Resenha - Rock In Rio - Iron Maiden
Por Rafael Carnovale
Postado em 02 de abril de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que dizer? Um grande show... uma grande noite. O Iron com sua formação mais competente, acrescido do guitarrista Janick Gers, num show histórico no Rock in Rio em 2001, assistido por 150.000 pessoas, aonde tocaram vários clássicos e várias músicas do novo cd (na época), o bom "Brave New World". Eis que mais de um ano depois esse show sai em cd. E em lançamento simultâneo, com a presença de 2 integrantes da banda (Adrian Smith e Janick Gers) numa festa realizada no Hard Rock Café do Rio de Janeiro. Esse CD demorou para sair. Vários foram os motivos. Problemas com produção, atraso na prensagem,... mas eis que finalmente temos em mão o produto da volta de Bruce e Adrian ao Iron Maiden.

Quem foi ao show se recorda. O som estava excelente, o melhor da noite. Os efeitos foram bons, mas inferiores à outros shows da mesma turnê, principalmente na parte de pirotécnicos. Mas o que importa neste caso é o som, e este estava perfeito. A 1:15 começava a intro, que como em várias tours do Iron mistura música clássica e temas de terror, seguida da nova Wicker Man, que levanta a galera logo de entrada. A notar: a parede de guitarras se faz bem presente, o vocal de Bruce, embora não seja o mesmo de anos atrás, dá conta do recado perfeitamente, e o CD não parece ter "overdubs".
Depois desta, segue uma música nova, "Ghost of the Navigator", com a galera cantando tudo. Aliais, vai virar hábito gravar cd’s ao vivo no Brasil, pois a participação do público é a mais intensa que se pode notar, e o cd mostra isso claramente. O novo álbum ainda traria "Brave New World" (cantada em uníssono pela galera), "Blood Brothers" (com o discurso de Bruce citando Britney Spears sendo "delicadamente" retirado do cd) , "Mercenary", "Dream of Mirrors". Excesso de músicas de BNW? Pode ser. Mas ambas são boas e ajudaram a manter o nível do show, embora uma "Wasted Years", uma "Prowler", ou um outro clássico faria deste um show antológico ao extremo.
Por falar em clássicos eles comparecem em bom número: "Wrathchild" (anunciada por Bruce como uma de nosso período "jurássico") , "2 Minutes to Midnight", "The Trooper", "The Number of The Beast" (uma das mais emocionantes), "Hallowed be Thy Name" (outro grande momento, com a galera acompanhando tudo), "Sanctuary" e a surpresa do final que fez muita gente voltar correndo da saída do show: "Run to the Hills". O grande destaque fica para "Sign of The Cross", que com Bruce ganhou um novo pique, sua vocalização (sem desrespeitar Blaze Bailey) ficou perfeita. Além de "The Clansman", que Bruce interpreta com perfeição.
O CD está bem produzido, com som claro e a participação do público bem evidente, característica dos cd’s ao vivo do Iron. A parede de 3 guitarras se faz notar em vários momentos, como em "The Trooper", "Wicker Man". A bateria de Nicko está bem nítida, assim como o baixo galopante de Steve Harris. Cada cd ainda vem com 2 faixas multimídias bem interessantes, valendo a pena. A capa já havia sido mostrada anteriormente, mas existe a opção da aquisição do CD em uma capa 3D, que ficou muito bem feita. Bruce parecia inspirado em seus discursos. Uma encenação para ficar bem ao vivo ou apenas um momento de poder do heavy metal? Só os fãs sabem.
Pessoas irão gostar, pois foi um ótimo show e uma excelente recordação, pessoas irão criticar, pois faltaram músicas antigas e o Iron não tem o mesmo pique de anos atrás. Mas esse CD mostra que a Donzela continua ativa e capaz de mostrar como se faz heavy metal. Agora é esperar o DVD, que deve sair entre julho e agosto.
Outras resenhas de Rock In Rio - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
Ciência explica porque guitarristas de Metal fazem caretas durante solos matadores
A reação de Ozzy Osbourne quando Robert Trujillo avisou que estava indo para o Metallica

Blaze Bayley entendeu que o ataque cardíaco foi uma espécie de aviso do universo
Blaze Bayley acha que existem fãs do Iron Maiden que ainda o odeiam
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
O dia que Blaze Bayley achou que sua voz parecia com a de Ronnie James Dio (e se enganou)
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre
Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



