Resenha - Deep End vol.2 - Gov't Mule

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Segundo volume do projeto realizado por Warren Haynes e diversos baixistas convidados, e que, na prática, se trata de uma espécie de continuação do anterior, mantendo novamente a característica de uma verdadeira "colcha de retalhos", resultante da diferença de estilo dos baixistas convidados.

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaRock: A história dos primórdios aos anos 90

Entretanto, após ler uma entrevista com Warren, constatei que o objetivo é justamente este, ou seja, o de absorver as influências de cada baixista, portanto é natural que tal característica se faça presente, que por um lado se trata de um ponto positivo, pois há pessoas que acham o GOV'T MULE uma banda um tanto quanto "repetitiva".

Senão vejamos: "Trying Not To Fall", que abre o CD, é um verdadeiro "rockão", com Jason Newsted no baixo; em seguida, "Time To Confess" traz um clima mais suave, com direito até a uma levada meio "reggae" (cortesia do baixista George Porter Jr.), mas ainda assim mantém a sonoridade dos trabalhos de estúdio do GM.

Quem se assustou com "Same Price" do primeiro volume deve simplesmente pular as duas próximas, uma na realidade sendo continuação da outra: trata-se de "Greasy Granny's Gopher Gravy" parte 1 e 2, com Les Claypool, que inicia com um vocal "rapper", e depois se torna um som típico dos discos do PRIMUS, com um refrão que já diz tudo: "separe seu corpo de sua mente"...

Em seguida um cover de "What Is Hip?", do TOWER OF POWER, com Rocco Prestia no baixo, que traz um clima dançante, bem Soul Music setentista, mas ainda se parece bastante com algumas coisas do próprio GOV'T MULE, assim como sua sucessora, "World Of Confusion", com Tony Levin no baixo, uma típica baladinha govtemuliana (é, eu sei que já usei esta expressão na outra resenha...).

Depois vêm "Hammer And Nails", na realidade uma releitura de "It Takes More Than A Hammer And Nails" de JESSE WINCHESTER, artista pop-country americano praticamente desconhecido aqui no Brasil (Warren disse numa outra entrevista que esta canção lhe traz muitas lembranças), e que conta com Me'Shell NdegéOcello no baixo.

Segue com "Slow Happy Boys", com Jack Cassidy no baixo e "Sun Dance", instrumental que traz a marca registrada do baixista Chris Squire, principalmente em seus trabalhos solo; aí temos "Lay Of The Sunflower", com Phil Lesh no baixo, que com certeza vai fazer sucesso nas MTV Country da vida...

Quando já temos quase uma hora de som rolando no CD player surge "Catfish Blues", canção tradicional aqui executada de forma parecida com as versões registradas por JIMI HENDRIX em 1967, e que alguns vão achar natural, haja visto contar com Billy Cox no baixo. Acontece que quem acompanhava Hendrix na época era Noel Redding, depois que Billy começou a acompanhar Jimi eles nunca mais tocaram-na!

Para finalizar, "Which Way Do We Run?", outra baladinha govtemuliana com o baixista Dave Schools, e "Babylon Turnpike", instrumental bem jazzística easy-listening, contando com Alphonso Johnson no baixo.

Apesar de algumas faixas destoarem um pouco umas das outras, pode-se dizer que, de modo geral, este segundo volume soa um pouco mais "roqueiro" que o antecessor, e quem gostou do primeiro não vai se decepcionar.

E, tal qual seu antecessor, novamente está disponível também um CD bônus, intitulado "Hidden Treasure Volume 2", que traz um mini documentário com Warren Haynes além das faixas "Drivin' Rain" com James Hetfield no vocal(!) e Les Claypool no baixo, duas outras ao vivo e duas remixagens que deixam a citada "Greasy Granny's..." com cara de música para pistas de dança!

Vale a pena conferir também o recém-lançado documentário "Rising Low", com cerca de noventa minutos de duração, que mostra os bastidores da gravação dos dois volumes do "Deep End", e cuja direção ficou a cargo de Mike Gordon (baixista do PHISH).

Faixas:
Trying Not To Fall
Time To Confess
Greasy Granny's Gopher Gravy (Part 1)
Greasy Granny's Gopher Gravy (Part 2)
What Is Hip?
World Of Confusion
Hammer And Nails
Slow Happy Boys
Sun Dance
Lay Of The Sunflower
Catfish Blues
Which Way Do We Run?
Babylon Turnpike
Total time: 79:44




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Govt Mule"


Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2001Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2001

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1995

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1998Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1998


Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Rock: A história dos primórdios aos anos 90Rock
A história dos primórdios aos anos 90

Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'RJoey Ramone
Em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985Bon Jovi
As fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985

Mamonas Assassinas: músicos já sabiam que iam morrer?Mamonas Assassinas
Músicos já sabiam que iam morrer?

Kiss: a trágica história que inspirou Detroit Rock CityKiss
A trágica história que inspirou "Detroit Rock City"

AC/DC: dez possíveis substitutos de Cliff WilliamsAC/DC
Dez possíveis substitutos de Cliff Williams


Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336