Resenha - Hittin' the Note - Allman Brothers Band
Por Sérgio Duarte
Postado em 26 de abril de 2003
Nota: 10
A lenda voltou!!!
Amigos do Wiplash, é com enorme satisfação que escrevo este review para dizer a todos que uma das maiores bandas de Rock and Roll da história voltou em grande forma! Sem exagero posso dizer que é um dos melhores cds da banda em mais de 20 anos. A obra em questão chama-se Hittin' the Note e conta com a volta de Warren Haynes, sensacional guitarrista que tocou com eles de 1989 a 1996 e saiu para formar o sensacional Power Trio Gov't Mule.
Allman Brothers - Mais Novidades
Pois bem, após 9 anos sem lançar material de estúdio eles estão de volta com Warren Haynes e Derek Trucks (sobrinho do baterista Butch Trucks) de apenas 23 anos nas guitarras, o velho e cada vez melhor Gregg Allman no orgão e nos vocais, Oteil Burbridge no baixo, Butch Trucks e Jaimoe na bateria e Marc Quinhonez na percussão. De cara uma novidade, a saida de Dickey Betts, guitarrista e co-fundador da banda e responsável por clássicos como Blue Sky e Elizabeth Reed. Dickey foi sumariamente despedido da banda por Gregg Allman em 2000 após 32 de serviços prestados em virtude dos problemas com álcool e drogas. A dupla de guitarristas da nova formação é sem dúvida o ponto alto do cd, contrapondo a maestria, agressividade e alma de Warren Haynes com seus licks fortes de Blues e no slide com o toque jazzistico e sofisticado porém com muita energia de Derek Trucks (a perfomance de Derek no slide durante o cd é de arrepiar).
Bom, vamos ao cd propriamente dito. O disco abre com Firing Line, excelente faixa de abertura, um hard rock com belos duelos das guitarras de Warren e Derek e a voz de Gregg Almman em boa fase novamente. A segunda música é High Cost of Low Living que faz lembrar os velhos tempos de Eat a Peach... novamente destaque para Gregg Allman, um rockão de acento Blues com o orgão Hammond B3 em destaque. Logo a seguir vem Desdemona, um dos destaques do disco, um bluesão lento que faz o velho fã se arrepiar com os vocais de Gregg, e os solos de guitarra de Derek com destaque no slide e ainda o belo baixo de Oteil, sem dúvida um grande baixista que não deixa a peteca cair após a saida e posterior morte de Allen Woody. A seguir vem um clássico de Freddie King, Woman Across the River cantada por Warren Haynes numa versão Blues com pitadas de Funk na guitarra de arrepiar. Os solos de Warren e de Derek já fazem valer cada centavo do preço do cd. Além disso ainda tem Old Before My Time com o velho Gregg quase declamando a letra, uma balada que faz lembrar novamente os velhos tempos. Ainda tem tempo pra outro cover sensacional... Heart of Stone dos Rolling Stones... SENSACIONAL... um blues encharcado de alma e coração... as guitarras de Warren e Derek em fogo e o baixo de Oteil novamente em destaque. Who to Believe e Maydell são dois bons rocks que não deixam a peteca cair e Rockin' Horse, aquela mesma do Gov't Mule, tb segura o nível, porém sem o mesmo peso da versão original. Pra finalizar mantendo a tradição de jams instrumentais vem outro destaque do cd, a maravilhosa Ilness, quase 12 minutos de um sensacional mix de Blues, Jazz, Rock... hipnotizante... a cozinha com 2 bateristas (caso raro no mundo do Rock and Roll) dá um show à parte junto com a maravilhosa e sensivel guitarra de Derek... seus solos e levada Jazz alcançam o nível máximo do cd... nos faz lembrar sem exagero de Elizabeth Reed... Fechando o cd a comovente Old Friend, uma bela homenagem a Allen Woody, o antigo baixista dos Allman e do Gov't Mule falecido em 2000, uma balada acústica com grande trabalho de Warren e Derek nos slide.
Corram pra loja mais próxima e comprem mais esta maravilha da lendária banda sulista, uma das maiores instituições do Rock and Roll de todos os tempos... eles voltaram em grande estilo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps