Resenha - Rock In Rio - Iron Maiden
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de fevereiro de 2005
Chega-se a um ponto onde é impossível separar a paixão da razão. Explico: a maior e mais influente banda da história do heavy metal volta com a sua formação clássica, resolve que vai ter três guitarristas, lança um ótimo disco de estúdio, roda o mundo e fecha com chave de ouro a tour no maior festival do planeta.
"Rock In Rio" retrata com fidelidade o show realizado dia 19 de janeiro de 2001 na capital carioca. Apesar das já amplamente discutidas colagens promovidas por Steve Harris, o resultado final é simplesmente matador. O disco é fantástico. A sonoridade está demais, com as guitarras bem na cara e a bateria de Nicko McBrain em destaque.
Ouvindo o CD, vemos que Bruce Dickinson deu muito mais vida as músicas da era Blaze ("Clansman" e "Sign Of The Cross", essa última uma das melhores do show), além de renovar e dar ainda mais fôlego e empolgação a clássicos indiscutíveis como "Hallowed Be Thy Name", "Run To The Hills", "Fear Of The Dark" e "Evil That Men Do". As novas canções, como "Wicker Man", "Ghost Of The Navigator", "Blood Brothers" (espetacular!) e "Dream Of Mirrors" também não fazem feio, podendo desde já figurarem na vasta coleção de clássicos da banda.
Analisando o set list, sente-se que certas músicas estão meio esgotadas e merecem um descanso, e isso fica claríssimo em "Two Minutes To Midnight" e "Sanctuary", além de que algumas músicas novas não funcionarem muito bem ao vivo, como "The Mercenary" com seu refrão extremamente repetitivo. Para a próxima tour eles poderiam excluir essas músicas e incluir algo como "Aces High", "Powerslave" e "Phantom Of The Opera".
Sem dúvida alguma, o melhor ao vivo do Iron Maiden desde o inigualável "Live After Death". Longa vida à donzela de ferro!
Outras resenhas de Rock In Rio - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"



As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



