Resenha - Immortal Misanthrope - Misanthrope
Por Thiago Sarkis
Postado em 31 de janeiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse papo de que a França não tem uma boa cena heavy, o qual eu por muitas vezes aceitei e até comentei, começa a sair de moda e se mostrar surreal. Errei e vejo que na verdade o movimento por lá é também forte, todavia tem algumas características únicas, as quais para nós agridem com sua excentricidade, e estranhezas às primeiras audições. Eles procuram algo fora do convencional, apesar de obviamente terem as vertentes do metal bem demarcadas em algumas agrupações.

O Misanthrope é uma prova dessa busca do inusitado. Numa resenha de 1991 sobre "Hater Of Mankind", o debute deles, o crítico se perguntava: "Obituary ou Guns N’ Roses?". E tinha total razão se pensarmos no lançamento referido.
"Immortal Misanthrope", o disco mais recente, é outro resultado original e singular de uma completa zorra, contudo bem organizada por músicos de altíssimo gabarito.
Vocais de death, thrash; guitarras e teclados de melódico e tradicional; sintetizadores incursos no neoclássico; passagens na bateria com similaridades ao que é feito no power metal; baixo soando como NWOBHM às vezes, e por aí vai. Pode parecer idiota, inconcebível, mas é verdade e flui de maneira absurdamente agradável aos ouvidos.
A razão disso está na capacidade que têm de impedir que uma melodia mais pegajosa esmague um riff cavalar tocado no mesmo instante. Também na manutenção da agressividade dos vocais, não se sobrepondo ou invadindo uma ou outra parte neoclássica (Children Of Bodom é uma boa alusão a ser feita sobre a competência dos franceses nesse sentido). Entre outras várias virtudes, as quais nos arrancariam dias de citações.
Fredrik Nordström com certeza teve um trabalho gigantesco para mixar e deixar que as idéias escoassem em boa sonoridade. E se saiu bem, apesar de nitidamente existirem possibilidades de melhora em determinados pontos.
S. A. S de L’Argiliére e seus companheiros realmente merecem aplausos. Mais um ótimo CD que tem o som de uma só banda, o próprio Misanthrope. Com essa ‘personalidade’ marcante e totalmente diferenciada do resto, é difícil encontrar outro conjunto por aí. Talvez só os japoneses do Sigh.
Site Oficial – http://misanthrope.darkriver.net
Formação:
S.A.S de L’Argiliére (Vocais)
Jean-Baptiste Boitel (Guitarras)
Frantz-Xavier Boscher (Guitarras)
Jean-Jacques Moréac (Baixo - Teclados)
Alexis Phélipot (Bateria)
Material cedido por:
Somber Music
Caixa Postal 2089
Osasco / SP – 06114-990
BRASIL
Fax: +55 11 3682-4162
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
A música do Rush que a própria banda considerava "uma das piores"
Por que Rob Trujillo foi escolhido para ser baixista do Metallica, segundo James Hetfield
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



