Resenha - Immortal Misanthrope - Misanthrope
Por Thiago Sarkis
Postado em 31 de janeiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse papo de que a França não tem uma boa cena heavy, o qual eu por muitas vezes aceitei e até comentei, começa a sair de moda e se mostrar surreal. Errei e vejo que na verdade o movimento por lá é também forte, todavia tem algumas características únicas, as quais para nós agridem com sua excentricidade, e estranhezas às primeiras audições. Eles procuram algo fora do convencional, apesar de obviamente terem as vertentes do metal bem demarcadas em algumas agrupações.

O Misanthrope é uma prova dessa busca do inusitado. Numa resenha de 1991 sobre "Hater Of Mankind", o debute deles, o crítico se perguntava: "Obituary ou Guns N’ Roses?". E tinha total razão se pensarmos no lançamento referido.
"Immortal Misanthrope", o disco mais recente, é outro resultado original e singular de uma completa zorra, contudo bem organizada por músicos de altíssimo gabarito.
Vocais de death, thrash; guitarras e teclados de melódico e tradicional; sintetizadores incursos no neoclássico; passagens na bateria com similaridades ao que é feito no power metal; baixo soando como NWOBHM às vezes, e por aí vai. Pode parecer idiota, inconcebível, mas é verdade e flui de maneira absurdamente agradável aos ouvidos.
A razão disso está na capacidade que têm de impedir que uma melodia mais pegajosa esmague um riff cavalar tocado no mesmo instante. Também na manutenção da agressividade dos vocais, não se sobrepondo ou invadindo uma ou outra parte neoclássica (Children Of Bodom é uma boa alusão a ser feita sobre a competência dos franceses nesse sentido). Entre outras várias virtudes, as quais nos arrancariam dias de citações.
Fredrik Nordström com certeza teve um trabalho gigantesco para mixar e deixar que as idéias escoassem em boa sonoridade. E se saiu bem, apesar de nitidamente existirem possibilidades de melhora em determinados pontos.
S. A. S de L’Argiliére e seus companheiros realmente merecem aplausos. Mais um ótimo CD que tem o som de uma só banda, o próprio Misanthrope. Com essa ‘personalidade’ marcante e totalmente diferenciada do resto, é difícil encontrar outro conjunto por aí. Talvez só os japoneses do Sigh.
Site Oficial – http://misanthrope.darkriver.net
Formação:
S.A.S de L’Argiliére (Vocais)
Jean-Baptiste Boitel (Guitarras)
Frantz-Xavier Boscher (Guitarras)
Jean-Jacques Moréac (Baixo - Teclados)
Alexis Phélipot (Bateria)
Material cedido por:
Somber Music
Caixa Postal 2089
Osasco / SP – 06114-990
BRASIL
Fax: +55 11 3682-4162
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
O guitarrista em que Jimmy Page e David Gilmour concordaram; "o mais incrível"
Sebastian Bach "surpreende" ao afirmar com quem gostaria de dividir o palco


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



