Resenha - Lead Guitar - Johan Randén
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A música é indubitavelmente um dos meios mais eficientes e potentes na captação e expressão de sentimentos, emoções diversas. Grandes pensadores e filósofos falaram sobre ela, dentre eles, Platão, que a definiu como "o remédio da alma". Nenhuma outra afirmação caberia melhor depois de ouvir "Lead Guitar" de Johan Randén, e me curar do mal terrível de enxergar o mundo juvenil pela viseira burra de Hanson, Britney Spears & cia.

Foram necessárias muitas audições até chegar a um bom grau de abstração e análise crítica, para que não surgisse um texto com a pasmaceira e cara de tacho de alguém que ouviu quase quarenta minutos de instrumental fantástico tocado por um menino de apenas treze (13 - T-R-E-Z-E) anos.
Quando recebi o disco e li comentários sobre o jovem, imaginava um pretensioso virtuose, mesmo com tantos elogios. Ouvindo-o percebi o quanto estava enganado.
O "feeling" do moleque daria arrepios em Jimmy Page. Seu trabalho na semi-acústica "Nylon Revolution" geraria, com certeza, agradáveis e surpreendentes escutas a Al Di Meola e / ou Paco de Lucía. A pegada rocker, bem curtida, com temas candidatos à trilha sonora de esportes radicais, levaria Joe Satriani e Steve Morse à loucura, por tamanhas e precoces categoria, vibração e técnica. Por fim, bastante do maravilhoso e insano "espírito de porco" zappiano está presente, contando com o apoio do mestre Mattias IA Eklundh, que produziu, escreveu e tocou em todo o álbum.
Por enquanto – e já é muito, algo realmente fantástico -, podemos falar de um garoto prodígio, fenômeno do século XXI, capaz de horrorizar e deixar boquiaberta uma platéia inteira com a perfeição de seu toque e interpretação de, por exemplo, "The Black Page" de Frank Zappa. No futuro, e caso ele siga este caminho, já que temos de considerar as várias escolhas que ainda terá pela frente, poderemos constatar um gênio, assim como, entre outros, Shawn Lane, que aos quatorze anos excursionava com o Black Oak Arkansas.
Line-Up:
Johan Randén (Guitarras)
Mattias IA Eklundh (Bateria – Baixo – Guitarra base – Programação – Teclados – Percussão – Bandolim – Banjo)
Onde comprar:
Guitar 9 Records - http://www.guitar9.com/leadguitar.html
Material cedido por:
Thunderstruck Productions © 2002
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Rush confirma temporada de shows no The Sphere, em Las Vegas
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
O objeto de John Lennon que Rob Halford levou para casa e nunca devolveu
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
A cantora que anunciou que substituiria Robert Plant no Led Zeppelin e enganou os fãs
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A música escrita por ícone do metal brasileiro que se tornou grande hit do rock nacional
O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



