Resenha - Dragonslayer - Dream Evil
Por Fábio Faria
Postado em 02 de maio de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de produzir álbuns para bandas como Hammerfall, In Flames, Dimmu Borgir, Spiritual Beggars, entre outros, o renomado produtor Fredrik Nordström decidiu que era hora de lançar material próprio, achando no guitarrista Gus G o parceiro ideal para botar em pratica o seu desejo. Foram recrutados então o baterista Snowy Shaw (ex-King Diamond, Mercyful Fate, Memento Mori e Notre Dame), o vocalista Niklas Isfeldt - backing vocals nos dois primeiros discos do Hammerfall - e o baixista Peter Stalfors. Nascia assim na Suécia, em 1999, o Dream Evil.

O som do grupo é basicamente Power/Heavy Metal Melódico, mas algumas das canções podem ser consideradas Hard Rock. Tudo bem, a primeira vista pode até parecer que o Dream Evil é mais umas das tantas bandinhas que tocam Metal Melódico por aí, entretanto, eles o fazem com muita competência. O debut "Dragonslayer" é daqueles Cds que ficam por um bom tempo no aparelho de CD. O título pode desestimular alguns - "Dragão de novo!!!" - porém quando feito por músicos talentosos, que conseguem transmitir energia e empolgação em suas composições, o tema funciona.
A começar pela voz de Niklas Isfeldt que fica perfeita tanto na faceta mais Hard Rock – "Hail To the King" e "H.M.J." -, quanto na mais pesada do Dream Evil – "In Flames You Burn", "7th Day" e "Save Us" -, fazendo com que as canções agradem o ouvinte logo na primeira vez. Apontar uma delas como destaque é tarefa difícil, já que em "DragonSlayer" todas estão praticamente no mesmo patamar. Niklas, sem exagerar nos agudos, prova que tem personalidade e esbanja talento em melodias vocais cativantes. A cozinha é coesa e os guitarristas mostram sintonia total despejando riffs poderosos e solos magníficos (vide "The Prophecy"). Tudo isso muito bem ressaltado pela excelente produção de Fredrik.
Vale citar a participação da seção de cordas da Filarmônica de Gotemburgo (a mesma que participou do disco "Puritanical Euphoric Misanthropia", do Dimmu Borgir), que dá o ar da graça nas canções "The Chose Ones", "Outro" e "Losing You", este última uma ótima balada. Se conseguir manter o nível no próximo disco, o Dream Evil tem tudo para se destacar dentro do cenário europeu.
Track List
01.Chasing the Dragon
02. In Flames You Burn
03. Save Us
04. Kingdom of the Damned
05. The Prophecy
06. Chosen Ones
07. Losing You
08. 7th Day
09. Heavy Metal in the Night
10. H.M.J.
11. Hail to the King
12. Outro
Fredrik Nordström - guitarras e teclado
Gus G. - guitarras
Niklas Isfeldt - vocal
Peter Stalfors - baixo
Snowy Shaw - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A música do Kreator que homenageia a comunidade do metal
Iron Maiden: Steve Harris não foi o primeiro baixista?
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música



Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



