, uma marchinha psicodélica ainda no clima do álbum 'Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão Das Dez' que Raul lançou um ano antes com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star; 'Teddy Boy, Rock e Brilhantina', um dos melhores rocks de Raul e a conhecidíssima 'Como Vovó Já Dizia' (quem nunca cantou: "quem não tem colírio usa óculos escuros...?), todas incluídas no disco Caroço de Manga / Let me Sing My Rock'n'Roll já citado anteriormente. Como os CDs têm de 30 a 40 minutos e tempo teria de sobra, não dá pra entender como as deixaram de fora e não lançaram a obra completa de Raulzito pela Phillips. E agora, quando as teremos remasterizadas? Teremos que esperar outra longa década para relançarem a caixa como ela deveria ser? Deve ter sido coisa do Diabo, mas não o do toque, o do exorcista, aquele que parou na pista.

Enfim, corra até a loja e compre esta maravilhosa caixa deste que foi um dos maiores artistas que o rock já teve e delicie-se ao som de Dom Raulzito, agora remasterizado.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Raul Seixas"


Raul Seixas: Irmã Dulce ajudou o artista no começo da carreiraRaul Seixas
Irmã Dulce ajudou o artista no começo da carreira

Canal Musicália: Raul Seixas e a loucura (vídeo)

Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teóricaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

Pra discutir: os 100 melhores discos do rock brasileiroPra discutir
Os 100 melhores discos do rock brasileiro

Raul Seixas: Por trás da letra de Carimbador MalucoRaul Seixas
Por trás da letra de "Carimbador Maluco"


Iron Maiden: a reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setIron Maiden
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no set

Blasfêmias?: Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e DeusBlasfêmias?
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus

Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhaçãoMetallica
Jason Newsted, 14 anos de humilhação

Capas de álbuns: algumas curiosidades e históriasCapas de álbuns
Algumas curiosidades e histórias

Rock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na músicaRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

Alta Fidelidade: Gastão Moreira elege os videoclipes mais marcantes da MTVAlta Fidelidade
Gastão Moreira elege os videoclipes mais marcantes da MTV

Grunge: as 10 bandas mais influentes do estiloGrunge
As 10 bandas mais influentes do estilo


Sobre Maurício Rigotto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336