Resenha - Hittin' the Note - Allman Brothers Band
Por Sérgio Duarte
Postado em 26 de abril de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A lenda voltou!!!
Amigos do Wiplash, é com enorme satisfação que escrevo este review para dizer a todos que uma das maiores bandas de Rock and Roll da história voltou em grande forma! Sem exagero posso dizer que é um dos melhores cds da banda em mais de 20 anos. A obra em questão chama-se Hittin' the Note e conta com a volta de Warren Haynes, sensacional guitarrista que tocou com eles de 1989 a 1996 e saiu para formar o sensacional Power Trio Gov't Mule.
Allman Brothers - Mais Novidades
Pois bem, após 9 anos sem lançar material de estúdio eles estão de volta com Warren Haynes e Derek Trucks (sobrinho do baterista Butch Trucks) de apenas 23 anos nas guitarras, o velho e cada vez melhor Gregg Allman no orgão e nos vocais, Oteil Burbridge no baixo, Butch Trucks e Jaimoe na bateria e Marc Quinhonez na percussão. De cara uma novidade, a saida de Dickey Betts, guitarrista e co-fundador da banda e responsável por clássicos como Blue Sky e Elizabeth Reed. Dickey foi sumariamente despedido da banda por Gregg Allman em 2000 após 32 de serviços prestados em virtude dos problemas com álcool e drogas. A dupla de guitarristas da nova formação é sem dúvida o ponto alto do cd, contrapondo a maestria, agressividade e alma de Warren Haynes com seus licks fortes de Blues e no slide com o toque jazzistico e sofisticado porém com muita energia de Derek Trucks (a perfomance de Derek no slide durante o cd é de arrepiar).
Bom, vamos ao cd propriamente dito. O disco abre com Firing Line, excelente faixa de abertura, um hard rock com belos duelos das guitarras de Warren e Derek e a voz de Gregg Almman em boa fase novamente. A segunda música é High Cost of Low Living que faz lembrar os velhos tempos de Eat a Peach... novamente destaque para Gregg Allman, um rockão de acento Blues com o orgão Hammond B3 em destaque. Logo a seguir vem Desdemona, um dos destaques do disco, um bluesão lento que faz o velho fã se arrepiar com os vocais de Gregg, e os solos de guitarra de Derek com destaque no slide e ainda o belo baixo de Oteil, sem dúvida um grande baixista que não deixa a peteca cair após a saida e posterior morte de Allen Woody. A seguir vem um clássico de Freddie King, Woman Across the River cantada por Warren Haynes numa versão Blues com pitadas de Funk na guitarra de arrepiar. Os solos de Warren e de Derek já fazem valer cada centavo do preço do cd. Além disso ainda tem Old Before My Time com o velho Gregg quase declamando a letra, uma balada que faz lembrar novamente os velhos tempos. Ainda tem tempo pra outro cover sensacional... Heart of Stone dos Rolling Stones... SENSACIONAL... um blues encharcado de alma e coração... as guitarras de Warren e Derek em fogo e o baixo de Oteil novamente em destaque. Who to Believe e Maydell são dois bons rocks que não deixam a peteca cair e Rockin' Horse, aquela mesma do Gov't Mule, tb segura o nível, porém sem o mesmo peso da versão original. Pra finalizar mantendo a tradição de jams instrumentais vem outro destaque do cd, a maravilhosa Ilness, quase 12 minutos de um sensacional mix de Blues, Jazz, Rock... hipnotizante... a cozinha com 2 bateristas (caso raro no mundo do Rock and Roll) dá um show à parte junto com a maravilhosa e sensivel guitarra de Derek... seus solos e levada Jazz alcançam o nível máximo do cd... nos faz lembrar sem exagero de Elizabeth Reed... Fechando o cd a comovente Old Friend, uma bela homenagem a Allen Woody, o antigo baixista dos Allman e do Gov't Mule falecido em 2000, uma balada acústica com grande trabalho de Warren e Derek nos slide.
Corram pra loja mais próxima e comprem mais esta maravilha da lendária banda sulista, uma das maiores instituições do Rock and Roll de todos os tempos... eles voltaram em grande estilo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Plano do Pantera era dar um tempo após "Reinventing the Steel", segundo Rex Brown
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
Cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, baterista do Led Zeppelin
Max Cavalera conta o que ouviu de Pelé quando disse que era da banda Sepultura
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais

Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"



